Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.Com a chegada destes dias mais quentes tenho notado que a minha casa apresenta temperatura elevadas(25-27º) no piso mais superior por baixo do sotão.
    O sotão está revistido por uma placa de cimento e da respectiva telha. Como o sotão é completamente fechado sem qualquer tipo de ventilação, presumo que o calor se acumula e devido à sua falta de ventilação o calor demore a desaparecer mesmo durante a noite. Qual seria a melhor solução para este problema?
    Obrigado
  2.  # 2

    Bom Dia ,

    Na minha opinião e se não pretende gastar muito dinheiro , sugiro:

    Substituir algumas telhas por telha do mesmo tipo com ventilação.
    Coloca-las estrategicamente de modo a efectuar corrente de ar.

    Depois limpa a lage do mesmo, o chão do sotão, e comprar rolos de lâ mineral com papel e coloca o papel voltado para baixo.
    Pode depois cobrir com um plástico simples de modo a evitar muita sujidade sobre as mesmas.

    Têm sempre de ter o cuidado de só abrir janelas após as 18 e mante-las fechadas durante os períodos de maior calor.
  3.  # 3

    E quais seriam esse pontos estratégicos? Presumo que também teria que partir a lage nesses sitios para permitir um melhor fluxo de ar
  4.  # 4

    Colocado por: ramboiavzlPresumo que também teria que partir a lage
    Isto quer dizer que logo por baixo da telha, tem placa de telhado certo?
  5.  # 5

    Colocado por: KduvidasIsto quer dizer que logo por baixo da telha, templaca de telhadocerto?

    Sim
  6.  # 6

    Então, nesse caso, na minha opinião o ideal seria um isolamento exterior com roofmate. Retirava as telhas todas, retirava o ripado que deve ser em cimento e depois de estar tudo liso, aplicar roofmate e terminar como a foto anexa.
      Sem Título5.png
  7.  # 7

    Aproveito o tópico para questionar. O meu também não e habitável, e tem isolamento sobre a Lage com la mineral.

    Nestes dias que subi la, senti o ar "pesado", muito quente e algo húmido...

    É benéfico abrir pequenas respiros, ou estarei a compreender o efeito do isolamento?
  8.  # 8

    Colocado por: KduvidasEntão, nesse caso, na minha opinião o ideal seria um isolamento exterior com roofmate. Retirava as telhas todas, retirava o ripado que deve ser em cimento e depois de estar tudo liso, aplicar roofmate e terminar como a foto anexa.
      Sem Título5.png

    Eu sei que o ideal seria isso mas isso iria ficar-me numa pequena fortuna. Mas também não queria estar a gastar dinheiro sem resultados práticos nenhuns
  9.  # 9

    Colocado por: MrVetableAproveito o tópico para questionar. O meu também não e habitável, e tem isolamento sobre a Lage com la mineral.

    Nestes dias que subi la, senti o ar "pesado", muito quente e algo húmido...

    É benéfico abrir pequenas respiros, ou estarei a compreender o efeito do isolamento?

    O isolamento sobre a Lage é exterior ou interior? E quantos mm/cm de espessura tem o isolamento?
  10.  # 10

    Para terem uma ideia tenho ar condionado num quarto logo no piso imediatamente abaixo do sotão, obviamente que o AC arrefece mas depois desligar enquanto dormia e por volta das 8h já tinha 27ºC no quarto.
  11.  # 11

    Colocado por: ramboiavzl
    O isolamento sobre a Lage é exterior ou interior? E quantos mm/cm de espessura tem o isolamento?

    Interior. 6 cm, mas será duplicado para os 12
  12.  # 12

    Colocado por: ramboiavzlo AC arrefece mas depois desligar enquanto dormia e por volta das 8h já tinha 27ºC no quarto.
    Se é assim, tem mesmo de investir num isolamento exterior como deve ser, ou estará a fazer mais um investimento para remediar e esse sim sem garantia de resultados práticos, como almeja.
    Colocado por: ramboiavzlMas também não queria estar a gastar dinheiro sem resultados práticos nenhuns
    Se já fez o investimento em AC que não deve ter sido barato sem ter acautelado os resultados práticos, acho que devia pensar bem o próximo passo.
  13.  # 13

    Colocado por: MrVetable
    Interior. 6 cm, mas será duplicado para os 12

    Notou diferença?
  14.  # 14

    Colocado por: KduvidasSe é assim, tem mesmo de investir num isolamento exterior como deve ser, ou estará a fazer mais um investimento para remediar e esse sim sem garantia de resultados práticos, como almeja.
    Se já fez o investimento em AC que não deve ter sido barato sem ter acautelado os resultados práticos, acho que devia pensar bem o próximo passo.

    Pois, não estou dentro dos valores mas fazer isso implicar partir telhas, bastante mais trabalho, e no final do dia o investimento extra por ser exterior vale a diferença de preço?
  15.  # 15

    Rambo, há umas dezenas de tópicos no fórum sobre esta matéria. Em alguns fala-se de como fazer isolamentos em projetos de raíz e noutros em solucionar/remendar coisas que foram mal feitas ou são ineficientes.
    Aconselho-o a que leia alguns deles de fio a pavio para perceber como é que alguns conseguiram encontrar soluções para os seus problemas e outros não. E depois faça o seu próprio juízo.
    A conclusão a que chegará muito provavelmente é que há uma forma correta/eficaz para fazer tudo e essa é normalmente mais cara do que as soluções de remedeio. A partir daí depende do que pretende e de quanto quer investir no tema.

    Se consultar ainda mais, até outros sites fora deste fórum, encontrará referências a soluções construtivas (passive houses) em que as casas nem sequer precisam de sistemas de aquecimento ou arrefecimento, pois foram construídas com soluções de isolamento tão eficientes que simplesmente não precisam.

    Dito isto, veja p.exemplo o seu caso. Tem o problema do calor e eventualmente até do frio (depende onde se situa a casa) e já invistiu num sistema complementar que é o A/C e que pelos vistos não resolveu. Agora vai gastar mais algum dinheiro numa outra solução (que não é a ideal) e que poderá não o deixar satisfeito.
    Se no futuro tiver de voltar a intervir uma 3ª. vez, irá novamente gastar dinheiro.

    A questão é: Será que se tivesse investido logo na 1ª intervenção de correção numa solução pensada para resolver corretamente o problema, os custos não seriam inferiores ao somatório de todas as outras intervenções?

    A minha opinião é aquela que expus e é apenas uma. Haverá outras. Procure obtê-las, pesquise soluções, tente perceber o que será melhor antes de avançar. É um conselho que lhe dou.
    • Pix
    • 16 junho 2022 editado

     # 16

    Tenho o mesmo problema no meu sótão
    O telhado é lage com aquelas tijoleira de barro... Estou a pensar em aplicar rofmeite por debaixo da lage para não mexer nas telhas...
    Será que resulta?
 
0.0200 seg. NEW