Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite , adquiri recentemente uma casa , a qual decidi por iniciativa propria efectuar a instalação do piso flutuante da mesma , já o fiz na minha anterior habitação , tendo o serviço corrido bem , e como sou marceneiro de profissão achei que estava relativamente á vontade para executar o trabalho . Mas nesta casa em causa que adquiri deparei me com uma duvida , que se prende com a mudança de direcção do flutuante no corredor . Envio foto para terem uma ideia do sentido que estou a pensar aplicar nas divisões , que vai em função da luz solar e comprimento das paredes , mas na situação do corredor tenho em mente efectuar a dita mudança de direcção a fazer 45 graus na esquina do mesmo .... a minha duvida é se é viável , se não haverá fragilidade nessa zona ou problemas aquando as dilatações, ou se consigo que os encaixes do flutuante deem para efectuar o trabalho desta forma envio foto da ideia ... a outra opção é iniciar a instalação pela entrada do hall aplicando as reguas paralelas á porta , para que depois da curva e na extensão maior do corredor colocar no sentido do maior comprimento ... agradeço desde já a ajuda
      paralelo porta.jpg
      meia esquadria.jpg
      piso direção.jpg
  2.  # 2

    .. Até os marceneiros se rendem ao plástico e à madeira moída...
    Concordam com este comentário: rjmpires, Joao Dias
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas.. Até os marceneiros se rendem ao plástico e à madeira moída...

    A vida está difícil para todos 😅
  4.  # 4

    Não havia flutuantes... Amigo Tiago... Amigo Tiago no ano em que presumo, nasceu. Em casa não havia guardanapos de papel... Era tudo em pano, depois lavava se.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNão havia flutuantes... Amigo Tiago... Amigo Tiago no ano em que presumo, nasceu. Em casa não havia guardanapos de papel... Era tudo em pano, depois lavava se.
    engraçado ainda hoje estava a falar disso com a minha mulher, e deixar de comprar rolos de papel de cozinha.
    Concordam com este comentário: vmartins
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas.. Até os marceneiros se rendem ao plástico e à madeira moída...
    Concordam com este comentário:rjmpires
    nada contra os novos materiais ... são adequados á minha necessidade :) na realidade faço conservação e restauro de mobiliário de época , e sou entalhador tambem... na linha do que se faz na Fundação Ricardo Espirito Santo :) e acredite , se fosse a aplicar as madeiras que utilizo no chão comprava o palácio de mafra :D digam me então a vossa opinião em relação á viabilidade da ideia , gostaria de saber a opinião de quem está mais habituado a trabalhar estes materiais do que eu . agradeço e um bem haja
  7.  # 7

    Tem máquina para efectuar o entalhe? Consegue garantir que o revestimento de protecção e desgaste não se estilhacará!?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasTem máquina para efectuar o entalhe? Consegue garantir que o revestimento de protecção e desgaste não se estilhacará!?
    tenho uma serra de esquadria , e vou aparelhar uma regua de casquinha a 1 cm para fazer os calços e deixar folga em todo o perimetro
  9.  # 9

    tenho tambem discos de diversa dentagem ,que me permite fazer um corte limpo e sem esmilhar , a minha duvida é se no flutuante consigo assegurar que as peças no encaixe de topo fixem bem , para conseguir fazer uma montagem em espinha na curva do hall , julgo que ficaria mais bonito essa mudança de direcção no piso
  10.  # 10

    Se trabalha em madeiras profissionalmente, talvez goste de seguir os tópicos da fino ofício do user Joao Dias

    https://forumdacasa.com/discussion/64292/54/fino-oficio-como-prometido-4/#Item_4

    Ele não gosta de sintéticos, mas admite estratificados e quanto à sua dúvida não o posso ajudar.

    Cumprimentos.
  11.  # 11

    mas julgo já ter percebido a sua pergunta , refere-se á necessidade de ter de fazer novos entalhes .... tenho tupia e frezes , que uso na desengrossadeira universal .... peço desculpa se não estiver a fazer a interpretação correcta .
  12.  # 12

    Colocado por: CaravelleSe trabalha em madeiras profissionalmente, talvez goste de seguir os tópicos da fino ofício do user Joao Dias

    https://forumdacasa.com/discussion/64292/54/fino-oficio-como-prometido-4/#Item_4

    Ele não gosta de sintéticos, mas admite estratificados e quanto à sua dúvida não o posso ajudar.

    Cumprimentos.
    desde já o obrigado , trabalho madeiras profissionalmente mas numa vertente diferente . interessantes os trabalhos do senhor , sem duvida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo1210

    É o melhor sem sombra de dúvidas o João Dias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vmartins
    eu no que toca aos topicos e materiais aqui utilizados sou muito leigo , a marcenaria que faço é diferente , faço embutidos , entalhe e trabalho muito com madeiras exoticas como pau santo da baia , teca da birmania , ebano , sucupira etc , madeiras mais comumente utilizadas em outras épocas pois os restauros são maioritariamente de peças do sec. XVII , XVIII , XIX e por aí fora , mas pelo que pesquiso por aqui consoante a necessidade existe por aqui muitos bons profissionais .... eu por aqui ando muito á pesca :D daí vir pedir opiniões e perdoem me a minha ignorancia nestas matérias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

    Colocado por: vmartinseu no que toca aos topicos e materiais aqui utilizados sou muito leigo , a marcenaria que faço é diferente , faço embutidos , entalhe e trabalho muito com madeiras exoticas como pau santo da baia , teca da birmania , ebano , sucupira etc , madeiras mais comumente utilizadas em outras épocas pois os restauros são maioritariamente de peças do sec. XVII , XVIII , XIX e por aí fora , mas pelo que pesquiso por aqui consoante a necessidade existe por aqui muitos bons profissionais .... eu por aqui ando muito á pesca :D daí vir pedir opiniões e perdoem me a minha ignorancia nestas matérias
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas

    ... Bucho, Espinheiro, Pau Rosa, Pau Cetim, Roxinho, vinhático... tanta e tanta coisa boa meu Deus.
    Se quer mesmo mudar a direcção do flutuante poderá fazê-lo. Uma vez que a escola é da Ricardo, paciência e arte certamente terá.
    Deixo-lhe em baixo um link onde pode ver a execução de uma mudança de direcção num soalho multicamadas. O princípio será á partida o mesmo.
    Dizer apenas que ao contrário da madeira natural que "cresce" em largura, os flutuantes laminados podem crescer mais de topo quando confrontados com mudanças higroscópicas normais. Posto isto, uma mudança de direcção num laminado poderá provar-se nefasta de futuro.
    Sugiro que faça a mudança de direcção ao estilo herringbone exactamente como mostrou na foto para que o topo cruze com uma lateral e assim equilibre melhor as tenções mecânicas.
    Continuação de bom trabalho e muito provavelmente falaremos mais vezes de futuro.

    https://forumdacasa.com/discussion/64292/29/fino-oficio-como-prometido-4/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rsousapina, vmartins
    • ik
    • 10 maio 2020

     # 15

    O flutuante não foi feito para fazer o que quer! Foi para ser rápido e barato
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 16

    Colocado por: ikO flutuante não foi feito para fazer o que quer! Foi para ser rápido e barato
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Verdade, verdade!!
  16.  # 17

    Colocado por: ikO flutuante não foi feito para fazer o que quer! Foi para ser rápido e barato
    Concordam com este comentário:Joao Dias
    concordo ... mas queria só pedir opinião para tentar uma estética mais agradável ... só isso ;)
    • ik
    • 10 maio 2020

     # 18

    Colocado por: vmartinsconcordo ... mas queria só pedir opinião para tentar uma estética mais agradável ... só isso ;)


    Acabe da mesma maneira que começou! Arrisque dando a folga necessária e não coloque perfis
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmartins
  17.  # 19

    Colocado por: Joao Dias
    ... Bucho, Espinheiro, Pau Rosa, Pau Cetim, Roxinho, vinhático... tanta e tanta coisa boa meu Deus.
    Se quer mesmo mudar a direcção do flutuante poderá fazê-lo. Uma vez que a escola é da Ricardo, paciência e arte certamente terá.
    Deixo-lhe em baixo um link onde pode ver a execução de uma mudança de direcção num soalho multicamadas. O princípio será á partida o mesmo.
    Dizer apenas que ao contrário da madeira natural que "cresce" em largura, os flutuantes laminados podem crescer mais de topo quando confrontados com mudanças higroscópicas normais. Posto isto, uma mudança de direcção num laminado poderá provar-se nefasta de futuro.
    Sugiro que faça a mudança de direcção ao estilo herringbone exactamente como mostrou na foto para que o topo cruze com uma lateral e assim equilibre melhor as tenções mecânicas.
    Continuação de bom trabalho e muito provavelmente falaremos mais vezes de futuro.

    https://forumdacasa.com/discussion/64292/29/fino-oficio-como-prometido-4/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vmartins
    muito obrigado Sr. João Dias , a sua informação já me foi bastante esclarecedora .... vejo que gosta bastante do que é bom e é conhecedor da minha realidade diária :) sim .... paciência é o mote e a escola :D parabéns pela sua habilidade , admiro bastante o seu trabalho e o seu engenho , um grande bem haja e muito obrigado a todos pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  18.  # 20

    Colocado por: vmartinsmuito obrigado Sr. João Dias , a sua informação já me foi bastante esclarecedora .... vejo que gosta bastante do que é bom e é conhecedor da minha realidade diária :) sim .... paciência é o mote e a escola :D parabéns pela sua habilidade , admiro bastante o seu trabalho e o seu engenho , um grande bem haja e muito obrigado a todos pela ajuda
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joao Dias

    O sentimento é mutuo caro amigo. Embora não conheça o seu trabalho sou de facto um apaixonado pela sua realidade diária e tenho como grande pena na minha vida justamente o facto de nunca ter tido a oportunidade de estudar na Ricardo.
    Próxima semana lá se chegará uma belissima cera virgem de abelha artesanal a uma cama D. José de época em Nogueira e conjunto de mesas de cabeceira.
    Entretanto, está-se a acabar a limpeza (revival) de uma cama de bilros em Pau Santo.
 
0.0255 seg. NEW