Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Recentemente substituiram o contador da minha casa por um digital.
    Sinceramente do ponto de vista do consumidor acho que é um grande retrocesso.
    A leitura dos consumos tornou-se muito mais difícil pois o mostrador digital não é retroiluminado e muitas vezes os contadores acabam por estar em zonas escuras em que não é assim tão facil ver os algarismos. além do mais em vez de mostrar os consumos de vazio, ponta e cheira ao mesmo tempo temos de estar à espera que o mostrador mostre os vários parâmetros um de cada vez e ainda alterna com a data e com as horas. Sinceramente acho que especialmente para pessoas mais velhas e com mais dificuldades de visão vai tornar-se praticamente impossível fazer as leituras dos consumos. Se andam a alterar os contadores acho que faria muito mais sentido colocar contadores que permitissem a sua leitura à distância via internet em vez de trocarem para contadores que tornam a tarefa de os ler numa tarefa que demora facilmente 5-10 minutos quando dantes se fazia em 5-10 segundos
    Qual é a vossa opinião sobre esta alteração para os contadores digitais?

    Deixo em baixo a explicação que a EDP comercial me deu por telefone sobre como fazer a leitura do contador digital.

    o ecrã do contador vai alternando entre vários parâmetros pela seguinte ordem:
    #1 data no formato >>> [aaaammdd]
    #2 hora no formato >>>> [hhmm]
    #3 codigo que não interessa > [COD 2-3 algarismos]
    #4 Vazio >>>>>>>>>>>>>>>> [V ######]
    #5 Ponta >>>>>>>>>>>>>>>> [P ######]
    #6 Cheia >>>>>>>>>>>>>>>> [C ######]
    coloquei entre os [ ] o que será suposto ver no ecrã. os ### são os algarismos das leituras que devemos fazer do contador.


    Pelo que me explicou nos bihorarios e trihorarios:
    Vazio é o periodo mais barato
    Ponta é o periodo mais caro
    Cheias é a soma de todos os periodos.

    Mesmo no tarifario simples temos de ler todos os parâmetros para comunicar a leitura.

    Espero ter ajudado com estas informações.
  2.  # 2

    Colocado por: mln2c

    Se andam a alterar os contadores acho que faria muito mais sentido colocar contadores que permitissem a sua leitura à distância via internet em vez de trocarem para contadores que tornam a tarefa de os ler numa tarefa que demora facilmente 5-10 minutos quando dantes se fazia em 5-10 segundos
    Qual é a vossa opinião sobre esta alteração para os contadores digitais?



    É precisamente para implementar a comunicação remota das leituras , que os contadores antigos estão a ser substituídos por esses contadores inteligentes.
    Aguarde pela conclusão da preparação rede da zona
  3.  # 3

    Vazio é o período mais barato - correto
    Ponta é o período mais caro - correto
    Cheio é o periodo com o valor intermédio
    Depois aparece o valor total.
    Isto para quem opte pela tarifa tri-horária.
    Se optar pela tarifa única paga um único valor pelo consumo total.
  4.  # 4

    Realmente aquilo não ser retro-iluminado irrita um bocado, eu por acaso tiro fotos pra depois dar as leituras e a luz do patamar do prédio é automática, então enquanto tou a espera que aquilo mude a luz apaga-se e eu tenho que dançar hahahaha é sempre uma aventura
  5.  # 5

    Colocado por: mln2cBoa tarde,
    Recentemente substituiram o contador da minha casa por um digital.
    Sinceramente do ponto de vista do consumidor acho que é um grande retrocesso.
    A leitura dos consumos tornou-se muito mais difícil pois o mostrador digital não é retroiluminado e muitas vezes os contadores acabam por estar em zonas escuras em que não é assim tão facil ver os algarismos. além do mais em vez de mostrar os consumos de vazio, ponta e cheira ao mesmo tempo temos de estar à espera que o mostrador mostre os vários parâmetros um de cada vez e ainda alterna com a data e com as horas. Sinceramente acho que especialmente para pessoas mais velhas e com mais dificuldades de visão vai tornar-se praticamente impossível fazer as leituras dos consumos. Se andam a alterar os contadores acho que faria muito mais sentido colocar contadores que permitissem a sua leitura à distância via internet em vez de trocarem para contadores que tornam a tarefa de os ler numa tarefa que demora facilmente 5-10 minutos quando dantes se fazia em 5-10 segundos
    Qual é a vossa opinião sobre esta alteração para os contadores digitais?

    Deixo em baixo a explicação que a EDP comercial me deu por telefone sobre como fazer a leitura do contador digital.

    o ecrã do contador vai alternando entre vários parâmetros pela seguinte ordem:
    #1 data no formato >>> [aaaammdd]
    #2 hora no formato >>>> [hhmm]
    #3 codigo que não interessa > [COD 2-3 algarismos]
    #4 Vazio >>>>>>>>>>>>>>>> [V ######]
    #5 Ponta >>>>>>>>>>>>>>>> [P ######]
    #6 Cheia >>>>>>>>>>>>>>>> [C ######]
    coloquei entre os [ ] o que será suposto ver no ecrã. os ### são os algarismos das leituras que devemos fazer do contador.


    Pelo que me explicou nos bihorarios e trihorarios:
    Vazio é o periodo mais barato
    Ponta é o periodo mais caro
    Cheias é a soma de todos os periodos.

    Mesmo no tarifario simples temos de ler todos os parâmetros para comunicar a leitura.

    Espero ter ajudado com estas informações.


    Eu desisti, venham as estimativas que não me chateio com isso.

    Estive 10min a olhar para ele e acho que me cresceram umas orelhas de burro.
  6.  # 6

    ainda agora vim de dar a minha, e já é o segundo contador digital e o metodo e o mesmo e nao o que foi referido acima

    primeiro era um landys+gyr e agora e um ziv

    ambos fazem a as leitura nos parâmetros 1.8.1 - 1.8.2 e 1.8.3

    em todo o caso aqui ficam umas dicas da edp https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/leituras/sobre-leituras/como-posso-retirar-leituras-do-meu-contador/faq-3710
 
0.0133 seg. NEW