Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Peço ajuda aos entendidos na matéria, se me puderem ajudar. Estou num processo de compra de casa e tenho em mãos duas propostas, uma do meu banco - Crédito Agrícola - e outra da Caixa Geral de Depósitos.

    Relativamente ao meu banco, em Janeiro quando visitei pela primeira vez a casa, pedi logo uma simulação para o valor de venda, antes de qualquer proposta e negociação com o vendedor. A simulação foi interessante, praticam spread 1.1 com o acordo da Deco e na altura TAEG 3.0. Entretanto agora, após negociarmos o valor da casa pedimos uma nova simulação mas desta vez a TAEG aumentou para 4.0, o que encarece bastante o crédito. Não consigo perceber porquê que agora que até estamos a pedir um valor inferior, vem uma TAEG bastante mais alta e o gestor de conta também não nos consegue explicar isso.

    A proposta da Caixa Geral de Depósitos, que até é a 40 anos (mais 1,5 anos que a do Crédito Agrícola que foi feita para 38,5 anos), tem um spread de 1.35 e TAEG de 3.0. Embora o spread seja superior, no final o crédito vai custar-nos menos devido à TAEG ser inferior. O único senão é que a CGD só empresta 80% do valor da avaliação ou 90% do preço de venda, o que nos faz ficar muito dependentes da avaliação. No Crédito Agrícola é 90% da avaliação ou do preço de venda.

    Aguardamos ainda proposta do Millenium.

    Bem estou neste dilema, não percebendo muito do assunto, sei que é importante olhar para a TAEG e isso deixa-me muito hesitante com a proposta do meu banco.

    Alguém me pode dar uma ajuda a interpretar estes dados?
    • imo
    • 9 maio 2020 editado

     # 2

    A TAEG (taxa anual efetiva global) é a que mede exatamente o que vai pagar pelo empréstimo, e a que deve servir como termo de comparação entre todas as propostas que existam. É para isso que ela serve, pelo que deve esquecer o spread que é apenas uma das componentes do custo total do empréstimo e que muitas vezes induz os consumidores em erro.

    Não se prenda com o "seu" banco, não significa de todo que tenha a taxa (TAEG) mais competitiva. Consulte também o BPI, Santander, CTT e Bankinter.

    Alguns bancos têm revisto as taxas em alta, daí a variação de que fala.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IIMC
  2.  # 3

    essa TAEG parece-me muito alta.
    Pedi um credito, assinei as cartas de aprovação esta semana e tenho spread de 1.1%, com uma taeg de 1.8 ou 1.9%. Mas que na realidade será mais baixa, pois foi calculada com seguros dentro do banco, o que não pretendo fazer e não me agrava o spread.
    Fiz o processo numa agência que trata de financiamentos, e a melhor proposta foi no Santander.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IIMC
  3.  # 4

    Consulte o Activobank e não o BCP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IIMC
  4.  # 5

    Tem que pedir para nas simulações dos empréstimos colocarem os valores dos seguros e não os automáticos do sistema.
    Eu cheguei a fazer simulações no crédito agrícola em que por definição o sistema punha um seguro de vida de mais de 1000€ anuais mas a simular esse seguro ao balcão dava nem 200€ e pouco.

    A simular os créditos tem que ver o valor da prestação (juros+capital+comissão de processamento).
    A isto soma o valor dos 2 seguros (simulações ao balcão e seguradoras externas). É na minha opinião importante saber se os seguros podem ser feitos fora (eu consegui na CGD não ter penalizações)
    Depois tem que comparar as despesas iniciais estre todas as propostas.

    Só assim vai conseguir saber o valor real do que vai pagar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IIMC
  5.  # 6

    Obrigada. Vou pedir também no Activobank então.

    Pois alguma coisa se passa de errado com a simulação do Crédito Agrícola para a TAEG estar tão alta. Mas o valor dos seguros está similar aos da CGD, a mensalidade são muito próximas e no CA é menos 1 ano e meio. O problema é que por causa das moratórias os bancos estão a demorar mais do que o normal e já estou com alguma urgência. Fiz a proposta em meados de Março, antes do covid, e logo a seguir instalou-se esta situação e tem sido difícil tratar disto. Só agora recebi as propostas dos pedidos que fiz há semanas.

    Nestes dois bancos não nos deixam fazer os seguros fora, na verdade não estamos em posição de exigir muito porque somos trabalhadores independentes e embora não tenhamos tido quebras nos rendimentos (pelo contrário), agora está mais difícil darem créditos nestas condições e sem fiador (preferimos sem fiador).
  6.  # 7

    Veja o Santander também
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IIMC
  7.  # 8

    Boa tarde,

    Vou voltar a repetir o que aqui já lhe disseram... consulte o Santander! E se puder o Bankinter! De momento e infelizmente os bancos espanhóis são sem dúvidas os que estão a dar melhores condições a nível geral! E no Santander não têm a obrigatoriedade de fazer os seguros MR e Vida neles.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IIMC
  8.  # 9

    Já consultámos o Santander e infelizmente por causa de uma parvoíce não conseguimos fazer o crédito lá. Quando o meu marido era mais novo tinha lá uma conta com a mãe, mas a mãe vive em Inglaterra e deixou de usar a conta deixando-a a descoberto. Ele quando soube da situação resolveu mas por causa disso e embora esteja resolvido há anos, ficou com esse histórico no Santander e agora não aceitam o nosso crédito habitação. Também nos agradou as condições do Santander, sobretudo por causa da não obrigatoriedade em ter os seguros com eles e estavam a apresentar-nos boas condições.
  9.  # 10

    Colocado por: SnufflesBoa tarde,

    Vou voltar a repetir o que aqui já lhe disseram... consulte o Santander! E se puder o Bankinter! De momento e infelizmente os bancos espanhóis são sem dúvidas os que estão a dar melhores condições a nível geral! E no Santander não têm a obrigatoriedade de fazer os seguros MR e Vida neles.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IIMC


    Sabe se o Bankinter financia 90%?
  10.  # 11

    Colocado por: IIMCJá consultámos o Santander e infelizmente por causa de uma parvoíce não conseguimos fazer o crédito lá. Quando o meu marido era mais novo tinha lá uma conta com a mãe, mas a mãe vive em Inglaterra e deixou de usar a conta deixando-a a descoberto. Ele quando soube da situação resolveu mas por causa disso e embora esteja resolvido há anos, ficou com esse histórico no Santander e agora não aceitam o nosso crédito habitação. Também nos agradou as condições do Santander, sobretudo por causa da não obrigatoriedade em ter os seguros com eles e estavam a apresentar-nos boas condições.


    Boa tarde,

    Vá ao Bankinter. Também está com boa campanha. Peça 2 simulações, uma com os seguros neles e outra sem os seguros lá. Vai variar o spread e prestação. Sem os seguros é capaz de não ter o máximo de spread, mas é relativo pois por norma, diria 80% das vezes numa seguradora fora do banco arranja-se sempre valores mais baixos desses mesmos seguros que no banco. Depois é só fazer a conta de quanto no ano inteiro poupa nos seguros vs acréscimo de spread (valor prestação). Experimente pedir cotações para esses seguros na AGEAS. Estão com excelentes preços e campanhas. No meu caso fiz os 2 seguros lá, o vida e MR e estou a poupar por ano 300€. E 300€/ano é dinheiro!

    Cumprimentos
 
0.0144 seg. NEW