Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Estou com enormes dúvidas e não percebo muito disto...
    O que fica mais em conta, sendo que estou na zona de castelo branco e pretendo ter a minha casinha... Construir comprando terreno ou recuperar uma casa antiga ? Quais as despesas e os encargos ou qual a melhor solução para poder ter o meu cantinho sem grandes gastos... Obrigada 🙏
  2.  # 2

    Eh pá, como já deve esperar, ninguém lhe pode afiançar uma alternativa solidamente. Dependerá sempre dos negócios em concreto que encontrar. Se quer certezas, só vejo uma... comprar já construída ou reconstruída, com muito poucas obras para fazer.
  3.  # 3

    Obrigada 😊
  4.  # 4

    Colocado por: Msppsem grandes gastos...

    A reconstrução/recuperação é sempre uma caixa de surpresas. Nem sabe se tem a certeza de quanto é necessário gastar
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  5.  # 5

    Sou da opinião que comprar para reconstruir não vale a pena.Em muitas situações paga como se a casa em questão valesse algo, e depois ainda tem de pagar para a demolir e carregar o lixo. Compre feito ou faça de novo. Reconstruir só casas com valor arquitectónico ou histórico, e geralmente essas são para pessoas com a carteira funda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mspp
  6.  # 6

    Obrigada 🙏
  7.  # 7

    Andei meses em imobiliárias e passeios à procura da "casa". Velha, barata, para reconstruir, bem localizada, terreno grande, perto de serviços, sem postes de alta/média tensão a passar perto, etc... Eram tantas condicionantes que nos fartamos. Quando começamos a olhar para terrenos as possibilidades multiplicaram-se! Agora temos o terreno grande e localizado onde gostamos e estamos a construir de raiz ao nosso gosto e orçamento. É a minha sugestão.
    • RCF
    • 12 maio 2020

     # 8

    Colocado por: MsppBoa noite. Estou com enormes dúvidas e não percebo muito disto...
    O que fica mais em conta, sendo que estou na zona de castelo branco e pretendo ter a minha casinha... Construir comprando terreno ou recuperar uma casa antiga ? Quais as despesas e os encargos ou qual a melhor solução para poder ter o meu cantinho sem grandes gastos... Obrigada 🙏

    Depende...
    Se conseguir encontrar algo já construído e que lhe agrade (terreno, tipo de construção e organização do espaço), será uma boa opção. A vantagem desta possibilidade é que, se apenas necessitar de remodelar, sem reconstruir, isto é, sem que aumente a área de construção ou altere a fachada, não necessitará de licença de construção, isto é, não necessitará de aprovação de projeto pela Câmara Municipal. Para além do custo do projeto, é um processo que se pode arrastar por muito tempo. Há Câmaras que levam mais de um ano a aprovar o projeto.
    Mas, se não encontrar algo que realmente lhe agrade, um terreno dá maior margem para construir algo que lhe agrade.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 9

    Colocado por: HAL_9000Sou da opinião que comprar para reconstruir não vale a pena.Em muitas situações paga como se a casa em questão valesse algo, e depois ainda tem de pagar para a demolir e carregar o lixo. Compre feito ou faça de novo. Reconstruir só casas com valor arquitectónico ou histórico, e geralmente essas são para pessoas com a carteira funda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mspp


    Comprei uma casa com perto de 40 anos. Não tive que deitar a casa abaixo para refazer.
    A grande vantagem é que pude mudar-me no dia da escritura e vai-se remodelado conforme as possibilidades.

    Já há casas a mais em Portugal.
  9.  # 10

    Uma casa para recuperar so se for muito bom negócio, na maior parte das vezes fica mais cara do que nova e é sempre uma casa remendada!
  10.  # 11

    O ser bom negócio já depende de cada um.
  11.  # 12

    Colocado por: rjmsilvaO ser bom negócio já depende de cada um.
    Eu quis dizer que monetáriamente dificilmente compensa, a menos que se pretenda dar apenad uma lavadela a cara da casa...
  12.  # 13

    Terreno + projecto + taxas&licenças + construção + custos de habitação enquanto dura a construção...
    Diria que em menos de 3 anos é difícil ter casa, enquanto numa casa usada em 3 meses pode estar a morar na casa.

    Mais uma vez, pode compensar ou não, depende do negócio que se encontrar, não é taxativo que fique sempre mais caro.
    Concordam com este comentário: DR1982
  13.  # 14

    Deixe-me só acrescentar que para mim, uma casa não é um sonho ou um objectivo de vida, é como um carro, uma necessidade.
    Basta-me que seja sossegada, minimamente confortável e num local onde a minha família viva tranquilamente e segura. Já vivi em meia dúzia de casas e se for preciso, ou surgir a necessidade, mudo novamente.
  14.  # 15

    Colocado por: rjmsilvaTerreno + projecto + taxas&licenças + construção + custos de habitação enquanto dura a construção...
    Diria que em menos de 3 anos é difícil ter casa, enquanto numa casa usada em 3 meses pode estar a morar na casa.

    Mais uma vez, pode compensar ou não, depende do negócio que se encontrar, não é taxativo que fique sempre mais caro.


    eu até tinha pressa, comprei o terreno no inicio de Abril de 2018, prevejo concluir no verão de 2021. Concordo que 3 anos é um prazo normal, embora possa parecer uma eternidade para quem está com pressa.

    mas construir não é para quem tem pressa.
    Concordam com este comentário: DR1982, rjmsilva
  15.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaTerreno + projecto + taxas&licenças + construção + custos de habitação enquanto dura a construção...
    Diria que em menos de 3 anos é difícil ter casa, enquanto numa casa usada em 3 meses pode estar a morar na casa.

    Mais uma vez, pode compensar ou não, depende do negócio que se encontrar, não é taxativo que fique sempre mais caro.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Sim claro, depende de caso Para caso...
    Mesmo o que poupa durante esse tempo pode nao compensar, uma reconstrução ainda pra mais habitada tem muito mais condicionantes, reconstruir uma casa habitada é diferente de uma casa vazia, e por ai fora...
    Tem de se avaliar bem cada caso
  16.  # 17

    Colocado por: rjmsilvaA grande vantagem é que pude mudar-me no dia da escritura e vai-se remodelado conforme as possibilidades.
    Mas aí o rjmsilva refere e bem remodelar e não reconstruir. Assim poderá valer a pena se a casa tiver uma boa estrutura (casas em Pedra por exemplo), ainda para mais habitável como refere. Nesse caso poderá valera pena dependendo do preço.
    Quando andei à procura só encontrava cangalhos velhos, em que pediam balúrdios porque era uma "casa". Na verdade nem as paredes se aproveitavam na maior parte dos casos.
    Concordam com este comentário: DR1982, rjmsilva
  17.  # 18

    Não foi fácil, até porque as obras começaram no inverno e chegou ao ponto de ter que pedir "asilo" na casa dos meus pais durante 2 semanas. Foi quando o saneamento publico na rua ficou disponível e nós decidimos, já que estávamos a mexer na casa, aproveitar para anular a fossa que ficava num pátio da casa e ligar ao colector.
    A somar a isto tudo, eu trabalho no Porto, a casa é na zona de Aveiro e saio de casa todos os dias ás 07h00 e nunca regressava antes das 19h00, sem ninguém para me acompanhar os trabalhos no local. Valeu-me ter sido recomendado um empreiteiro, por alguém aqui do fórum, com quem foi muito fácil de trabalhar.
 
0.0204 seg. NEW