Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Pedro Barradas... porque razão o limite de terreno nas propostas de planta tem um formato diferente, do lote constante no lev. topografico?
    Foram mais umas "fotocopias"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina


    Penso que será por se tratar de um estudo prévio, onde ainda estamos a tratar da montagem das divisões nos sítios.

    A nível social já imaginámos ter gente em casa na sala de estar e terem que ir à casa de banho, onde têm que atravessar uma grande parte da casa para ir à IS social. Uma solução seria trocar a casa de banho com o closet, mas depois iria prejudicar quem está nos quartos e teria que atravessar o mesmo hall para ir à casa de banho.

    Outra questão que também poderemos ver é a necessidade de ter um closet, uma vez que podíamos aproveitar a garagem para esse efeito.
  2.  # 22

    Antes de mais obrigado por todas as respostas e sugestões que foram dadas.



    Colocado por: marco1
    por exemplo a sala "vê" o terreno no sentido do declive?

    que partido se tira do terreno no lado sul? sendo a casa meio um polígono compacto e no centro de terreno ?

    não poderia a tal cave ser algo mais que...uma cave? a tirar partido do espaço exterior,

    a escada de ligação precisa de ser algo confinado e mesmo no miolo da casa?

    para que serve aquela varanda do quarto se quem está dentro do mesmo não a vê e tira partido direto

    para mim a única coisa bem interessante nessa planta é o alpendre da churrasqueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina


    1- A sala é virada para a rua e para a varanda que vai ficar ao nível da estrada.

    2- Na parte sul vamos tentar ter uma zona social com a churrasqueira e uma varanda.

    3- Não tem necessariamente que ser no miolo da casa mas para ser sinceros não estamos a ver outro sítio para a colocar. Alguma sugestão?

    4- Esta varanda à partida vai ser eliminada por essas razões .



    Colocado por: DR1982Se nao fizer cave a todo o tamanho da casa como faz para segurar a casa? Tem de fazer desvão até ao firme? Se for esse o caso acho que mais vale fazer logo cave a todo o tamanho da casa, desvão bem feito nao acaba por ficar muito mais barato e caso fique mal feito pode dar uma serie de dores de cabeça!
    Concordam com este comentário:fernandol,ricat,fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina


    Concordo! Vamos fazer a cave do tamanho da casa.



    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá. Não se percebe para que lado fica a rua nas plantas de interior. O poligono desenhado no levantamento topografico não corresponde ao das plantas.

    O portão da garagem fica de frente para a rua, é isso?


    Vejo a garagem virada para um lado, e a porta de entrada no lado oposto, muito confuso isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina


    A estrada fica do lado esquerdo das imagens que coloquei (do lado do hall) e o portão da cave no lado aposto, na parte mais baixa do terreno.



    Colocado por: pauloagsantosnestas casas implantadas em terrenos em declive temos por vezes que pensar de forma diferente. Nesta planta jogou-se pelo seguro, cave em baixo a servir de garagem e moradia em cima, mas que acaba por usufruir pouco do terreno. Viver nessa casa ou num apartamento com um terraço acabava por ser a mesma coisa.

    eu fazia uma coisa mais radical, garagem em cima, com alguns quartos e zona social e mais um quarto em baixo para usufruir mais do terreno. Mas concordo que possa ser uma visão mais radical quando andava à procura de terrenos, debati esta ideia com a minha mulher e fez-lhe muita confusão.

    No entanto em si a casa está arrumadinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina


    Nesse aspecto somos bastantes conservadores, apesar de achar que realmente era uma ideia fora da box. Em relação ao terreno , podemos usufruir totalmente dele visto que o terreno é dos meus sogros e apenas temos aquele destaque de 550m2.



    PS: Tinha escrito respostas mais completas e individualizadas a cada um, mas por alguma razão apaguei tudo o que tinha escrito por lapso. Mais uma vez agradeço a todos as sugestões e críticas ao estudo prévio.
  3.  # 23

    Colocado por: Rsousapina
    A estrada fica do lado esquerdo das imagens que coloquei (do lado do hall) e o portão da cave no lado aposto, na parte mais baixa do terreno.


    Então o carro dá a volta à casa toda para entrar pelas traseiras? É isso?
  4.  # 24

    Colocado por: RsousapinaPenso que será por se tratar de um estudo prévio, onde ainda estamos a tratar da montagem das divisões nos sítios.


    Como assim?
    Então o Arquitecto mostra-lhe uma planta com o interior mas com um terreno diferente? Hmmmmmm? Aqui há gato.
  5.  # 25

    .... gato com o rabo de fora.... Saca ali da gaveta, aquele projecto que fizemos para o lote parecido....
  6.  # 26

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Então o carro dá a volta à casa toda para entrar pelas traseiras? É isso?


    Exactamente. O resto do terreno é dos meus sogros, portanto não teremos problemas com isso.



    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Como assim?
    Então o Arquitecto mostra-lhe uma planta com o interior mas com um terreno diferente? Hmmmmmm? Aqui há gato.



    Acho que já sei o porquê dessa situação. Não sei se é relevante mas os meus sogros há 10 anos tiveram projecto aprovado para aquele destaque, e optaram por não construir. Pode ter sido usado o anterior e colocado "por cima"
  7.  # 27

    Colocado por: RsousapinaExactamente. O resto do terreno é dos meus sogros, portanto não teremos problemas com isso.


    E faz sentido? Pavimentar uma pista dessas à volta da casa? Ou será em terra-batida?
    Não seria melhor considerar uma garagem a Norte por exemplo? Eventualmente à cota da entrada?
    Faz sentido ter a tal cave? O terreno desce "apenas" meio-piso...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, i990343
  8.  # 28

    Colocado por: RsousapinaNão sei se é relevante mas os meus sogros há 10 anos tiveram projecto aprovado para aquele destaque, e optaram por não construir. Pode ter sido usado o anterior e colocado "por cima"


    Mas e esta nova casa, não deveria ser pensada em função do que você gosta, quer e pode?
  9.  # 29

    Colocado por: Anonimo1210

    Tente encurtar esse closet, enorme, maior por exemplo que a I.S comum.


    Closets nunca são enormes!!! :D (nota-se muito que sou uma pessoa que "tem" um ainda maior? eheheh)

    Rsousapina, garagem também nunca é grande demais. Com o passar dos anos acumulamos sempre "tralhas", ferramentas de bricolage, bicicletas, etc e na garagem mais pequena não terá espaço para isso, parece-me... Já no caso do closet, uma vez que ambas as soluções têm o mesmo tamanho, parece-me má solução fazer aquele acesso ao quarto e devido a isso perder espaço útil. (isto porque vejo que tem um armário no quarto e esse closet em princípio será para uso de toda a casa...).
  10.  # 30

    Colocado por: RsousapinaEstou indeciso com o tamanho da cave... Quanto maior for a área mais vai encarecer :(
    Amigo Pina, já lhe deram aqui boas dicas sobre como deve encarar a utilidade deste espaço. Um bom exercício é pensar na utilidade que poderá ter para si e para a sua família o espaço extra, não só para lazer como para utilidade "familiar".
    Amanhã surge uma ideia de fazer um estúdio para os miudos e graudos ouvirem musica, fazer um pequeno retiro de bricolage, instalar uma sauna, criar uma zona para arrumar a "cangalhada" que ao longo dos anos se arrastando pela casa, etc...
    Tenho um amigo que teve o mesmo dilema e acabou por decidir fazer o espaço todo. Andou meia dúzia de anos a dizer que tinha ali aquele espaço e que não servia para nada. Metia lá 2 carros, mas tinha lugar para outros tantos, etc...
    Há meia dúzia de anos começou a frequentar um grupo de cicloturismo e rapidamente se transformou num fanático pela atividade. Tem uma filhota que também já o acompanha e hoje tem cerca de uma dúzia de bicicletas. Entretanto desenvolveu como hobby arranjá-las e recuperá-las e montou para isso uma pequena oficina. O espaço a mais que lá tinha, é agora uma oficina que mais parece um laboratório e as biclas estão todas acomodadas em cavaletes especiais num show room que é um deleite para quem gosta. E é isto!
    Portanto, meu caro, pense nisto e quanto à parte financeira faça contas e peça orçamentos. Se calhar vai concluir que não é assim tão caro ter aquele espaço extra. Além de valorizar a propriedade.
    Por oposição, também há quem construa moradias com a tipologia da sua e ache normal fazer uma garagem para 1 carro e na boa afirmar que se amanhã tiver mais um ou dois que os deixa estacionados à porta e que tralha mete tudo no lixo...
    Eu diria que é mais uma questão de visão do que de opção, mas cada um sabe de si.
    Meti este post só pelo tema da garagem. Um dia destes posso vir dar uma "bicada" no resto da planta.

    Bom projeto e boa sorte,
  11.  # 31

    Obrigado novamente por todas as respostas. Tenho andado um bocado "calado" porque estamos a juntar todas as ideias (dadas aqui e não só) para as passarmos à arquitecta.

    Colocado por: Anonimo1210Acho que sinceramente deveria reformular o projeto...
    Tem muita despesa evitada.

    Tente encurtar esse closet, enorme, maior por exemplo que a I.S comum.


    O tamanho do closet poderá ser encurtado, mas a prioridade será tirar os cantos, pois é espaço de closet que é sempre mal subaproveitado. O ideal será ter só closet de cada um dos lados a ir até à parede e quem sabe colocar um espelho grande nessa parede em frente.

    BigCastle e Kduvidas:
    A nossa opinião também será essa, além de colocar uma casa de banho na cave para evitar que em ocasiões sociais se tenha que subir até à casa propriamente dita.

    Ao longo dos anos costumamos acumular trabalha e com a cave do tamanho da cave quem sabe um dia com o aumento da família possamos por umas paredes em pladur na cave e voilá, ficamos com outra casa :)

    Agora realmente teremos que ver com a arquitecta uma forma de reduzir áreas ou outra forma de baixar um pouco o possível custo da construção. Assim que tenhamos novidades coloco aqui uma nova planta para nos darem a nossa opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  12.  # 32

    Qual a intenção com duass de acesso ao closet?
    Concordam com este comentário: Rsousapina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rsousapina
  13.  # 33

    Colocado por: DR1982Qual a intenção com duass de acesso ao closet?
    Concordam com este comentário:Rsousapina
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina


    Em relação ao closet a arquitecta sugeriu duas formas de acesso: através do quarto suite (o nosso) ou através do hall, para vermos qual gostamos mais.
  14.  # 34

    Colocado por: Rsousapinaa arquitecta sugeriu duas formas de acesso: através do quarto suite (o nosso) ou através do hall,


    Já estou como o Pedro Barradas: "de certeza que é arquiteta?" "Deve ser a primeira casa!"

    Então onde é que já se viu o closet de uma suite não ter acesso pela suite? Só se tiver tendências de show off ou gostar de fazer nudismo. Mas os seus hóspedes ou visitas não serão necessariamente voyeristas.
  15.  # 35

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Já estou como o Pedro Barradas: "de certeza que é arquiteta?" "Deve ser a primeira casa!"

    Então onde é que já se viu o closet de uma suite não ter acesso pela suite? Só se tiver tendências de show off ou gostar de fazer nudismo. Mas os seus hóspedes ou visitas não serão necessariamente voyeristas.


    ricardo.rodrigues, não tenho nada a ver com o projecto, mas se verificar com atenção, aquele "closet" pelo visto não é "o" closet do quarto... Eles têm lá um armário perto da cama, pelo que imagino que esse suposto closet funcione mais como armário para a casa toda (zona para lençóis e cenas dessas)... Eu não faria de todo assim, mas imagino que seja essa a explicação para a estranha situação dos acessos...
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  16.  # 36

    Ok, mas nesse caso não faria muito sentido estudar o acesso a partir do quarto.
    Só o Rsousapinha pode confirmar a finalidade do compartimento.
    • GFB
    • 3 junho 2020

     # 37

    Boa tarde,

    @ Rsousapina

    Relativamente ao closet, como outro aqui dizeram não faz muito sentido o acesso pelo corredor. Penso que a solução de uma suite é bem mas atrativa e uma mais valia para a moradia. No entanto acho que esta deve dar intimidade à zona da cama e assim sendo mudava um pouco o arranjo desta. É só um exemplo... o arquiteto que veja bem as dimensões.

    Cps,
  17.  # 38

    Olá a todos!
    Possivelmente não me expliquei bem, o closet que pretendemos não seria um típico closet de quarto mas sim um closet para arrumar roupas de cama e assim.


    GFB obrigado pela sugestão, no entanto nesse caso ficaríamos com armários a mais, nao? O que iria encarecer mais a construção da casa.
  18.  # 39

    Colocado por: Pedro Barradas... porque razão o limite de terreno nas propostas de planta tem um formato diferente, do lote constante no lev. topografico?
    Foram mais umas "fotocopias"?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rsousapina



    Pedro, já tenho uma resposta mais técnica para esta questão. O levantamento topográfico feito há mais de 10 anos não estava de todo correcto, sendo que a arquitecta começou a desenhar esta planta antes deste levantamento topográfico que fizemos em Maio. Ou seja, baseou se no levantamento anterior para ir desenhando no entanto será adaptado ao novo levantamento, obviamente. Obrigado pelo alerta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  19.  # 40

    Olá a todos !!
    Já foram feitas algumas alterações à planta inicial, das quais de destaca a troca do closet com o WC , a retirada de uma varanda que apenas "servia" para tapar quem fosse a descer ou subir escadas que vão dar para a cave. No total a casa ficou com menos 2m2...


    Alguma sugestão antes de passar para o 3D?
      2020_06_06_op3-page-001.jpg
 
0.0277 seg. NEW