Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Por Odivelas, andamos em fase de estudo [muito:)] prévio: - já vamos na terceira ou quarta iteração, em que fomos moldando um caixote cúbico, que agora apresenta uns ângulos vincados, que procuram introduzir uma dinâmica muito interessante nos alçados, mas são claramente polarizadores, e agradecia a vossa estimada opinião e sugestões de melhoria.

    O lote permite 125 m2 de implantação e 375 m2 brutos.

    Entretanto, andei este fim-de-semana a tentar alargar os pisos 1 e 2 (no paint, sobre os desenhos do arquiteto), para criar espaço para umas possíveis couretes, sem retirar áreas dos compartimentos, mas não tenho bem noção se permitiriam na câmara que os pisos de cima façam uma projeção vertical (mesmo sem varandas) maior do que a implantação (definida pela cave). O que diz no RMEU cá do sítio é isto:
    Artigo 2.º - Definições
    c) Área de implantação: valor expresso em metros quadrados, correspondente à área do solo contido no interior de um polígono fechado que compreende:
    O perímetro exterior do contacto do edifício com o solo;
    O perímetro exterior das paredes exteriores dos pisos em cave;
    d) Área de construção:
    somatório das áreas de todos os pisos, acima e abaixo da cota de soleira, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores, com exclusão das áreas em sótão e em cave sem pé -direito regulamentar, mas incluindo os espaços de circulação cobertos (átrios, galerias, corredores, caixas de escada e caixas de elevador) e os espaços exteriores cobertos (alpendres, telheiros, varandas e terraços cobertos);
    e) Área de construção para os efeitos previstos no PDM:
    somatório das áreas de todos os pisos, acima e abaixo da cota de soleira, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores, com exclusão dos sótãos não habitáveis, arrecadações afetas aos fogos, caves sem pé -direito regulamentar, áreas de parqueamento, áreas técnicas, compartimentos de recolha de lixo e salas de condomínio, mas incluindo espaços de circulação (átrios, galerias, corredores, caixas de escadas e caixas de elevadores) e varandas encerradas;

    O que vos parece?
    Concordam com este comentário: VCAC
  2.  # 2

    Primeiro o enquadramento do local, com orientação do Norte, e esboço de possíveis construções nos lotes confinantes.

    (aproveito para fazer "publicidade" a http://shadowcalculator.eu)
      Orientação Solar.jpg
  3.  # 3

    Esquema de implantação.

    Estou a pensar plantar umas árvores para "esconder" a eventual empena cega que venham a erigir ao lado (https://forumdacasa.com/discussion/68091/3/erro-da-cm-odivelas-precisase-advogadoa-com-experiencia-em-urbanismo/#Item_2)
      Implantação.jpg
  4.  # 4

    E as plantas que precisam de melhorias (sobretudo na cave e no layout dos WCs).
      resized.jpg
  5.  # 5

    Nota: - Os cálculos à área bruta que eu andei a fazer, consideram estritamente as paredes exteriores de cada piso (portanto estão a descontar os "triângulos", mas não sei se podem ser feitos desta forma (podem ajudar a esclarecer isto)?
  6.  # 6

    Não percebo porque é que anda a medir essas áreas !!! duvida da competência do arquitecto?
  7.  # 7

    que mal tem os layouts dos wcs?

    fale é com o seu arquiteto como pretende ele resolver a questão das acessibilidades, nomeadamente da wc acessível e zona do hall
  8.  # 8

    nao gosto muito da entrada.. falta qq coisa ali.. uma zona de pausa
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Colocado por: ricardo.rodriguesNão percebo porque é que anda a medir essas áreas


    Eu também fiz umas alteracoes que aumentaram os wc e escadas e algumas àreas mudaram em função disso. Para além disso, adicionei mais cotas e calculei descontando as circulações nos quartos para "visualizar" o espaço útil concreto.

    Continuamos com muitos metros quadrados "não aproveitados", mas com um layout virado todo para tardoz fica difícil aproveitar mais o espaço sem andar a fazer recantos...
    Concordam com este comentário: rofsantos
  10.  # 10

    Basicamente, temos filhos pequenos, mas já estamos a contar que "nunca mais" saem de casa, mesmo depois da faculdade... com direito a suite com eventual claraboia e tudo:)

    Na prática, penso que meter em cima tudo suites e com áreas generosas irá valorizar bastante a casa, caso precise de vender no futuro (penso que ainda não é algo assim muito comum).

    O quarto do piso de baixo não é grande, no entanto julgo que a proporcionalidade entre largura e profundidade é agradável. Este será destinado a visitas e como espaço de brincar (penso que uma cama de esconder/recolher para armário seria interessante aí, mas teria que permitir bom conforto e dar para usar um bom colchão, nada de colchões fininhos, que isso é para dormirem os nossos pais quando nos visitarem).
  11.  # 11

    eu reduzia a sala para 4.50m
    e tentava que a Is do Piso 0 fosse a Acessível, senão não tem logica. Eventualmetne também reduzir a zona de recessão exterior da entrada de 1.20m, para 1.10m, A porta fica à face interior , normalmente...e não está assim indicada....
    Tem ali uma serie de promenores nas portas, forras e etc que irão encarecer brutalmente essa casa. Esepro que tenham consciencia disso. Bem executado, ficará bonito.
    Tenho duvidas na praticabilidade de portas pivotantes... precisa assim tanto? Essa casa deverá rondar o 400k + IVA. Pelo menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 12

    Nas duas IS dos quartos, meta 1.70m de largura... 20cm, faz falta ás IS e não fará falta aos quartos.
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodriguesNota: - Os cálculos à área bruta que eu andei a fazer, consideram estritamente as paredes exteriores de cada piso (portanto estão a descontar os "triângulos", mas não sei se podem ser feitos desta forma (podem ajudar a esclarecer isto)?


    O arquitecto é que tem de se preocupar com isso. Esqueça isso.
  14.  # 14

    Bom dia, as portas não precisam de ser pivotantes, mas eu terei que analisar diferenças de preço para podermos decidir isso.

    Eu também tenho noção que não temos carteira para construir isto tudo "como deve ser" à primeira, e teremos que deixar o que conseguirmos só com pré-instalação, e nada de pisos radiantes e soalhos "finos". Penso que também não teremos estores, e, muito menos, brisas solares (o piso de cima também terá que levar uma pequena pala nos quartos).

    Quanto às forras, eu ando com uma ideia de fazer isolamento pelo interior (piso, paredes e tetos falsos), ficava o interior todo em gesso cartonado e facilitava a resolução da ponte térmica das enormes varandas. No exterior, até podia ser o reboco armado com fibra de vidro e barramento final do ETICS, pois parece ser uma boa solução, quer para evitar fissurações, quer para "impermeabilizar". Não sei é se isso encarece muito face a ir logo por ETICS...
  15.  # 15

    Não invente muito... Seja conciso e pragmático. faça a base como deve ser. nos acabamento faz a gestão. Obviamente este tipo de casas depois se não mete certos detalhes, vai ficar muito pobrezinho/ desenquadrado.

    As opções tme de as definir com a equipa de projecto.. Parece-me que tem muitas ideias, mas ainda não teve qualquer tipo de conversa acerca de preços, valores de obra, opções de técnicas construtivas... Para não dizer mais.
    Concordam com este comentário: CMLS265
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasainda não teve qualquer tipo de conversa acerca de preços, valores de obra, opções de tecnicas construtivas...

    É isso mesmo. Está tudo isso para falar e analisar.
  17.  # 17

    Colocado por: antonylemosuma zona de pausa


    Uma zona de pausa seria o que chamam de hall de entrada, ou podia ser outra coisa?

    Eu até penso que, como tem um corredor grandito, não deve dar logo a sensação de estar logo "na sala" (e poupa-se em portas que depois estão sempre abertas).
  18.  # 18

    Colocado por: ricardo.rodriguescomo tem um corredor grandito,

    Na minha opinião, deveria ter no minimo 1,90m de largura... para ser menos oprimido e garantir a pausa, a pausa é espacial, entenda os conceitos subjacentes ;)
  19.  # 19

    Colocado por: ricardo.rodriguesas portas não precisam de ser pivotantes, mas eu terei que analisar diferenças de preço para podermos decidir isso.


    Se é pelo preço então digo-lhe já que n vão ser pivotantes. Tb ponderei isso, não encontrei portas interiores pivotantes a menos de 500 e muitos euros.

    Colocado por: ricardo.rodriguesPenso que também não teremos estores, e, muito menos, brisas solares (o piso de cima também terá que levar uma pequena pala nos quartos).


    Pondere bem, colocar depois é bem mais caro.



    Colocado por: ricardo.rodriguesQuanto às forras, eu ando com uma ideia de fazer isolamento pelo interior (piso, paredes e tetos falsos), ficava o interior todo em gesso cartonado e facilitava a resolução da ponte térmica das enormes varandas.


    Mais caro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  20.  # 20

    Eu gosto bastante da planta, acho-a bem arrumadinha, apenas preferia as escadas nao lugar do quarto, mas isso sou eu que gosto de ver as escadas interiores na sala, mas percebo que neste caso fique melhor assim!
    Tambem acho pouco pratico a lavandaria na cave, muito sobe e desce de escadas para tratar da roupa!
    Os quartos concordo que se de mais largura aos wc’s, nos quartos nem se notará
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues