Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Logico que custa pagar 23% de iva, eletricidade agua, e casa deveriam ter uma taxa mais baixa!
  2.  # 302

    Colocado por: Anonimo12122020. Tive um orçamento para fechar a minha casa de 35 mil euros, pedi sempre o mesmo a todos, no fim tenho orçamento de 25000 para a mesma coisa,
    Só para eu ter uma noção da diferença de valores entre o que eu estou a pagar (chave na mão) e o que o Costa está a pagar. Quando diz 25000 para fechar a sua casa de 320 m2 fala exactamente em que? Fundações, paredes, telhado, e ETICS?
  3.  # 303

    Colocado por: Anonimo1212202025mil € vidro alumínio clarabóias e estores, portão da garagem por fora.

    Costa, desses 25.000, consegue dizer quantos metros quadrados de vãos está a fechar? Porta da entrada da casa incluída?
    Qual foi mesmo o alumínio e as características do vidro que colocou? Julgo que num post o DR informa para contar com 300 euros/m2, nunca menos do que isso...
    • JGP
    • 18 agosto 2020

     # 304

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Depois há a vaidade/ostentação. Quantos portugueses se imaginam a viver numa moradia de pequena dimensão, com materiais mais ligeiros, eventualmente meramente pousada no terreno? Ou nos casos em que as casas se assemelham às construções correntes, quantos Donos de Obra investem onde não se vê? Na qualidade dos isolamentos por exemplo, nas pontes térmicas... Ainda atendem ao caixilho eficiente... mas e o vidro? Isso e o tabú quando se fala em dinheiro, em quanto se gasta, em quanto se ganha, etc...

    https://www.solardecathlon.gov/about.html
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020,DavidMendes,JGP


    Eu :) estou a iniciar os primeiros passos para uma casinha de 72m2 de área útil, com 2 quartos. Não preciso de mais, só quero uma casa confortável e eficiente. Este fórum tem sido precioso para entender um pouco melhor o que está envolvido na construção de uma casa, desde já agradeço a todos os contribuidores!
    Portugal vs Espanha, já no tempo dos meus pais (há 20 anos) se ia a espanha comprar os materiais e contratar a construção, também porque eles parecem inovar e evoluir mais rápido que nós... A minha casa será em Chaves, por isso com a vantagem de estar mesmo perto da fronteira, tenho mesmo de investigar boas empresas de construção "nuestras hermanas", para ver se realmente compensa. Se alguém tiver contactos, agradeço!
  4.  # 305

    Olá a todos e um bom ano desde já :)
    Vim resgatar este tópico porque como (quase) prometido, 2021 será ano de iniciar este processo, com muitaaaa calma.
    Fiz recentemente uma limpeza em condições no meu terreno e estive lá recentemente - apesar de o terreno ser meu por herança, conheço-o muito mal como ja tinha dado a entender aqui.

    Na minha visita descobri duas coisas que já me deixaram com o pé atrás:

    - o meu terreno tem poço, não se já aqui o tinha dito, e eu sempre soube disto, mas não sabia onde seria e na casa que tinha idealizado o terreno, imaginava o poço num outro local :) entretanto vim a descobrir que o poço se situa a cerca de 25 m do muro de entrada e, apesar de ainda não ter conseguido confirmar no PDM a partir de que distância ao muro de entrada poderia começar a construir a casa (já procurei mas nao consegui encontrar) mas a ver pelas casas vizinhas diria que terá de ser nos primeiros 7 metros. O que significa que terei de construir a casa entre os 7 metros e os 20 metros, portanto a casa térrea à partida está fora de questão e provavelmente também não conseguirei ter as áreas que pretendia - tudo dependerá da distância lateral que terei de garantir em relação aos vizinhos.
    No piso térreo gostaria de ter a garagem + arrumos + espaço com sala de estar, jantar e cozinha + espaços de circulação e acesso ao piso superior + wc de serviço, para os quais pelas minhas contas ia precisar de uns 100 m^2, portanto ficará mesmo à justa com os 8 metros de largura que terei de ter.
    Além disso, o poço está mesmo no meio do terreno (em largura) portanto o espaço que eu tinha pensado para a piscina também ficará comprometido porque ficará sempre com o poço mesmo ao lado o que é "esquisito" em termos visuais e nem sei se é seguro para a estabilidade do espaço.

    - o segundo ponto, vem justificar a razão pela qual o meu querido pai fez o furo naquele local (infelizmente já não está cá para me explicar melhor estas coisas) - o terreno tem zonas com pedra (não sei se será por todo o terreno mas existe uma zona clara com pedra e que tem de ser removida).
    Todo o terreno está em socalcos, o meu pai chegou a prepara-lo porque a intenção seria começar a construir antes do destino o tramar, por isso aquilo ficou um pouco "esquisito" porque a tarefa ficou a meio. Os cerca de 80 metros do terreno estão divididos em 4 socalcos (o poço está na parte final do 1º, a zona do 2º também parece relativamente "normal" mas a zona entre o 3º e o 4º tem muita pedra) - e também já é lá no alto - relembro que o terreno é a subir - agora que lá estive diria que o 4º socalco está provavelmente a uma quota de 7 metros relativamente à estrada. E isto justifica o porquê de o furo não ter sido feito mais em cima, onde provavelmente eu faria (mais para furar e mais difícil de o fazer). O facto da parte de cima ser em pedra, também vem reforçar o facto de que o terreno provavelmente nunca poderia ser naquela parte mesmo que o PDM permitisse, pois traria muitos mais problemas e custos.

    Assim sendo, gostaria de iniciar aqui uma discussão sobre as dificuldades que o poço, naquele local, me pode trazer, ou até as vantagens (além das vantagens claras de ter um poço em casa, claro) e também explorar um pouco a questão da pedra - a ideia para aquela zona seria apenas mesmo espaço exterior/relvado/quintal/campo de jogos, e isso parece-me possível. Mas a pedra terá de ser retirada na mesma porque a zona em que ela está atinge uma quota mais alta do que a zona do 4º socalco e é isso que mostra que o trabalho ficou por fazer porque efetivamente não existe uma divisão clara entre o 3º e 4º socalcos apesar do 4º socalco estar perfeito.

    Desculpem ter-me alongado tanto, mas gosto de explicar tudo :p
    Se me conseguirem ajudar nestas questões e se estiverem com vontade de discuti-las digam coisas que eu agradeço! :)

    Se a vossa opinião é que tenho aqui uma carga de trabalhos e que devia sim começar a procurar outro terreno digam coisas - mas esta não é a minha intenção, pelo contrário, mas outros familiares já mo aconselharam..
  5.  # 306

    Colocado por: catcos
    Assim sendo, gostaria de iniciar aqui uma discussão sobre as dificuldades que o poço, naquele local, me pode trazer, ou até as vantagens (além das vantagens claras de ter um poço em casa, claro)

    Veja este tópico, que é recente, sobre este mesmo tema:
    https://forumdacasa.com/discussion/75314/1/poco-de-agua-no-terreno-vantagem/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  6.  # 307

    Deixo aqui um esboço para explicar melhor a estrutura do terreno.
      esboço terreno.png
  7.  # 308

    boas!
    imagino que deva estar cheia de vontade de começar! :) já encontrou arquitecto/a?
    não sei se já consultou o pdm da Trofa... talvez isto a possa ajudar. por as casas vizinhas estarem a essa distância, não significa que a sua também tenha de estar. uma vez que já está no ponto de começar, convém ter dados concretos. pode ir ou telefonar para a câmara e perguntar.

    eu aproveitava o 2º e 3º socalcos para edificar. é mais alto, deve ter mais vistas ;) além disso, deve ser mais difícil instalar uma piscina onde tenha mais pedra do que uma casa, penso eu. o poço pode sempre disfarçá-lo com um bom projecto paisagístico, respeitando as distâncias de segurança, claro.

    estou aqui para a apoiar, desde que não se lembre de colocar casas de banho à entrada da casa, nem por cima, nem em paredes contíguas â cozinha e sala, pelo menos. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  8.  # 309

    Colocado por: m.aur.eiraboas!
    imagino que deva estar cheia de vontade de começar! :) já encontrou arquitecto/a?
    não sei se já consultou opdm da Trofa... talvez isto a possa ajudar. por as casas vizinhas estarem a essa distância, não significa que a sua também tenha de estar. uma vez que já está no ponto de começar, convém ter dados concretos. pode ir ou telefonar para a câmara e perguntar.

    eu aproveitava o 2º e 3º socalcos para edificar. é mais alto, deve ter mais vistas ;) além disso, deve ser mais difícil instalar uma piscina onde tenha mais pedra do que uma casa, penso eu. o poço pode sempre disfarçá-lo com um bom projecto paisagístico, respeitando as distâncias de segurança, claro.

    estou aqui para a apoiar, desde que não se lembre de colocar casas de banho à entrada da casa, nem por cima, nem em paredes contíguas â cozinha e sala, pelo menos. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catcos



    Sim, cheia de vontade!!
    Mas quanto a arquitecto ainda não consultei ninguém e nem procurei, antes queria precisamente rever estas questões da distância (à entrada e aos vizinhos) e outras também relacionadas com estas coisas mais burocráticas: o terreno chegou a ter projeto aprovado na altura do meu pai e eu gostava de consultar, só que não conseguimos encontrar isso na nossa de família e, azar dos azares, o projeto terá sido aprovado em 97 ou 98 e o município da Trofa nasceu precisamente em novembro de 98. E o meu irmão já tentou consultar o projeto e já falou com ambas as câmaras e nã conseguia precisamente porque falta de entendimento entre elas. Mas talvez faça diferença ser eu como proprietária a fazê-lo, por isso esta é uma das minhas prioridades de momento.

    Em relação ao PDM, obrigada, eu já tinha encontrado esse link e daí retiro o seguinte, o meu terreno tem as seguintes características segundo o PDM:
    - Camada de Qualificação do Solo - "Solo Urbano - Solo Urbanizado - Espaço Residencial - Área de Moradias";
    - Camada de "Programa e Execução" - "Solo Urbanizado"

    As restantes camadas não têm informação.
    Daquilo que também já vi no RMUE da Trofa, não existe uma particular especificidade no meu terreno além das gerais, que são que o recuo deverá de ser de pelo menos 5 metros e que a distância aos vizinhos deverá ser de 3 m. Mas já me disseram que em alguns municípios, se o terreno tiver menos de x metros de frente, obrigam a encostar a uma das laterais. Por exemplo, um dos vizinhos, levantou uma parede numa lateral (não sei o nome técnico mas não é a casa propriamente dita, é uma ligação entre a casa e o muro de modo a criar uma zona de proteção ao passeio e ao carro). E eu não sei que problemas isto me pode trazer. O que ouvi desde pequena é que supostamente o meu vizinho não o poderia ter feito e supostamente não terá sido pedida autorização (mas não tenho certezas de nada).

    Em relação ao local para a casa, sinceramente não tenho uma preferência específica, mas agradava-me a ideia de construir a casa à frente e que tudo o resto ficasse na parte de trás (pisicina, jardim, horta, campo de jogos, etc.) por causa da privacidade que isso permite e também porque essa zona se situa no lado poente da casa, e imagino mais os finais de dia nesse local do que propriamente os inícios de dia. Mas acho que há espaço para essas zonas sociais antes de chegar à zona com mais pedra. O problema é que também quero fazer alguma coisa com essa mesma zona, não quero ficar com um "monte" esquisito lá no cima da casa.

    Quanto à vista, ela não é má, devem haver piores, mas não tem nada de especial que me leve a preferir ter a casa a uma quota superior para usufruir dessa vista.

    Agradeço o apoio e de certeza que irei precisar :) a verdade é que percebemos muito pouco disto e as nossas famílias igual :/
    Em relação às casas de banho, não sei se tenho boas ou más noticias mas a verdade é que nunca pensei onde quero essa casa de banho e quando imagino o piso inferior nunca imaginei o local para ela e nem para a lavandaria :p apesar de saber que os quero lá - A lavandaria poderá sempre ser num anexo, que é algo que também temos em mente, mas sem certezas.
  9.  # 310

    Olá a todos!
    Preciso de ajuda se possível a quem souber.

    Ia agora preparar um PIP a submeter à câmara.
    Mas no formulário, diz o seguinte "Tomo conhecimento que, com a apresentação do presente pedido de informação prévia de obras de edificação e, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 555/99 de 16 de dezembro, com a sua redação atual, deverei, no prazo de 10 dias, publicitar no local de execução da obra, de forma visível desde a via pública, o respetivo aviso, segundo o modelo aprovado na legislação em vigor."

    Fiquei confusa. Achei que podesse fazer este pedido sem qualquer "vínculo", mesmo apenas para verificar quais as regras "principais" (e toda a informação disponível, na verdade) que não consigo consultar no PDM ou RMUE.
    Não há outro tipo de pedido que me consiga dar estas informações apenas para consulta?

    Ainda não consultei nenhum arquitecto nem nada e estou ainda relativamente longe de avançar com uma obra, para estar a colocar qualquer tipo de aviso.
    Ou eu é que interpretei mal o que ali diz e não preciso de aviso nenhum?
  10.  # 311

    uma coisa é pedir uma informação formal á camara sobre a classificação do solo e condicionantes de edificabilidade ( é gratis) outra é instruir um PIP que acaba por ser um projeto de arquitetura mais simplificado e ai sim tem de meter esse aviso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  11.  # 312

    A colocação do aviso não o condiciona. Apenas diz aos vizinho que alguém pretende saber da viabilidade de construção nesse terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  12.  # 313

    Tem no entanto uma saída. Um PIP pode ser instruído por qualquer pessoa sobre qualquer terreno... assim não há lugar a colocação de placa. Mas as Câmaras são peritas em processso kafkianos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  13.  # 314

    Obrigada aos dois!
    Eu realmente estava um pouco out do que é um PIP em concreto :)
    Acho que nao faz sentido ser da forma que é.... mas entretanto acabei por ver noutros tópicos que o melhor é falar com a divisão de planeamento da Câmara em questão. Vou tentar por aí :)
 
0.0616 seg. NEW