Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Foristas.

    Estou a pensar instalar entradas de ar auto-reguláveis na caixilharia, e gostaria de perguntar se estas grelhas, em conjugação com os sistemas de extração mecânicos existentes, nomeadamente Instalação Sanitária e Cozinha, permitem uma eficaz ventilação/circulação de ar nos espaços interiores, mesmo quando os dispositivos mecânicos estão desligados? ou seja, estes sistemas de extração, quando desligados, obstruem as condutas de exaustão, ou poderei contar com estas condutas para uma boa circulação de ar interior? Será necessário prever outros meios para saída de ar viciado interior?

    Obrigado
  2.  # 2

    Sim, em principio nem precisa de extratores macanizados. Convem é as portas estrem abertas, ou terem 10mm de folga junto ao solo, ou serem dotadas de grelha.
    O principio funciona, mas carece de algum dimensionamento. o projectista de termica tem os conhecimentos para o assessorar nisso.
  3.  # 3

    pedro, as grelhas ao serem auto-reguláveis são só de admissão certo? precisam sempre da saída de ar?
    se apenas tiver a tubagem de exaustão, mesmo sem ventilação mecânica funciona?

    isto porque eu estava a pensar no mesmo para a minha casa, isto porque ao trocar as janelas que tenho por de batente vai vedar bastante a casa, e estava a pensar colocar grelhas nas caixas de estore dos quartos e sala. tenho neste momento extracção mecânica na wc do RC e exaustor da cozinha. estava a pensar adicionar um extractor no wc do piso 1, talvez in-line com 2 velocidades para poder automatizar um bocado de ventilação...
  4.  # 4

    Colocado por: manelvcpedro, as grelhas ao serem auto-reguláveis são só de admissão certo? precisam sempre da saída de ar?
    se apenas tiver a tubagem de exaustão, mesmo sem ventilação mecânica funciona?

    Claro. funcionam pelo diferencial de pressão. tem é de garantir caminho livre entre admissões e extracções.

    Mesmo quanto tiver as extrações mecanicas desligadas, há sempre extração de ar, de forma natural.
  5.  # 5

    entradas de ar auto-reguláveis na caixilharia

    Tem algum alguma coisa já em mente?
    As que tenho no projeto são muito caras...
  6.  # 6

    Colocado por: ASSimoesAs que tenho no projeto são muito caras...

    SONOVENT?... se forem, são boas.. veja alternativas da SOFI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  7.  # 7

    São da renson mas são as invisivent.
    Vou ver essas da sofi, obrigado.
    Como vou ter caixa de estores, queria uma solução pela caixa, não seria melhor?
  8.  # 8

    Colocado por: ASSimoesAs que tenho no projeto são muito caras...

    há grelhas dessas a partir de 10 € / un
    20€ com isolamento acustico
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasMesmo quanto tiver as extrações mecanicas desligadas, há sempre extração de ar, de forma natural.

    sim, desde que não tenha válvulas anti-retorno a seguir aos extractores.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreira
    há grelhas dessas a partir de 10 € / un
    20€ com isolamento acustico

    As invisivent da renson? Aquilo é por m2 e fica mt caro
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasSim, em principio nem precisa de extratores macanizados. Convem é as portas estrem abertas, ou terem 10mm de folga junto ao solo, ou serem dotadas de grelha.
    O principio funciona, mas carece de algum dimensionamento. o projectista de termica tem os conhecimentos para o assessorar nisso.


    Caro Pedro Barradas, muito obrigado pelo seu comentário.

    Infelizmente, neste caso, não há projetista.Trata-se de uma fração existente, na qual pretendo promover a ventilação, já que tem verificado a existência de alguma humidade no seu interior. O edifício está implantado em contexto de “centro histórico”, na cidade da Guarda, e tem instaladas caixilharias demasiado estanques, e, neste momento, sem entradas de ar permanentes.

    Aproveitava ainda a ocasião para lhe deixar mais duas ou três questões.

    Do que tenho lido, estas entradas de ar auto-reguláveis deverão ser posicionados em compartimentos como, salas, quartos… será totalmente despropositado colocar este tipo de entradas de ar na cozinha, que neste caso funciona até igualmente como sala, apesar de ser um espaço reduzido, em zona oposta à zona de extração, proporcionando um circuito próprio de ventilação, uma vez que ali se poderá concentrar uma maior produção de vapor de água? Relativamente à taxa de ventilação, 1,5 renovações por hora será uma valor aceitável, ou seja para um volume interior existente de 60m3, colocar duas entradas de ar de 45m3/h?

    Um outro aspecto prende-se com o facto de necessitar de colocar redes mosquiteiras nas janelas do quarto, sendo que, as entradas de ar terão de ser colocadas igualmente na caixilharia. Tem alguma ideia em que medida estas redes poderão afetar o desempenho das entradas de ar, relativamente aos caudais previstos, 22m3/h, 30m3/h, 45m3/h… que se encontram no mercado?

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: ASSimoes
    Tem algum alguma coisa já em mente?
    As que tenho no projeto são muito caras...


    Tenho visto umas da Anjos, a Euroventil comercializa essas entradas cá em Portugal, não sei se mais alguém... há também a France Air, Soler e Palau, penso que terão preços mais ou menos semelhantes.
    Como serão um elemento estranho à caixilharia, poderão não ter no entanto aspecto mais apelativo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
 
0.0167 seg. NEW