Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    1. Num terreno para uma moradia unifamiliar existe algum impedimento de construir um programa que permita alugar (mesmo sem morada fiscal) 2 ou 3 espaços modulares tipo T0? Basicamente parto do principio que o programa da moradia é livre desde que respeite as normas de projeto (áreas minimas, acessibilidades etc...). No fundo a ideia sera alugar um espaço habitável tipo T0 tal como quem aluga um quarto.

    2.Os volumes podem estar separados e a ligação entre eles ser feita por zona aberta ao exterior mas sempre coberta?

    3. Todas as partes habitáveis estão num primeiro piso. O acesso por escadas tem de ser necessariamente fechado ou bastaria cumprir a possibilidade de instalação de meios mecânicos, caso necessário - largura suficiente ? Sabendo que mesmo que a caixa de escadas seja fechada, ao chegar ao primeiro piso, a pessoa terá que passar pelo exterior (coberto) para aceder às partes habitáveis.



    Obrigado.
  2.  # 2

    Se está a fazer T0's, já deixa de ser unifamilar.... Se for num loteamento urbano, é inviável o que pretende, ou sendo viável, terá de proceder a alteração do alvará de loteamento.
    Cada caso é um caso.. tem de ver isso com o arquitecto que o ajudar a fazer o projecto... depende de muita coisa.
  3.  # 3

    Depende do numero de fogos permitidos para esse local....
    Informe-se bem na câmara e/ou com um técnico.
    Forneça mais dados sobre o terreno, para que possamos ajudar.

    Colocado por: Adrian

    1. Num terreno para uma moradia unifamiliar existe algum impedimento de construir um programa que permita alugar (mesmo sem morada fiscal) 2 ou 3 espaços modulares tipo T0? Basicamente parto do principio que o programa da moradia é livre desde que respeite as normas de projeto (áreas minimas, acessibilidades etc...). No fundo a ideia sera alugar um espaço habitável tipo T0 tal como quem aluga um quarto.

    2.Os volumes podem estar separados e a ligação entre eles ser feita por zona aberta ao exterior mas sempre coberta?

    3. Todas as partes habitáveis estão num primeiro piso. O acesso por escadas tem de ser necessariamente fechado ou bastaria cumprir a possibilidade de instalação de meios mecânicos, caso necessário - largura suficiente ? Sabendo que mesmo que a caixa de escadas seja fechada, ao chegar ao primeiro piso, a pessoa terá que passar pelo exterior (coberto) para aceder às partes habitáveis.



    Obrigado.
  4.  # 4

    Obrigado pelo vosso feedback.

    O terreno esta inserido numa urbanização, para moradia unifamiliar e certamente estamos a falar de um único fogo. Eu n pretendo dar morada fiscal ou vender, é apenas para alugar como quem aluga um quarto suplente. Nesse caso serão considerados como diferentes fogos? Em ultima analise pode ser um acesso fechado comum que dá para um hall de distribuição, de tal forma que tudo pode funcionar como um todo, se desejado um dia mais tarde.

    E em relação ao programa, a câmara pode levantar questões ? O facto de ter duas ou três cozinhas é uma escolha do dono da obra, não? Cada vez menos mas existem casas em Portugal que têm mais do que uma cozinha...

    Mas mais do que o programa em si, o que menos está claro para mim é se podem ser volumes separados e se seria isso que levaria a serem considerados como fogos separados e logo inviabilizar o processo.

    Mas sim o melhor é falar com a câmara.

    Se não for possível fica a questão o de como rentabilizar ali: construir para vender parece-me um grande risco e eu não queria vender. Por outro lado, alugar um único espaço tipo t2 ,t3 ou até mesmo t4, a rentabilidade é quase inexistente no mercado onde se insere. E se for um aluguer elevado penso que quem poderá pagar, teoricamente irá mais facilmente construir ou sobretudo comprar, não ?

    Enfim, qual a melhor opção teoricamente para rentabilizar um terreno com bons acessos e a poucos minutos de um centro urbano.

    Obrigado.



    Obrigado.
  5.  # 5

    Se os acessos são separados e independentes é uma habitação multi familiar, pois tem mais que um fogo.
  6.  # 6

    E qua

    Colocado por: AdrianSe não for possível fica a questão o de como rentabilizar ali: construir para vender parece-me um grande risco e eu não queria vender. Por outro lado, alugar um único espaço tipo t2 ,t3 ou até mesmo t4, a rentabilidade é quase inexistente no mercado onde se insere. E se for um aluguer elevado penso que quem poderá pagar, teoricamente irá mais facilmente construir ou sobretudo comprar, não ?

    Isso é um assunto que tem de ver... Estudo de mercado.


    Quanto ao resto depende de muita coisa....
  7.  # 7

    Obrigado pelas pistas.
 
0.0137 seg. NEW