Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Quer dizer, pensando melhor, também ainda há a opção de não fazer nenhum teste ao solo, porque o empreiteiro já não iria fazer como está no projeto (que isso é exagero do engenheiro em ferro e/ou classe de betão, e "já faço assim à 30 anos").
  2.  # 22

    Porque nao fazer o desaterro antes do projeto? Basta ter uma noção da implantação da casa...
  3.  # 23

    Colocado por: fredcunhaA qualidade dos resultados de um DPL é baixa, e os estudos geotécnicos provenientes podem não ser muito fidedignos


    Pois, acredito, por isso falam sempre no SPT. Mas, mesmo ainda sem saber o preço, deverá ser melhor que "alugar uma escavadora durante 1 hora" na relação benefício/custo, não?

    Eu pergunto, porque também já poderei essa opção da retroescavadora, pois vou ter que abater uma árvore no meio do terreno, e precisarei de arrancar as raizes (fazia um 2 em 1), mas também podia deixar isso para o empreiteiro.
  4.  # 24

    É sempre melhor escavar e olhar para o terreno do que não ter qualquer informação, mas o ensaio geotécnico dá muita mais informação que pode ser utilizada no dimensionamento das fundações e evitar problemas futuros e até poupar dinheiro optimizando o dimensionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
    • ig8
    • 3 junho 2020

     # 25

    Colocado por: pauloagsantoso que são 2500€ no preço final de uma casa? uma gota de agua.

    É se calhar o preço de 2 I.S.

    Para alguém que tenha um orçamento "justo", qualquer centena de € pesa...
  5.  # 26

    Viva Carlos,

    Estou a construir uma moradia em Cascais com cave onde se verificou que apesar de o terreno ser barrento à superfície, havia bastante rocha 1 metro abaixo da superfície.

    Idealmente seria bom fazer sondagens, mas a questão é que são caras e o dinheiro que se gasta nelas já dá um bom avanço para o custo da remoção de pedra se existir.

    Se precisar de mais informações, pode contactar através do email [email protected]

    No final tudo se faz, é apenas uma questão de €€€.

    Mas é comum haver bastante pedra perto da superfície nessa zona toda. E os veios são razoavelmente contínuos.
    Tente dar uma volta no loteamento e veja quem tem cave e pergunte se acharam muita pedra.

    Cpts
  6.  # 27

    Bem, já tenho um orçamento para os ensaios PDL - Penetrómetro Dinâmico Ligeiro... mas continuo a pensar que é puxadote:(

    Além do mais, recebi um telefonema do Eng. responsável (doutorado) e disse-me que seria muito preferível eu ter também uma retroescavadora no local, para retirar 1 a 2 metros de terra superficial nos sítios onde seriam realizados os ensaios PDL.

    Também começo a pensar se a relação custo/benefício da alternativa não científica, de "apenas escavar até encontrar o duro" não será mais viável (já encontrei uma construtura com sede aqui ao pé - sem necessidade de camião para transporte de retroescavadora - e consigo a retroescavadora com operador a 35€/hora).
      Capture4.PNG
  7.  # 28

    Colocado por: ricardo.rodriguesTambém começo a pensar se a relação custo/benefício da alternativa não científica, de "apenas escavar até encontrar o duro" não será mais viável (já encontrei uma construtura com sede aqui ao pé - sem necessidade de camião para transporte de retroescavadora - e consigo a retroescavadora com operador a 35€/hora).

    Isso e o acompanhamento do projectista da estrutura é suficiente...
  8.  # 29

    Colocado por: ricardo.rodriguesBem, já tenho um orçamento para os ensaios PDL - Penetrómetro Dinâmico Ligeiro... mas continuo a pensar que é puxadote:(

    Além do mais, recebi um telefonema do Eng. responsável (doutorado) e disse-me que seria muito preferível eu ter também uma retroescavadora no local, para retirar 1 a 2 metros de terra superficial nos sítios onde seriam realizados os ensaios PDL.

    Também começo a pensar se a relação custo/benefício da alternativa não científica, de "apenas escavar até encontrar o duro" não será mais viável (já encontrei uma construtura com sede aqui ao pé - sem necessidade de camião para transporte de retroescavadora - e consigo a retroescavadora com operador a 35€/hora).
    Ja o tinha dito antes, dessa forma fica com o desaterro feito, ou parte dele...
    Acaba por nao perder dinheiro praticamente, enquanto os estudos nunca recupera o investimento!
  9.  # 30

    Colocado por: ricardo.rodriguesBem, já tenho um orçamento para os ensaios PDL - Penetrómetro Dinâmico Ligeiro... mas continuo a pensar que é puxadote:(

    Peça um orçamento para um ensaio DPSH sem relatório geotécnico (se vir nesse orçamento, só o relatório são 700€). Só com base nos boletins de ensaio, se tiver um projetista de estruturas competente, ele consegue interpretar os valores.

    Ps: Claro que antes de qualquer coisa valide isto com o seu projetista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  10.  # 31

    Colocado por: fredcunhase tiver um projetista de estruturas competente, ele consegue interpretar os valores.


    Bem, vou esperar mais algum orçamento. Por acaso telefonei ao fim da tarde a uma empresa que disse que não tinha equipamento para fazer o DPL, e ficaram de me enviar orçamento para DPSH (e até um contacto de outra empresa que faz DPL).

    Esta opção de não pedir relatório é interessante. Vou ver se dá (a própria empresa pode não estar interessada sem o relatório).
  11.  # 32

    Peça cotação à geoma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 33

    Boa tarde,

    Já recebi mais uns orçamentos, incluindo este por 700€ +IVA, que também inclui relatório interpretativo (comentaram que nem seria preciso, por serem apenas 3 ensaios, mas que fazem o relatório incluído neste preço, se o pedirmos).

    Sugeriram as análises mais simples ao solo, pelo valor adicional indicado. Na vossa opinião, será que valem a pena estas análises por mais 155€, e/ou será que consigo isso por metade noutro sítio se for eu a recolher as "amostras"?

    Obrigado
      Capture5.PNG
  13.  # 34

    Na minha opinião DPL (ou PDL) é deitar dinheiro fora. Como já disse atrás eu faria pelo menos DPSH.

    Quanto aos ensaios ao solo, o único que teria mais interesse seria a agressividade ao betão das águas dos solos, mas que aí não é referido.

    De qualquer forma deve discutir estas questões com quem vai analisar os resultados, que é o seu projetista de Estruturas.
  14.  # 35

    Pois, o nosso projetista de estruturas valoriza os ensaios PDL (embora não seja o ideal, claro).

    Relativamente ao DPSH só tenho este orçamento:
      Capture6.PNG
  15.  # 36

    Se fosse eu, preferia 2 ensaios DPSH no limite sem o relatório, o que significaria um custo de 1000eur segundo esse orçamento. Acredito que esses 2 DPSH seriam bem mais fiáveis do que os 3 DPL do outro orçamento.

    No entanto deve seguir de acordo com a indicação do seu projetista claro.
  16.  # 37

    Neste caso, para uma simples moradia, a grande profundidade não deve ser relevante, e, pelo que "interpreto", o tema prende-se com o facto de a massa do PDL, como é de apenas 10kg, poder facilmente invalidar o teste se se apanhar pedras, enquando que os penetrómetros pesados ultrapassam essas pedras e garantem ter-se atingido o "duro".

    http://www.civil.uminho.pt/revista/artigos/Num17/Pag%205-18.pdf
    https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/14068/1/Andr%C3%A9%20Filipe_Gon%C3%A7alves%20Afonso_MEC_2016%20.pdf


    Bem, vou fazer uns telefonemas, mas estou inclinado para a ideia de escavar primeiro, entre 1 a 2 m, e só depois fazer os ensaios. Essa terra também tinha que sair para fazer as fundações, e portanto, ao iniciar os ensaios sem a terra superficial, deve melhorar a fiabilidade dos resultados do teste.
      Capture7.PNG
  17.  # 38

    Pode sempre carotear o solo e mandar analisar mas convém ter o sítio das sapatas já definido, quer para amostras quer para ensaios.

    Em custos não sei o que compensa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  18.  # 39

    Obrigado, o sítio das sapatas, pelo menos para as quatro esquinas da casa já está definido.
  19.  # 40

    Colocado por: DR1982Porque nao fazer o desaterro antes do projeto? Basta ter uma noção da implantação da casa...

    Porque é preciso uma licença para fazer o desaterro, pode fazer uns buracos com uma rectro, mas tem que os voltar a tapar.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0235 seg. NEW