Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Obrigado desde já pela atenção que me possam dispensar.

    Pedia a vossa ajuda para perceber o seguinte.
    Adquiri uma moradia de construção antiga, paredes de pedra e entre pisos barrotes de madeira e respectivo soalho. Numa pequena remodelação que estou a fazer, decidimos retirar este piso e voltar a fazê-lo.
    Já recebemos uma proposta para substituição dos barrotes por uma estrutura de ferro e aguardamos por uma de LSF.
    Um dos requisitos para mim, é que ao andar no piso superior, não se sinta o chão a "abanar" consoante vamos andando.
    Posto isto, foi me proposto tubo galvanizado de 160x80 com 3 mm espessura, com espaçamento de 50cm. Há também a hipótese de calha I.
    São 3 quartos, todos com medidas entre 3,50x2,50.
    A minha dúvida é a seguinte, este tipo de ferro está adequado ao que pretendo?
    Outra questão, é normal o ferro ser colocado no vão maior e não no mais pequeno? Não é menos provável que "abane" se o ferro estiver colocado a favor dos 2,50?
    Obrigado
    Tiago
  2.  # 2

    Lsf é esquecer e triplicar a inércia da estrutura metálica pesada l/500, isto para não mexer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas84
  3.  # 3

    Bettencourt,
    Obrigado pela sua resposta.
    Mas pode explicar melhor?
    Infelizmente não consegui perceber o que quer dizer.
    Obrigado
  4.  # 4

    Olá a todos,
    No seguimento deste tópico, fui aconselhado a colocar chapas de contraplacado, ou OSB de 21 mm cruzadas, portanto duplicando a espessura. Pois supostamente também ajudará a tornar a estrutura mais firme e com menos possibilidade de "mexer".

    Alguém por aqui tem experiência neste tipo de situação, que possa partilhar?

    Obrigado.
  5.  # 5

    Para não mexer chame uma carpintaria que perceba da poda e faça uma revisão ao piso.

    Pode ser uma questão de tarugos entre barrotes ou reforços pontuais

    O osb já são lamelas multi orientadas pelo que quem falou em osb cruzaddo não percebe disso..
  6.  # 6

    Obrigado Sr. Ricardo,

    A sua sugestão é bem-vinda. Mas não fosse o fato das pontas dos barrotes estarem danificados devido à frieza das paredes e o soalho completamente danificada e com remendos, teria optado por mantê-lo. Até porque são barrotes de Castanho (conheço por este nome, não sei se é o termo correto) e soalho de casquinha.

    Por isso a opção passa mesmo pela substituição do piso na totalidade.

    Obrigado.
    •  
      RRoxx
    • 4 agosto 2020 editado

     # 7

    Colocado por: Freitas84No seguimento deste tópico, fui aconselhado a colocar chapas de contraplacado, ou OSB de 21 mm cruzadas, portanto duplicando a espessura. Pois supostamente também ajudará a tornar a estrutura mais firme e com menos possibilidade de "mexer".


    Se não quer sentir movimento ou vibrações esqueça o LSF. Opte por uma estrutura em aço "convencional" ou vigas lameladas dimensionads de acordo com os vãos, depois os revestimentos, quem lhe falou disso das placas de osb cruzadas não sabe o que diz, isso é uma idiotice, para isso mete painel tricapa em madeira (veja na Jular por exemplo).

    Se o que procura é uma solução aproximada a uma laje de betão, só vai conseguir com lajes colaborantes ou em nervometal.
  7.  # 8

    Olá RRoxx, Obrigado pelo feedback.

    Já percebi que o OSB, não é indicado para isto. Quando se refere à "estrutura em aço convencional", refere-se por exemplo ao que indico acima? a colocação de tubo 160*80*3?

    Obrigado.
  8.  # 9

    Olá Anonimo06082021,

    Neste momento não. Mas posso tratar disso.
    Algum pormenor em especial? Barrotes e piso?
  9.  # 10

    Mais logo quando chegar a casa tiro umas fotos.

    tinha todo o gosto em preservar esta madeira. Mas uma vez que não estão a 100%, tenho receio de continuar com esta remodelação e não retirá-la agora. Pois no futuro, depois de tudo pronto será impensável intervir, pois trata-se de um piso que pertencerá a uma sala de estar e de jantar.
    •  
      RRoxx
    • 4 agosto 2020 editado

     # 11

    Colocado por: Freitas84Já percebi que o OSB, não é indicado para isto. Quando se refere à "estrutura em aço convencional", refere-se por exemplo ao que indico acima? a colocação de tubo 160*80*3?


    isso depende do dimensionamento, como compreende para que o piso cumpra com os seus requisitos de utilização a estrutura tem de ser dimensionada para tal, mas isto aqui é a olho, terá de ver com o projectista qual a melhor solução para o seu caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas84
 
0.0157 seg. NEW