Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, agradecia que me esclarecessem neste assunto.
    Tenho um apartamento alugado, com cozinha simplesmente equipada, frigorifico, lava loiças e fogão. O meu inquilino informou-me que o sistema das persianas rolantes a mola tinha partido e que o tubo da agua que liga a máquina de lavar a louça tinha arrebentado. Uma pergunta quem é que deve pagar essas peças de substituição, o proprietário ou o inquilino. Sabendo que quando eu aluguei o apartamento todo funcionava bem.
    Obrigado.

    Colte
  2.  # 2

    Por princípio as avarias advindas do uso regular e desgaste próprio com o uso normal, é da responsabilidade do inquilino que usufrui da casa.
    Geralmente é bom mencionar-se isto no contracto de arrendamento. Mas o princípio é este.

    Consulte para melhor informação o link :https://portal.uniplaces.com/pt-pt/quem-paga-as-reparacoes/
  3.  # 3

    Se a máquina de lavar a loiça pertence ao inquilino, então será ele a reparar o tubo da água que vai da máquina para a torneira.
    Já as persianas (deduzo que sejam os estores da casa) pertencem à casa, logo a sua reparação é da responsabilidade do senhorio.
    Claro que se conseguir provar que esse estrago foi causado por mau uso ou com intenção de danificar pode imputar esse custo ao inquilino (deduzir ao valor da caução, por exemplo).
  4.  # 4

    Obrigado CMartins e ivreis pelo comentário. Um bom dia para todos
 
0.0096 seg. NEW