Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! Tenho algumas portas em casa que não fecham na totalidade ou fecham com dificuldade que pretendia reparar. Segundo a ficha técnica, tratam-se se portas com "estrutura interior alveolada com favo, engradada a madeira de pinho, encabeçada e folheada nas faces a madeira de faia." e com "espessura de 35mm.". Em anexo deixo algumas fotos do exterior das mesmas.









    Pretendia saber qual a melhor forma de as reparar, que ferramentas usar e quais os cuidados a ter para não estragar a folha. Obrigado desde já por qualquer ajuda!
  2.  # 2

    Tem de analisar porque não fecha??
    Inchou?
    Dobradiça descaiu?
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    @RicardoPorto penso que tenham inchado ligeiramente, dado que as dobradiças parecem estar ok
  4.  # 4

    Mas está a roçar em algum lado? Qual razão que as impede de ter um bom funcionamento?
  5.  # 5

    Num dos casos raspa no canto superior direito, noutro parece ter inchado em largura e fecha mas com maior dificuldade, sendo necessário aplicar um pouco mais de força que o normal
  6.  # 6

    Na parte superior é passar a plaina.
  7.  # 7

    E posso, ou seja, o revestimento terá grossura suficiente e não estrago a folha lateral?
    E no outro caso, o que me aconselham?
  8.  # 8

    Plaina na que raspa e na que custa a fechar, tenta mover a chapa testa que está na aduela um pouco maus para fora.

    De quslquer forma, se as portas são recentes não foram bem instaladas
  9.  # 9

    Miguel, as portas já tem cerca de 10 anos.. talvez o material não seja o melhor.
    Mas então posso raspar com uma plaina a parte superior sem medo de lascar a folha?
    Sugere-me também mover a chapa da fechadura que está na aduela na direcção da porta? Não sei se percebi bem porque isto parece restringir ainda mais o espaço para a porta entrar...
  10.  # 10

    Experimente colocar uma anilha em cada dobradiça. Se resultar, não precisa de desbastar a porta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrw178
  11.  # 11

    @Riscador a porta está a raspar em cima.. se colocar uma anilha vai subir mais ainda, não?
  12.  # 12

    Na imagem 3, qual é o aro e qual é a porta (esquerda ou direita).
  13.  # 13

    @Riscador a porta está à direita na imagem 3
  14.  # 14

    Ok, sendo assim tem razão. Sendo assim, é melhor desencaixar a porta e desbastar um pouco.
  15.  # 15

    Sem estar a ver só posso especular. Mas tente ver o que causa atrito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrw178
  16.  # 16

    O que causa atrito eu sei (numa delas é na parte superior e noutra é a lateral), a minha dúvida é como resolver.. posso raspar? não vou estragar a folha? Se a porta fosse toda em madeira parecia-me mas fácil pois raspava, passava um pouco de verniz e o problema devia estar resolvido mas esta porta é oca por dentro e tem uma folha por fora que tenho receio de lascar... faz sentido?
  17.  # 17

    Andrw, nem pense em passar a plaina nos topos pois vai lascar de certeza.
    Na porta que pega em cima tem de desbastar mas é com lixa, movimento enviezado de fora (folheado) para dentro. Mas antes de fazer isso verifique se a porta tem folga para descer a diferença que tem a mais em cima.
    1 - Retire as anilhas das dobradiças e a porta deve descer cerca de 3 mm. Se resolver assim e não ficar a pegar em baixo, tem o problema resolvido e só terá de desbastar um pouco a chapa de batente da fechadura.
    2 - Se porventura ficar a pegar em baixo, experimente desbastar uma só anilha (que deve ter cerca de 3mm) de forma a que fique apenas com 2 ou 1mm, até conseguir obter a espessura correta e ir subindo assim a porta. Depois é só igualar as outras.
    Se não conseguir resolver por essa via só mesmo desbatando o topo, mas não meta plaina!, lixe.

    Na porta que pega na lateral, aí pode passar a plaina, mas esteja atento ao correr do folheado para não esfarrapar. Se a porta não pega e só custa a fechar por ter a chapa batente desajustada é só ajustar ligeiramente a chapa ou desbastar os orifícios com um limatão.

    Se não se sente à vontade para mexer em portas de folheado, tente tudo o resto primeiro, porque depois de dar cabo daquilo, chapéu:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrw178
  18.  # 18

    Veja bem se não partiu nenhuma dobradiça pois já me aconteceu igual e era a dobradiça partida que mal se via a fissura e a porta descaía ao fechar

    Reaperte os a parafusos também
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrw178
  19.  # 19

    Porque não pode passar a plaina??
  20.  # 20

    Porque da cabo do verniz da folha e pode ficar numa zona que se veja
 
0.0230 seg. NEW