Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: Alkimia

    Catitos onde está a imagem dos ventilconvectores?


    Daqui a uns dias documento a pré instalação, que já aconteceu. As unidades serão daquelas de colocar no tecto falso. Mas para agora não as vamos colocar, fica a instalação em espera caso seja necessário.
  2.  # 102

    Colocado por: casadoscatitos

    Daqui a uns dias documento a pré instalação, que já aconteceu. As unidades serão daquelas de colocar no tecto falso. Mas para agora não as vamos colocar, fica a instalação em espera caso seja necessário.


    Aguardo.
    Pode ser o meu plano B.
  3.  # 103

    Colocado por: nortenho66

    O preço que um depósito custa, nem sequer devia ser opção, devia ser obrigatório.


    Em termos ambientais é um no-brainer. No nosso contexto toda a água que conseguirmos acumular é bem vinda porque temos uma envolvência exterior (horta, jardins) de 3000m2 para cuidar.

    Um deposito de 10mil litros custa 2.5k eur, devidamente instalado rondará os 5k. Estou ainda a ver se aumento a capacidade e qual o impacto para a estabilidade do solo, etc.

    Relativamente a não chover, desde outubro que não tem acontecido outra coisa :) estamos em junho e a chover está. Mas sim, a previsão a longo prazo é que qualquer gota de água que se aproveite será valiosa, a casadoscatitos foi pensada a 50 anos.

    Para agora, o importante será acumular água no inverno/primavera para os dias mais secos do verão.
    Concordam com este comentário: nortenho66
  4.  # 104

    Colocado por: casadoscatitosUm deposito de 10mil litros custa 2.5k eur, devidamente instalado rondará os 5k. Estou ainda a ver se aumento a capacidade e qual o impacto para a estabilidade do solo, etc.

    Lá está, economicamente não compensa. Mas obviamente q são opções q cada 1 toma, tendo em conta a carteira e a consciência.

    1 poço de anéis, impermeabilizado, n ficaria mais em conta? E facilmente com mais capacidade?
  5.  # 105

    Colocado por: NTORION
    Lá está, economicamente não compensa. Mas obviamente q são opções q cada 1 toma, tendo em conta a carteira e a consciência.

    1 poço de anéis, impermeabilizado, n ficaria mais em conta? E facilmente com mais capacidade?


    Claro que sim. Um furo artesiano aqui na zona rondará os 7.5k, infelizmente existe um a menos de 100m e não consigo fazer um no meu terreno. Talvez consiga com alguma ginástica, vamos ver. De qualquer maneira, para mim seria só mais uma fonte de água complementar. Acredito vivamente que o aproveitamento das águas pluviais deveria ser regulamentado e obrigatório. Toda a água potável que cai sobre os nossos telhados vai diretamente para o esgoto :-(
    Concordam com este comentário: nortenho66
  6.  # 106

    Colocado por: AlkimiaGrande e bom testemunho.

    Colocado por: desofiapedroé uma obra de referência aqui no fórum por todo o cuidado na construção, um bom exemplo.

    Colocado por: desofiapedroAdoro esta casa :)


    Nem tudo são rosas, lamentavelmente esta obra já teve um falecimento.
  7.  # 107

    Colocado por: zedasilva



    Nem tudo são rosas, lamentavelmente esta obra já teve um falecimento.


    É verdade, rest in peace my friend. Devidamente enterrado junto a uma oliveira para esta aproveitar todos os nutrientes que tens para oferecer.
      20210614_171405.jpg
  8.  # 108

    Ia perguntar o mesmo do Ntorion, não vai fazer poço para rega? Mesmo com o sistema de recuperação de água da chuva o poço será sempre útil, garantido e barato. E um lote de 3000 m2 está mesmo a pedir um poço ;-)

    Também imaginava um furo bem fundo para água potável e a ligação à rede pública só de suporte... mas lá está, são opções e preferências. Atribuições de importância diferentes e todas respeitáveis.
  9.  # 109

    Colocado por: casadoscatitos

    Claro que sim. Um furo artesiano aqui na zona rondará os 7.5k, infelizmente existe um a menos de 100m e não consigo fazer um no meu terreno. Talvez consiga com alguma ginástica, vamos ver. De qualquer maneira, para mim seria só mais uma fonte de água complementar. Acredito vivamente que o aproveitamento das águas pluviais deveria ser regulamentado e obrigatório. Toda a água potável que cai sobre os nossos telhados vai diretamente para o esgoto :-(


    Ahh poço de aneis, confundi logo com o furo... vou analisar. Obrigado.
  10.  # 110

    Colocado por: Casa da HortaIa perguntar o mesmo do Ntorion, não vai fazer poço para rega? Mesmo com o sistema de recuperação de água da chuva o poço será sempre útil, garantido e barato. E um lote de 3000 m2 está mesmo a pedir um poço ;-)

    Também imaginava um furo bem fundo para água potável e a ligação à rede pública só de suporte... mas lá está, são opções e preferências. Atribuições de importância diferentes e todas respeitáveis.


    Já há um furo muito perto, na zona da casa não é possivel fazer outro, vou tentar numa das extremas mais afastadas mas será só daqui a uns meses.
  11.  # 111

    Colocado por: zedasilva



    Nem tudo são rosas, lamentavelmente esta obra já teve um falecimento.


    Essa segunda citação, não me lembro de ter dito isso xD embora ache a obra fixe.
    • RSS
    • 18 junho 2021

     # 112

    Colocado por: casadoscatitos
    Colocado por: NTORION Acredito vivamente que o aproveitamento das águas pluviais deveria ser regulamentado e obrigatório. Toda a água potável que cai sobre os nossos telhados vai diretamente para o esgoto :-(
    Concordam com este comentário:nortenho66


    Concordo que é sempre uma mais valia aproveitarmos a água da chuva, quer seja para regas quer para algumas divisões da casa... a água vai ser um bem escasso. Na minha construção recuperei um reservatório com 22m3 para aproveitar toda a agua dos telhados.

    No entanto também não é verdade que a água que cai nos nossos telhados vá para o esgoto! Vai para a rede de águas residuais pluviais, e não se cruza com a rede de esgotos que vai para tratamento.
    A rede de águas residuais pluviais,vai alimentar as bacias hidrográficas e continuar o ciclo natural da água.

    Aproveito para lhe dar os parabéns pela sua construção a qual gosto muito!
  12.  # 113

    Colocado por: RSSColocado por: casadoscatitos

    Concordo que é sempre uma mais valia aproveitarmos a água da chuva, quer seja para regas quer para algumas divisões da casa... a água vai ser um bem escasso. Na minha construção recuperei um reservatório com 22m3 para aproveitar toda a agua dos telhados.

    No entanto também não é verdade que a água que cai nos nossos telhados vá para o esgoto! Vai para a rede de águas residuais pluviais, e não se cruza com a rede de esgotos que vai para tratamento.
    A rede de águas residuais pluviais,vai alimentar as bacias hidrográficas e continuar o ciclo natural da água.

    Aproveito para lhe dar os parabéns pela sua construção a qual gosto muito!


    Tem razão!
  13.  # 114

    Colocado por: HAL_9000
    Não consegui ainda foi encontrar os cerâmicos que falam.


    A gama de cerâmicos é a Terra da Pavigrés:
    https://pavigres.com/ficheiros/catalogos/terra.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  14.  # 115

    A preocupação ambiental desta obra não se resume ao projeto e às soluções construtivas.
    Na execução das mais simples tarefas essa preocupação está igualmente presente.
    Concordam com este comentário: casadoscatitos
      14.jpg
  15.  # 116

    Colocado por: casadoscatitos

    Ahh poço de aneis, confundi logo com o furo... vou analisar. Obrigado.


    Agora me lembro porque o poço foi descartado logo no inicio do projeto. A familia tem trauma com poços :-(
  16.  # 117

    Colocado por: casadoscatitosRelativamente a não chover, desde outubro que não tem acontecido outra coisa :) estamos em junho e a chover está. Mas sim, a previsão a longo prazo é que qualquer gota de água que se aproveite será valiosa, a casadoscatitos foi pensada a 50 anos.

    Para agora, o importante será acumular água no inverno/primavera para os dias mais secos do verão.
    Talvez para alguém que gosta de chuva eu tenha a perceção errada de que chove cada vez menos. Contudo como moro em Lisboa, admito que não consigo acompanhar devidamente a pluviosidade da zona centro.

    Contudo em termos ambientais, sem dúvida que todos deveríamos fazer o aproveitamento das águas da chuva. A questão económica só a coloquei porque o casadoscatitos pensou de facto em todos os aspetos desta casa, e claro o fator económico é um fator de peso, e indissociável de qualquer opção tomada. Admito que estava a considerar que depósito + bomba + canalização para reaproveitamento da água para os autoclismos ficasse bem mais caro que os 5K.
  17.  # 118

    Casadoscatitos
    Obrigado mais uma vez pela partilha.

    Pode informar pf qual a altura de teto falso que vai ter?Tenho curiosidade por causa do espaço necessário pelas condutas da VMC.

    Obrigado,
  18.  # 119

    Colocado por: Casa da HortaTambém imaginava um furo bem fundo para água potável e a ligação à rede pública só de suporte...
    Ainda para mais na zona que é. Em qualquer local onde se faça um buraco, aquilo vai dar água de certeza:) já quanto a ser potável....infelizmente temos andado a poluir os nosso terrenos há demasiado tempo.
    Concordam com este comentário: casadoscatitos
  19.  # 120

    Colocado por: SCCorreiaCasadoscatitos
    Obrigado mais uma vez pela partilha.

    Pode informar pf qual a altura de teto falso que vai ter?Tenho curiosidade por causa do espaço necessário pelas condutas da VMC.

    Obrigado,


    O pé direito será de 255cm ficam cerca de 16cm para o teto falso. Os tubos da vmc sao de 9cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
 
0.0324 seg. NEW