Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Regressei recentemente para Portugal e tenciono adquirir um apartamento.
    A casa e' para eu viver permanentemente assim que regressar definitivamente. Vou regressar ate ao final do ano e nessa altura mudo a morada fiscal para Portugal.
    Posso fazer escritura da casa para habitacao propria permanente nestas condicoes?
  2.  # 2

    Penso que não, só depois de ter morada fiscal portuguesa. HPP é apenas para residentes. Inclusive as taxas de IMT/IS são relativamente diferentes para habitação secundaria.
    Penso que mais tarde pode associa-la ao agregado familiar e dessa forma passar a ser HPP, mas isso não sei garantir (também estou nessa situação).
  3.  # 3

    não se pode mudar a morada fiscal antes de comprar a casa.

    por isso, primeiro compra a casa e depois muda a morada fiscal, tem que haver um prazo razoavel para fazer essa mudança, se chega ate final do ano é que não sei.
  4.  # 4

    Colocado por: Anonimo12122020Pode ter morada fiscal no estrangeiro e comprar em Portugal sem problema nenhum. A que esteja nessa situação e tenha mais que um imóvel em Portugal.


    Pode comprar sim, mas não como HPP.
    Com residência fiscal no estrangeiro, a casa é registada como habitação secundária, a menos que se oculte a verdade 'as finanças, claro. Não sei qual é o risco de ocultar isso, eu no meu caso preferi não me armar em esperto.
  5.  # 5

    Colocado por: rui.fernPode comprar sim, mas não como HPP.
    Com residência fiscal no estrangeiro, a casa é registada como habitação secundária, a menos que se oculte a verdade 'as finanças, claro. Não sei qual é o risco de ocultar isso, eu no meu caso preferi não me armar em esperto.


    mas se o objectivo é comprar casa para vir morar para Portugal então essa casa passara a ser a sua residencia principal. Não será possivel compra-la como HPP e depois ter um prazo para tratar da mudança da residencia fiscal?
 
0.0102 seg. NEW