Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: ricardo.rodriguesQuanto às maquetas, é o processo de trabalho do arquiteto, e não exclui os 3D (que também já nos foi mostrando).

    Claro.. há muitos que nem 3D, muito menos maquetes fazem, outros que os 2D são miseráveis, há de tudo.... outros nem um rabisco numa folha de papel fazem... há de tudo.

    Cada um faz o que acha necessário para si e para os seus clientes, dentro do razoável a despender de tempo e recursos financeiros face o valor que irá receber da encomenda...
  2.  # 42

    Dasse agora fiquei com inveja dessa vista 😊
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  3.  # 43

    Colocado por: Pedro Barradasreciso de input da engenharia


    É preciso input da engenharia, porque vamos fazer dois estudos prévios com estruturas com diferentes materiais, e a altura das vigas e laje depende das opções de engenharia.

    Claro que não vamos querer um pé-direito muito baixo na cave (garagem e lavandaria), mas também não nos agrada nada a ideia de afundar muito a casa no terreno. Julgo que, para além de obrigar a muretes para suporte da terra da zona a tardoz e lateriais, pode implicar soluções mais dispendiosas para evitar inundações na cave (também estou a pressupor que não podemos, e nem queremos$$, fazer grandes movimentações de terras).
  4.  # 44

    Ah... es tu que vais gastar dinheiro em dois projectos de estruturas.. uma em Betão e outra em LSF?... ok.
  5.  # 45

    Colocado por: ricardo.rodriguesClaro que não vamos querer um pé-direito muito baixo na cave (garagem e lavandaria),

    amigo não pode pode ter mais de 2.39m de pe direito aí. normalmente com 2.20m, para não ser considerado area habitável... isto para Loures/ Odivelas.
    Vai ter mesmo de ter o pé-direito muito baixo. o seu arquitecto não explicou!?
    a ultima que fiz para aí... teve de ir assim.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
      274_.jpg
  6.  # 46

    Eu sinceramente empregava esse dinheiro a otimizar um só projeto.
    Preferia um bom, do que dois assim assim!
  7.  # 47

    Colocado por: Pedro Barradas...Um programa destes, simples, não entendo actualmente, com os meios digitais disponiveis, a necessidade de se fazer uma maquete real... de concepção/ estudo...
    nao sejas mau.. eu por exemploe este mes ja fiz umas 6 .. para o mesmo projecto.. há quem goste dessa ferramenta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 48

    Colocado por: JoelMIsto é a vista do lote?

    é... no meio de Loures/ Odivelas.... ;)
  9.  # 49

    Colocado por: antonylemosnao sejas mau.. eu por exemploe este mes ja fiz umas 6 .. para o mesmo projecto.. há quem goste dessa ferramenta.

    sou o abominável critico das maquetas fisicas em fase de estudo previo...
    Eu desisti.. a mim não trás mais valias...Mas é uma boa terapia, isso é verdade. Arranjei as bikes, sempre levanto o **** do escritório ;)

    uma das Maquetas 3D preliminar do projecto daquele corte... ( por acaso tem ali um erro... estore na janela da IS. está errado), mas tb não interessa que a casa já está construída faz uns 6 anos.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Mk Pt
      274_Drawings_V1a_2.jpg
      274_Drawings_V1_a.jpg
  10.  # 50

    Colocado por: ricardo.rodriguesBasicamente, temos filhos pequenos, mas já estamos a contar que "nunca mais" saem de casa, mesmo depois da faculdade... com direito a suite com eventual claraboia e tudo:)


    Se lhes der muito conforto é que não saem mesmo.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  11.  # 51

    Colocado por: Pedro Barradases tu que vais gastar dinheiro em dois projectos de estruturas


    Não vão ser dois projetos otimizados. São uns estudos prévios de estruturas, e depois será mais otimizado e desenhado em pormenor apenas aquele que se adotar.

    Pretendia fazer um estudo simples ao solo, para potenciar a otimização da estrutura (e evitar surpresas), mas recebi hoje o primeiro orçamento, e mandaram-me com um conjunto de estudos geotécnicos que de $imple$ não tem nada. Entretanto o Eng. orientoi-ne pedir mais orçamentos só com PDL - PENETRÓMETRO DINÂMICO LIGEIRO (para 2 e para 3 furos na zona onde irão ficar as fundações), a ver se podemos e$tudar alguma coisa do solo.

    Bem, pelo menos, deve surgir um tópico no fórum com um comparativo sério, e espero que interessante, de duas soluções diferentes para o mesmo projeto. Veremos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 52

    Colocado por: JoelMIsto é a vista do lote


    A minha vista a tardoz é para um ringue de futebol e pequeno parque infantil, e ... ... blocos de habitação social (mas, até ver, também tem algumas árvores pelo meio).

    Essa vista é desta casa https://www.archdaily.com/893016/carrara-house-mario-martins-atelier/5ada023ef197ccd9a30006e6-carrara-house-mario-martins-atelier-photo?next_project=no

    A propósito, lembrando o tópico recente das vistas sobre o terraço dos vizinhos, será que nessa casa (a mais a sul) também teria interesse espreitar os vizinhos?:)
      1942_001.jpg
  13.  # 53

    Colocado por: rjmsilvaSe lhes der muito conforto é que não saem mesmo


    Tenho um primo que foi mergulhador na marinha de guerra alemã. Uma vez veio cá de férias com um amigo, também marinheiro alemão que, quando fez 21 anos, a prenda que os pais lhe ofereceram foi uma mala de viagem!

    Podemos sempre tentar "mandar" os filhos estudar para fora, para ver se crescem um bocado. Ficaria satisfeito se os meus remassem a Coimbra :)
  14.  # 54

    Quando aos 3D, encontram-se ferramentas interessantes na net... Os meus 3D da cozinha, estão mais giros que os primeiros apresentados pelo arquiteto, lol.
      k3.jpg
      k2.jpg
      k1.jpg
  15.  # 55

    Só não havia máquinas nespresso no catálogo:)
      k6.jpg
      k5.jpg
      k4.jpg
  16.  # 56

    Colocado por: Anonimo1210
    Que programa


    O programa foi um bocado ao calhas, e não é muito fácil de usar. Posto isto, para avaliar os volumes e relação de distâncias entre armários e bancadas é mais que suficiente

    https://principal.2020.net/planner/

    Recomendo que se vá gravando, pois de quando em vez dá-lhe o bug e pára completamente. Eu tive muitos crashes lá para os fim, quando andava a colocar tomadas elétricas nas paredes.
    Concordam com este comentário: ana1991, AlbertoBras
  17.  # 57

    Só para alimentar aqui a aventura, já temos relatório de ensaios (ligeiros) de resistência do solo:

    "tensões admissíveis na ordem de 400 kPa"

    Se não estou em erro, penso que a média habitualmente considerada para os cálculos estruturais é de metade dessa resistência (200 kPa)!
  18.  # 58

    É Ricardo projetista ?
    Quanto custou esse ensaio ?
  19.  # 59

    Sou projetista, mas no setor da construção à medida de produtos intangíveis... software para sistemas de informação.

    Ainda estou à espera da fatura. Eu depois indico o custo por aqui.
  20.  # 60

    Como os ensaios deram "nega" logo no início, descontaram-me o valor orçamentado para os ensaios. Vou pagar 450€, já com IVA.