Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 7 maio 2020

     # 41

    Colocado por: VP17

    O recuperador proposto no projecto é o ADF Calida 70 v2 com 22kw de potencia. Sobre isso já falei com o engenheiro se poderia colocar um recuperador maior por esteticamente ficar melhor numa espaço tão grande e ele disse que não haveria problema se o rendimento for superior a 75%. Mas como não sabia não perguntei se esses diâmetros seriam suficientes se passarmos para o ADF Calida 100 com 26.2 kw potencia
    isto um conselho, para dissipar duvidas e ja viu que opiniões ha muitas e para tambem nao chegar à beira do seu instalador e dizer, é pah disseram-me na net k o melhor é 28mm 35mm ou ate 22mm escolhemos um e esta bom, faça antes o seguinte ja que sabe o modelo k vai instalar, liga para a ADF pro departamento tecnico e questiona, olhe eu sou fulano tal vou instalar un ADF 25kw ou 22kw o k seja e estava aqui na duvida sobre o diâmetro da tubagem hidráulica que sai do recuperador, o que vocês aconselham? É só o custo e o tempo de uma chamada e ja fica salvaguardado
    • VP17
    • 7 maio 2020 editado

     # 42

    Fiz exactamente isso agora há pouco depois de aqui estar...o que me disseram era que em termos de tubagem seria a mesma coisa tanto para o cálida 70 como 100. Influencia é o número de elementos. O de 18 poderia dar mas deixar o de 22. Tanto pode ficar no tecto como no chão sendo que no tecto caso exista alguma fuga o arranjo é mais fácil. O modelo do projecto está bem dimensionado, sendo o modelo intermédio calida 80 o mais equilibrado. O cálida 100 faz a mesma função, pode gastar mais 1/2 cavacas no início mas depois gasta o mesmo, sendo que para o número de elementos que disponho terá tendência a trabalhar mais em "rolantim" e poderá sujar mais o vidro por isso (já tinha lido isso aqui relativamente a um modelo similar, Acqua)
    • SrR
    • 7 maio 2020

     # 43

    Porreiro, assunto resolvido
  1.  # 44

    Colocado por: VP17Qual a "vantagem" de aumentar o diâmetro do cobre entre o recuperador e casa das máquinas? Aquece mais a àgua, mais depressa ou outra?

    Não se trata de vantagens nem desvantagens. Conforme descrevi... Trata.se de adaptar apenas tubagens à necessidade. Pois o que foi aqui escrito por si, foi valores médios, de áreas ou elementos radiador, e não são com valores assim por alto que alguém lhe vai dizer se tubagem é de 22mm, 28mm ou 35mm.
    É diferente do sistema solar, no sistema solar, sabemos que são dois coletores, sabemos que pode ser colocado tubo 15mm, porque depois ainda temos uma margem para regular caudal ideal...
    Mas veja bem o que faz com todas tubagens de aquecimento, há muitos mais pormenores a ter em conta, para as coisas trabalharem bem... O técnico que lhe vai fazer isso não sabe ? Ou quem vai fazer ?
  2.  # 45

    Colocado por: VP17Fiz exactamente isso agora há pouco depois de aqui estar...o que me disseram era que em termos de tubagem seria a mesma coisa tanto para o cálida 70 como 100. Influencia é o número de elementos. O de 18 poderia dar mas deixar o de 22. Tanto pode ficar no tecto como no chão sendo que no tecto caso exista alguma fuga o arranjo é mais fácil. O modelo do projecto está bem dimensionado, sendo o modelo intermédio calida 80 o mais equilibrado. O cálida 100 faz a mesma função, pode gastar mais 1/2 cavacas no início mas depois gasta o mesmo, sendo que para o número de elementos que disponho terá tendência a trabalhar mais em "rolantim" e poderá sujar mais o vidro por isso (já tinha lido isso aqui relativamente a um modelo similar, Acqua)


    Sério ??!!
    18 ou 22mm, para aquecer os elementos radiador e toalheiros que disse que casa ía levar ??!!
    Sem contar o termo acumulador, que poderá ainda sair dessa tubagem...!
    Sabe uma coisa que lhe digo gaste a mais 500 ou 1000, mas coloque alguém que saiba trabalhar aí e que se responsabilize, por toda instalação e funcionamento, pois pode.lhe vir a custar muito caro
  3.  # 46

    Colocado por: SrRPorreiro, assunto resolvido

    Credo!! Vê.se cada uma !!
  4.  # 47

    Colocado por: nasys007

    Sério ??!!
    18 ou 22mm, para aquecer os elementos radiador e toalheiros que disse que casa ía levar ??!!
    Sem contar o termo acumulador, que poderá ainda sair dessa tubagem...!
    Sabe uma coisa que lhe digo gaste a mais 500 ou 1000, mas coloque alguém que saiba trabalhar aí e que se responsabilize, por toda instalação e funcionamento, pois pode.lhe vir a custar muito caro


    Não, apenas para o acumulador. Dois tubos 22.
    Para o aquecimento saiem directos do recuperador, mas não sei qual a tubagem proposta (isso não vem no projecto)
    • SrR
    • 7 maio 2020

     # 48

    Colocado por: nasys007
    Credo!! Vê.se cada uma !!
    eu falei 28mm. Se o frabricante fala noutro diâmetro nao sou eu que vou contrapor
    Concordam com este comentário: nasys007, jorgealves
  5.  # 49

    Colocado por: SrReu falei 28mm. Se o frabricante fala noutro diâmetro nao sou eu que vou contrapor
    Concordam com este comentário:nasys007


    Esta a falar para o acumulador certo? Para o aquecimento, radiadores, recomenda que diâmetro?
  6.  # 50

    Pessoas haviam de se convencer, que trabalhar com empresas credíveis e que apresentem logo solução técnica para tudo, que tenha a ver com climatização e aquecimento águas sanitárias é o melhor.
    Pois pode pode vezes aparecer algum valor diferente, mas justificado.
    Muito importante, muito chato e dispendioso é quando aparecem problemas em tipos de obras que todos deram uma ideia, pois nessa altura responsabilidade empurram.na de uns para outros.
  7.  # 51

    Colocado por: VP17

    Esta a falar para o acumulador certo? Para o aquecimento, radiadores, recomenda que diâmetro?

    Já lhe respondi anteriormente...
    Se não sei ao certo quantos elementos são!
    Se vai ser um circuito por piso ou apenas um...!
    O que vai passar por casa máquinas !
    Como quer que lhe diga ?
  8.  # 52

    Para mim, leva.vá tubagem principal do recuperador a casa máquinas e de lá é que deriva.va, para: 2 pisos e termoacumulador
    Concordam com este comentário: SrR
  9.  # 53

    Pode.me responder a esta questão que coloquei anteriormente !
    Mas veja bem o que faz com todas tubagens de aquecimento, há muitos mais pormenores a ter em conta, para as coisas trabalharem bem... O técnico que lhe vai fazer isso não sabe ? Ou quem vai fazer ?
  10.  # 54

    Colocado por: nasys007Pode.me responder a esta questão que coloquei anteriormente !
    Mas veja bem o que faz com todas tubagens de aquecimento, há muitos mais pormenores a ter em conta, para as coisas trabalharem bem... O técnico que lhe vai fazer isso não sabe ? Ou quem vai fazer ?


    Penso que sabe...Tenho de perguntar como vai fazer o circuito, mas fiquei com ideia que para os radiadores saía directo do recuperador. Como já lá tem um tubo de cobre a ir da caixa das águas (para levar água fria), deve ser isso
  11.  # 55

    estas coisas são mesmo a tuga. projecto com 22 o canalizador diz que faz sempre assim e que corre bem. assim que tudo estiver pronto o user vai chegar fogo ao recuperador e dizer que aquilo não vale nada bla bla...

    vou dar a minha opinião baseada nos conhecimentos que fui adquirindo após muita leitura recente.

    Do recuperador a casa das maquinas e tal como já foi referido pelo SrR e pelo nasys no mínimo 22 mas se for 28 não perde nada.. quer dizer vai perder uns euros de diferença, mas pelo menos fica a superar o que a marca lhe pede neste momento. se daqui a uns anos o recuperar vai a vida e mete um superior se estes lhe pedem tubagens de 28 e voce só tem 22 ou menos, vai "chorar" porque já podia estar feito..

    para a parte do aquecimento e painel já não vou opinar porque não estou a tão a vontade devido as inúmeras variantes.

    gostava era de ver umas fotos dessa instalação. (sou tãoooo curioso)
  12.  # 56

    Tal como já disse, devia a tubagem ir do recuperador para casa máquinas e de lá sair para tudo. Teria assim ainda mais a vantagem de poder ter parte dos equipamentos hidráulicos na casa máquinas, facilitando e muito acesso, para verificações, testes e manutenção
  13.  # 57

    Colocado por: nasys007Tal como já disse, devia a tubagem ir do recuperador para casa máquinas e de lá sair para tudo. Teria assim ainda mais a vantagem de poder ter parte dos equipamentos hidráulicos na casa máquinas, facilitando e muito acesso, para verificações, testes e manutenção


    Assim está a ser executado (2 tubos 28 a ir do recuperador até casa das máquinas. Era melhor pelo chão ou no desvão do tecto falso?
  14.  # 58

    Outra dúvida: Estão a passar tubo de 15 para os radiadores. Isso chega? parece tão pequeno
    • SrR
    • 22 maio 2020

     # 59

    15 para cada radiador chega o ramal principal é que tem de ser maior
  15.  # 60

    Colocado por: SrR15 para cada radiador chega o ramal principal é que tem de ser maior


    O que vai da casa das máquinas ao 1° andar é 20, depois é tudo a 15. No rc é tudo a 15
 
0.0249 seg. NEW