Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    A casa dos meus pais esta paga na totalidade e avaliada em cerca de €165,000.

    Eu ja ando a algum tempo a ponderar comprar a minha propria casa mas devido a circunstancias da vida tem-me sido bastante dificil juntar dinheiro suficiente.

    Tinha na cabeca o seguinte esquema mas nao sei ate que ponto seria legal ou que problemas poderei encontrar:

    A ideia era pedir um credito habitacao para lhes "comprar" a casa (sendo que eles continuariam a viver nela apos a venda) e consequentemente receberiam o valor bruto da venda, diguemos os €165,000.
    De seguinda usariamos entao apenas parte desse valor ,diguemos 135,000€, para comprar a minha casa a pronto o que ainda nos deixava com cerca de €30,000.

    Eu percebo que estaria a voltar a hipotecar a casa dos meus pais, mas no final de contas iriamos ter duas propriedades em vez de so' uma.

    Existe em termos legais alguma problema com esta transacao? Riscos?

    Obrigado
  2.  # 2

    para quê essa gingaçosa, porque não pede logo diretamente um credito de 135 para comprar a casa para si?

    isso não parece ter muita logica , é apenas ficar a pagar um credito de 165 para ter uma casa de 135 e 30 no bolso?
    Concordam com este comentário: antonylemos, MGoncalves
  3.  # 3

    Pode perfeitamente fazer isso, haja um banco que lhe empreste dinheiro.

    A questão aqui é:

    Se está difícil de juntar dinheiro, acha que o banco lhe vai emprestar o dinheiro que precisa? Vamos imaginar que a casa dos seus pais é mesmo avaliada nos tais 165k (o que não é de todo garantido. A casa vale o que conta para efeitos de cálculo do IMI, tudo o resto é mercado e especulação).

    Nenhum banco lhe vai emprestar 100%, portanto vamos contar com os standard actuais de 80%. São 132k de empréstimo. Portanto você tem de pôr o resto.

    Para além do resto para uma casa escriturada a 165k conte pelo menos com mais uns 5k a 6k para registos, imposto de selo, etc.

    Depois não se esqueça que a esse dinheiro que os seus pais recebem são cobradas mais valias. Se a tal casa dos 135k for comprada no nome deles, é reinvestimento e pode ser que se safem das mais valias. Se for escriturada em seu nome, esqueça, vão ter de pagar mais valias.

    Se ainda a isso juntar riscos de crédito, provavelmente teria de ter fiadores, quem seriam? Os seus pais? Só se por acaso tiverem capital suficiente e se o banco decidir que vender um crédito é mais importante e fechar os olhos.

    Resumindo, é uma estrada possível. Você pode comprar e vender casas a quem quiser, mas conte pelo menos com uns 35mil euros de capita do seu lado.

    Valerá assim tanto a pena?
 
0.0075 seg. NEW