Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito bom dia!
    Esperamos que estejam todos bem e aproveito desde já para agradecer a atenção e ajuda que me prestarão.

    Eu e a minha esposa estamos a começar a procura para comprar casa. Como estamos num meio de carpintarias e mobiiário, temos contatos que nos fariam poupar alguns euros.
    A nossa ideia seria adquirir uma moradia que fosse necessário algumas remodelações para a colocarmos ao nosso gosto (principalmente no interior).
    Mas como é a primeira vez que nos aventuramos nisto, temos muitas dúvidas como e óbvio.

    A primeira começa com o crédito.
    1). Pelo que percebi existem créditos para aquisição + obras. Será que alguém me pode clarificar mais sobre este assunto? Como tu isto se processa? É necessário apresentação de projeto para obter crédito para as obras?

    2). Neste momento temos em vista um imóvel que nos parece ser uma boa oportunidade e ainda não está no site da imobiliária por ser tão recente. A minha questão é que será necessário remodelar todo o interior e queríamos fazer algumas mudanças exteriores. Mas tenho bastante receio de ser necessário licenças, projetos, etc porque sei que além da dor de cabeça, sei que é todo um processo moroso. Obviamente queria reduzir ao máximo o timing porque estou a pagar renda também.

    Tenho outras dúvidas, mas vou apresentando ao longo da conversa :)

    Mais uma vez, muito obrigado.
    Cumprimentos,
    Rafael Vinhas
  2.  # 2

    Bom Dia Rafael,

    1 - Sim , existem esses créditos. É necessário projeto para o dinheiro das obras. E só é libertado a medida que vai concluindo as obras.Precisa de dinheiro seu para arrancar a obra.

    2 - De momento aconselho a projetar obras interiores, sem alteração de fachadas e que permitam comprar e fazer obras sem grandes problemas com o Município.
    Depois de ser seu, fica com mais tempo a médio prazo para projetar as outras obras.
    Qual a sua ideia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rafael Vinhas
  3.  # 3

    Colocado por: NelhasBom Dia Rafael,

    1 - Sim , existem esses créditos. É necessário projeto para o dinheiro das obras. E só é libertado a medida que vai concluindo as obras.Precisa de dinheiro seu para arrancar a obra.

    2 - De momento aconselho a projetar obras interiores, sem alteração de fachadas e que permitam comprar e fazer obras sem grandes problemas com o Município.
    Depois de ser seu, fica com mais tempo a médio prazo para projetar as outras obras.
    Qual a sua ideia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rafael Vinhas


    Muito obrigado pela sua pronta resposta!

    Talvez seja mais fácil ser mais específico! Anexei duas imagens da casa que falei no primeiro post.

    Essa é uma casa que neste momento tem no piso de cima: 3 quartos, 1 sala, 1 WC, 1 cozinha. No piso inferior (neste momento sem acesso pois os antigos donos taparam uma vez que parece que tinham um armazém para o seu negócio) tem um espaço amplo com 1 wc muito pequena. Tem 1 garagem ao fundo da casa e tem a lavandaria. Em cima da garagem tem uma divisão com uma pequena varanda.

    Tem telhas exteriores à frente da garagem com amianto.

    Em termos de estrutura não me parece que precise de muitas intervenções. Em último caso para evitar licenças, talvez trocar apenas portas, janelas e uma pintura.

    Pondo as licenças de lado, a nossa ideia seria:

    Piso de cima:
    Eliminar a cozinha e o WC. Os quartos da frente (janelas frontais) fazer apenas uma suite com closet. Fazer uma outra wc para outros quartos.

    Piso de baixo:
    Fazer cozinha e sala em openspace com 1 wc de serviço.

    O maior problema está no piso inferior. Temos apenas uma janela e uma porta de garagem. Mesmo fazendo uma janela na área da porta, ainda assim não teria iluminação natural suficiente. O ideal seria rasgar uma parte da fachada para fazer janelas envidraçadas grandes para obter o máximo de luz natural. Mas já sei que para isso é necessário licenças...

    O que acham?
    Concordam com este comentário: Brunaa126
      Imagem 2.jpg
      Imagem 1.jpg
  4.  # 4

    Outra questão:

    À uns tempos pesquisei valores para projeto de construção e com todas as especialidades rondavam os 6000-7500€.

    Um projeto de arquitetura neste moldes teria o mesmo custo que uma construção de raiz?

    Obrigado.
  5.  # 5

    Colocado por: Rafael VinhasPiso de cima:
    Eliminar a cozinha e o WC. Os quartos da frente (janelas frontais) fazer apenas uma suite com closet. Fazer uma outra wc para outros quartos.

    Piso de baixo:
    Fazer cozinha e sala em openspace com 1 wc de serviço.

    O maior problema está no piso inferior. Temos apenas uma janela e uma porta de garagem. Mesmo fazendo uma janela na área da porta, ainda assim não teria iluminação natural suficiente. O ideal seria rasgar uma parte da fachada para fazer janelas envidraçadas grandes para obter o máximo de luz natural. Mas já sei que para isso é necessário licenças...


    Duvido que consiga realizar estas obras sem licenciamento.
    São obras que vão exigir intervenções profundas, barulho, maquinaria, detritos a eliminar, etc.
    Basta uma vizinho sentir-se incomodado.
    Penso ser demasiado arriscado.

    Mas aguarde pela opinião dos construtores.



    Colocado por: Rafael VinhasOutra questão:

    À uns tempos pesquisei valores para projeto de construção e com todas as especialidades rondavam os 6000-7500€.

    Um projeto de arquitetura neste moldes teria o mesmo custo que uma construção de raiz?

    Obrigado.


    A solução é pagar uma pré-consulta a um gabinete de projetos e levar a documentação, papeladas, plantas e afins.
    Eles vão ajuda-lo , explicar, apresentar planos e soluções e dar-lhe previsão de custos com projectos e com obras.
    É dinheiro que deve investir.
  6.  # 6

    "Duvido que consiga realizar estas obras sem licenciamento.
    São obras que vão exigir intervenções profundas, barulho, maquinaria, detritos a eliminar, etc.
    Basta uma vizinho sentir-se incomodado.
    Penso ser demasiado arriscado.

    Mas aguarde pela opinião dos construtores."


    Pois também imaginava que seria necessário licenças.

    "A solução é pagar uma pré-consulta a um gabinete de projetos e levar a documentação, papeladas, plantas e afins.
    Eles vão ajuda-lo , explicar, apresentar planos e soluções e dar-lhe previsão de custos com projectos e com obras.
    É dinheiro que deve investir."


    Hoje vou com um empreiteiro pedir orçamento. Depois irei com outros empreiteiros, pelo menos mais dois para saber os preços médios. E entretanto ou falar com um arquiteto amigo para saber a opinião dele.
  7.  # 7

    Penso que deve bastar um comunicação de início de obra se só dizer alterações interiores (muita gente nem sequer isso comunica).

    Já se for alterar fachadas ou outros elementos definidos como estando sujeitos a licenciamento, terá de o fazer.

    A obra é em que zona?
  8.  # 8

    Colocado por: RRoxxPenso que deve bastar um comunicação de início de obra se só dizer alterações interiores (muita gente nem sequer isso comunica).

    Já se for alterar fachadas ou outros elementos definidos como estando sujeitos a licenciamento, terá de o fazer.

    A obra é em que zona?


    Obrigado pelo seu contato.
    A obra em no concelho de Gondomar.
  9.  # 9

    Fui agora com um empreiteiro que não conhecia e deu-me orçamento de 100-120.000€ para renovar.

    Está dentro dos orçamentos? Estou a achar o valor um pouco alto mas como não sou da área não sei.
  10.  # 10

    Colocado por: JoelM

    para renovar o que? que materiais? o que que ele vai fazer?

    se não tem projecto, como é que ele sabe o que é para fazer?


    Pois também achei estranho pois não fez muitas perguntas. Apenas disse que tinha que levar telhado novo, capoto, instalação elétrica nova, canalização nova, etc etc

    Quarta feira vou lá com mais um ou dois para obter outras opiniões...
  11.  # 11

    Colocado por: JoelM

    para que? quer mais numeros atirados para o ar?

    antes de lhe darem preço tem de lhes dar um projecto para eles saberem o que que vão fazer...


    Mas preciso antes saber quanto é que ficará para ver se avanço ou não com a compra.
    Uma coisa é eu comprar e precisar de 50,000€ de outras. Outra coisa é comprar e precisar de 100-120,000€, não concorda?
  12.  # 12

    Colocado por: JoelM

    sim, e se o empreiteiro lhe disser que fica por 100,000 , voce acha um preço justo para o que tem na sua cabeça, compra, manda fazer projecto e ele diz-lhe que os 100.000 nao era para nada daquilo que está em projecto, que era so para "lavar a cara" à casa? vai fazer o quê depois?


    Entendo o que me diz, mas vou avançar com a compra sem antes ter uma ideia do que me poderá custar? Qual seria a melhor forma de agir?
  13.  # 13

    Colocado por: NelhasA solução é pagar uma pré-consulta a um gabinete de projetos e levar a documentação, papeladas, plantas e afins.
    Eles vão ajuda-lo , explicar, apresentar planos e soluções e dar-lhe previsão de custos com projectos e com obras.


    Então, a casa custa x. De acordo com alterações pretendidas e os fundos disponíveis, as alterações custam y conforme preço dado pelo empreiteiro ao projecto feito.

    x + y = fundos que gastará.

    Não se esqueça que, tal.como foi já descrito, o crédito para compra mais obras depende de projecto feito por um gabinete, pois o banco tem que saber o que está a financiar e só liberta os fundos à medida da conclusão dos trabalhos.

    Agora não leve empreiteiros à casa sem ter uma ideia de projecto de alterações, pois a única coisa que eles farão é atirar um número para o ar.
  14.  # 14

    Colocado por: Caravelle

    Então, a casa custa x. De acordo com alterações pretendidas e os fundos disponíveis, as alterações custam y conforme preço dado pelo empreiteiro ao projecto feito.

    x + y = fundos que gastará.

    Não se esqueça que, tal.como foi já descrito, o crédito para compra mais obras depende de projecto feito por um gabinete, pois o banco tem que saber o que está a financiar e só liberta os fundos à medida da conclusão dos trabalhos.

    Agora não leve empreiteiros à casa sem ter uma ideia de projecto de alterações, pois a única coisa que eles farão é atirar um número para o ar.


    Sim, claro que tenho uma ideia do que pretendo para ali (talvez não vá mexer nas fachadas agora). Por isso o que pretendo é simples. É eliminar a cozinha em cima, mudar a posição da WC e criar uma outra no piso superior, deixar e erguer umas paredes. Em baixo será criar sala, cozinha e WC de serviço.
    Colocar tetos falsos, ajeitar paredes, carpintaria toda nova, pintura e caixilharias novas.
    Ao falar com um arquiteto conhecido ele disse que é perfeitamente executável.Com isto em mente não consigo orçamentos? Preciso de projeto?
  15.  # 15

    A primeira coisa é ir a um arquitecto.
    E depois sim, com plantas, projectos e projecções vai a um empreiteiro e pergunta:

    Quanto custa fazer isto.

    Voçe está a fazer ao contrário.
  16.  # 16

    Colocado por: NelhasA primeira coisa é ir a um arquitecto.
    E depois sim, com plantas, projectos e projecções vai a um empreiteiro e pergunta:

    Quanto custa fazer isto.

    Voçe está a fazer ao contrário.


    Pois reconheço que assim seria o ideal, mas não quero ter custos de projetos sem saber se tenho € para as obras.
    Preciso primeiro saber as balizas, uma noção do valor para saber se avanço com a compra do imóvel. Não vou fazer projeto antes da compra do imóvel só para ter uma noção de valores de obras, não concorda?
  17.  # 17

    Se já tem um arquitecto amigo, pode falar com ele.
    Pode sempre consultar um técnico - apenas um consulta, não precisa fazer projectos.

    Colocado por: Rafael Vinhas

    Pois reconheço que assim seria o ideal, mas não quero ter custos de projetos sem saber se tenho € para as obras.
    Preciso primeiro saber as balizas, uma noção do valor para saber se avanço com a compra do imóvel. Não vou fazer projeto antes da compra do imóvel só para ter uma noção de valores de obras, não concorda?
  18.  # 18

    Colocado por: Rafael VinhasPois reconheço que assim seria o ideal, mas não quero ter custos de projetos sem saber se tenho € para as obras.


    Mas têm de recorrer pelo menos, conforme mencionado pelo ADRO a um técnico para consulta.
    Senão o valor dado pelo empreiteiro é um tiro no escuro a atirar por cima.
    São 100, são 200, são 50.
  19.  # 19

    Boa Tarde, como estão?

    Para não abrir outro tópico vou continuar a usar este porque refere-se praticamente à mesma coisa.
    Entretanto vamos avançar com outra casa que esta semana iremos fazer o CPCV.

    Esta casa no piso inferior tem: à entrada lado direito uma pequena sala estar, escadas para o piso superior e depois sala de jantar lado direito e cozinha lado esquerdo. Debaixo das escadas tem despensa.
    No piso inferior a ideia seria deitar abaixo as paredes da sala de estar uma vez que é pequena para dar a sensação de um espaço maior. Deitar a parede divisória da sala de jantar e cozinha e fazer 'open space'. Mas a ideia seria trocar a cozinha do lado esquerdo para o lado direito. Na despensa fazer WC de serviço.

    No piso de cima tem 2 quartos e 1 WC completo. Como o 1 dos quartos é grande seria para fazer suite, fazer mais 1 WC e closet.

    Até aqui necessitaria de projeto para licenciamento?

    Depois queríamos fazer duas coisas se o orçamento for favorável:
    1). No piso inferior, abrir a fachada lado de trás e colocar a parede envidraçada para o jardim.
    2). Fazer aproveitamento de sotão fazendo outro vão de escadas.

    Para estas obras uma vez que envolve bastantes mudanças no layout da planta será necessário projeto?

    Se me puderem ajudar agradecia muito.

    Obrigado pela atenção.
  20.  # 20

    Boa Noite,

    Alguém que tenha tido a mesma experiência que queira partilhar?

    Obrigado.
 
0.0257 seg. NEW