Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    A minha filha comprou uma casa em segunda mão.
    Verifica-se que o forno faz disparar o disjuntor diferencial mas o botão deste não mostra que disparou. Ou seja fica na posição armada. É preciso desarmar e armar para voltar a electricidade.

    Primeiro pensei num problema de passagem à terra do forno. Só que depois fiz outro teste e verifiquei que se ligar uma chaleira eléctrica noutra ficha da cozinha ou noutra sala o mesmo acontece.
    Ou seja sempre que há um consumo mais elevado o diferencial dispara sem indicação de desarme.

    Pelo que encontrei, parece-me ser uma indicação de que o disjuntor diferencial não está bom.
    Os disjuntores normais não disparam quando isto acontece

    Só não o troquei ainda por ter um custo elevado, e por isso gostava de ouvir comentários
    • size
    • 15 maio 2020 editado

     # 2

    O contador já é dos inteligentes ?

    Se for, poderá ser o próprio contador estar a fazer o controlo de excesso de consumo, ou curto-circuito, cortando o fornecimento de corrente.

    A operação de desligar e voltar a ligar o disjuntor diferencial da casa faz com que o contador se arme de forma automática.
  2.  # 3

    coloque uma foto do mesmo
  3.  # 4

    Boa tarde

    O contador é dos inteligentes penso eu, pelo aspecto que tem. Sei que já permite telecontagem

    Tanto o forno como a chaleira eléctrica têm potências de 3 kW e 2,2 kW. As tomadas têm disjuntores de 16 A

    Portanto não me parece que possa ser excesso de consumo.

    A chaleira sei que não tem problemas porque em minha casa funciona sem problema. OU seja não tem passagem para a terra

    Acho suspeito o disjuntor não passar para o estado desarmado

    Junto foto do disjuntor
      disjuntor.JPG
  4.  # 5

    Então, será o contador que está a fazer esse corte. O disjuntor diferenciar não desarmará por, possivelmente, ser de potência superior à que o contador controla.
    Nada interessa os disjuntores serem de 16 amperes, se a potência contratada for inferior ao conjunto de electrodomésticos ligados.
    Qual a potência contratada ?

    Será necessário verificar tudo isso.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 6

    Se o diferencial Hager desarma sem passar para off, e desligando e voltando a ligar o Hager volta a funcionar é porque está avariado.

    Carregando no teste, desliga?
  6.  # 7

    já vi diferenciais que temos de desligar e tornar a ligar para rearmar, o modelo da foto não conheço.
    O diferencial não dispara pelo consumo, mas sim por passagem a terra, neutro.

    1 - pode o diferencial estar estragado.
    2 - Pode ter um problema de passagem na instalação, pode não acontecer quando tiver uma pequena carga ligada, mas quando liga uma potência elevada, pode aquecer (condutores, bornes, etc) e o isolamento amolece e faz a passagem.

    Se tiver outro diferencial na instalação troque com esse e veja o que acontece

    ou chame um electricista que veja a instalação.
  7.  # 8

    Pode o diferencial estar bom e ser o contador inteligente a cortar a energia.

    https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/leituras/contadores-inteligentes/o-que-e-um-contador-inteligente-e-como-funciona/faq-11235


    Fiquei sem luz e tenho o contador no exterior da minha casa. Como faço para o reativar?

    Para reativar o seu contador inteligente não precisa de sair de casa. Basta desligar o disjuntor geral durante 3 segundos e voltar a ligar. Se o problema persistir, pode ligar para o 800 506 506 – linha gratuita de avarias da EDP Distribuição (disponível 24h/dia).
  8.  # 9

    Colocado por: sizePode o diferencial estar bom e ser o contador inteligente a cortar a energia.

    https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/leituras/contadores-inteligentes/o-que-e-um-contador-inteligente-e-como-funciona/faq-11235


    Fiquei sem luz e tenho o contador no exterior da minha casa. Como faço para o reativar?

    Para reativar o seu contador inteligente não precisa de sair de casa. Basta desligar o disjuntor geral durante 3 segundos e voltar a ligar. Se o problema persistir, pode ligar para o 800 506 506 – linha gratuita de avarias da EDP Distribuição (disponível 24h/dia).



    Verifica-se que o forno faz disparar o disjuntor diferencial mas o botão deste não mostra que disparou. Ou seja fica na posição armada. É preciso desarmar e armar para voltar a electricidade.


    O problema é no Hager, não no da EDP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmserra
  9.  # 10

    Colocado por: Varejote
    O problema é no Hager, não no da EDP.


    não estou 100% de acordo.

    Tal como já foi dito se o contador for dos inteligentes, pode ser o contador que esta a desarmar e os disjuntares ficam todos ligados, e ao desligar o diferencial por 5 segundos ou assim uma coisa o contador rearma de novo. Quantas vezes o meu fez isso enquanto não subi de potencia contratada.



    Colocado por: jmserraBoa tarde

    O contador é dos inteligentes penso eu, pelo aspecto que tem. Sei que já permite telecontagem

    Tanto o forno como a chaleira eléctrica têm potências de 3 kW e 2,2 kW. As tomadas têm disjuntores de 16 A

    Portanto não me parece que possa ser excesso de consumo.

    A chaleira sei que não tem problemas porque em minha casa funciona sem problema. OU seja não tem passagem para a terra

    Acho suspeito o disjuntor não passar para o estado desarmado

    Junto foto do disjuntor
      disjuntor.JPG


    Colocado por: jmserraBoa tarde

    O contador é dos inteligentes penso eu, pelo aspecto que tem. Sei que já permite telecontagem

    Tanto o forno como a chaleira eléctrica têm potências de 3 kW e 2,2 kW. As tomadas têm disjuntores de 16 A

    Portanto não me parece que possa ser excesso de consumo.

    A chaleira sei que não tem problemas porque em minha casa funciona sem problema. OU seja não tem passagem para a terra

    Acho suspeito o disjuntor não passar para o estado desarmado

    Junto foto do disjuntor
      disjuntor.JPG


    quando isso acontecer, vai ao sitio onde está o contador e vai andar la uma indicação se o circuito está aberto. repare na imagem seguinte.

    contador

    a esquerda por cima daquele numero 3 esta la o sinal de que o circuito esta fechado, ou seja existe passagem de corrente, se estiver aberto o sinal levanta a perninha, e indica que nao existe passagem.
  10.  # 11

    Mas leram o que o OP escreveu? Ele não disse que tinha tudo ligado e não tinha energia.
    Disse que o Hager desarma(ficando na posição ON), ficam sem energia, desliga o Hager e volta a ligar e fica com energia de novo, não tem nada a ver com o DCP da EDP.

    Se fosse o DCP desarmado, desarmava e voltava a armar o Hager e continuava sem energia.

    p.s Já substitui ID´s Hager iguais a esse, com o mesmo problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmserra
  11.  # 12

    No caso do diferencial ser o geral da instalação e o contador tiver deslastrado por limite de potência, ao desligar o diferencial, o contador irá armar novamente e fica com energia na habitação com ligar o diferencial.

    Colocado por: VarejoteSe fosse o DCP desarmado, desarmava e voltava a armar o Hager e continuava sem energia.
  12.  # 13

    Colocado por: BigmouseNo caso do diferencial ser o geral da instalação e o contador tiver deslastrado por limite de potência, ao desligar o diferencial, o contador irá armar novamente e fica com energia na habitação com ligar o diferencial.



    O DCP desarma por limite de potência, depois chego ao I. diferencial geral do quadro elétrico, desarmo e volto a armar o ID e automaticamente fico com energia é isso?
  13.  # 14

    Colocado por: Varejote

    O DCP desarma por limite de potência, depois chego ao I. diferencial geral do quadro elétrico, desarmo e volto a armar o ID e automaticamente fico com energia é isso?
  14.  # 15

    Na melhor das hipóteses tem de se esperar 3 segundos, antes de ligar o "geral" do quadro elétrico, para o contador inteligente da EDP rearmar.

    Deduzo que o jmserra, não tenha esperado 3 segundos, mas sim, desligar e ligar logo, mas isso só ele pode responder.
  15.  # 16

    Colocado por: jmserraBom dia

    A minha filha comprou uma casa em segunda mão.
    Verifica-se que o forno faz disparar o disjuntor diferencial mas o botão deste não mostra que disparou. Ou seja fica na posição armada. É preciso desarmar e armar para voltar a electricidade.

    Primeiro pensei num problema de passagem à terra do forno. Só que depois fiz outro teste e verifiquei que se ligar uma chaleira eléctrica noutra ficha da cozinha ou noutra sala o mesmo acontece.
    Ou seja sempre que há um consumo mais elevado o diferencial dispara sem indicação de desarme

    Pelo que encontrei, parece-me ser uma indicação de que o disjuntor diferencial não está bom.
    Os disjuntores normais não disparam quando isto acontece

    Só não o troquei ainda por ter um custo elevado, e por isso gostava de ouvir comentários




    Coloque foto do contador e qual a potência contratada.
  16.  # 17

    Colocado por: trivialjá vi diferenciais que temos de desligar e tornar a ligar para rearmar, o modelo da foto não conheço.
    O diferencial não dispara pelo consumo, mas sim por passagem a terra, neutro.

    1 - pode o diferencial estar estragado.
    2 - Pode ter um problema de passagem na instalação, pode não acontecer quando tiver uma pequena carga ligada, mas quando liga uma potência elevada, pode aquecer (condutores, bornes, etc) e o isolamento amolece e faz a passagem.

    Se tiver outro diferencial na instalação troque com esse e veja o que acontece

    ou chame um electricista que veja a instalação.



    Entretanto arranjei um disjuntor semelhante, pelo que tentarei trocar a ver o que acontece
  17.  # 18

    Colocado por: VarejoteSe o diferencial Hager desarma sem passar para off, e desligando e voltando a ligar o Hager volta a funcionar é porque está avariado.

    Carregando no teste, desliga?


    Sim, desliga e o botão roda para a posição OFF
  18.  # 19

    Colocado por: Varejote


    Verifica-se que o forno fazdisparar o disjuntor diferencial mas o botão deste não mostra que disparou. Ou seja fica na posição armada.É preciso desarmar e armarpara voltar a electricidade.


    O problema é no Hager, não no da EDP.


    É exactamente isso que acontece.
  19.  # 20

    Colocado por: jmserra

    É exactamente isso que acontece.


    amanha de dia faça com que a luz se va abaixo. de seguida vai ao contador espreitar antes de desligar o disjuntor.
 
0.0237 seg. NEW