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  1.  # 1

    Boas a todos, umas perguntas para os experientes em pladur e isolamentos aqui do forum.

    Aqui á uns anos na minha moradia de construção do principio dos anos 80, resolvi levantar uma água do telhado (sotão de casa, a água que fica virada a norte, onde o telhado ficou como antigamente, vigas de madeira e ripado com telha "encarnada" normal, como ainda não se pensava em nada meteu-se roofmate de 3cm entre as vigas de madeira mas por baixo das ripas (ou seja pelo interior do ripado) e depois forrou-se com os tetos com pladur hidrofugo de 13mm afastado das vigas de madeira, isto foi feito no telhado todo.

    As janelas são em aluminio de vidro duplo com portadas em aluminio, as paredes de fora são de tijolo de 22, o chão além da altura da laje tem por cima desta uma betonilha de 5/6cm, e depois o chão flutuante.

    O acesso ao sotão faz-se pelo interior de casa por uma divisão, quarto de arrumos, onde tem uma escada.

    Ora agora como os miudos estão mais velhos quiseram ir para o sotão, onde tem 2 quartos, casa de banho (com esquentador a gás natural próprio numa casa no exterior que servia para as bilhas do gás) e sala, mas agora nota-se que no verão a temperatura é muita de dia/noite e só se esta bem com uma ventoinha (fraco isolamento térmico).

    A minha ideia agora é a seguinte, desmontar o pladur todo, meter roofmate de 10cm até encher a altura das vigas que devem ter ~10/12cm de espessura e ajusta-los com espuma expansiva ás vigas, para não mexerem com o tempo e depois meter outra camada de 3/5cm na horizontal fixada por "pregos/parafusos" nas vigas de madeira para "quebrar a ponte térmica das vigas de madeira e então refazer o teto de pladur.

    Agora pergunto, acham que isto basta para isolar a temperatura do sotão??

    Já sei que muito dificilmente aproveito o pladur antigo, por isso lá terá de ser pladur novo, o que noto no hidrofugo é que com o tempo fica escuro devido á respiração e pó, será que com o pladur "normal" isto irá acontecer?

    Ou tem outro metodo para isolar o calor no verão e frio no inverno?

    Desde já obrigado.
    • GFB
    • 3 junho 2020

     # 2

    Boa noite,


    Podia fazer un desenho ou umas fotografias do que tem e do que queria fazer ? Ajudava a perceber as complicações e a orientá-lo numa direção.


    Cps,
  2.  # 3

    Tem clarabóia para ventilar o sótão?
  3.  # 4

    Colocado por: GFBBoa noite,


    Podia fazer un desenho ou umas fotografias do que tem e do que queria fazer ? Ajudava a perceber as complicações e a orientá-lo numa direção.


    Cps,


    Ora a ver se eu me consigo explicar por palavras, visto que para tirar fotos não dá para tirar da parte da madeira, visto que os tetos estão todos forrados a pladur.

    A minha ideia é simples (como se vê muitos isolamentos de sotãos por aqui), da cumeeira até ao beirado vem os "barrotes" de madeira, de 50 em 50cm (medida a olho e de cabeça), neste alinhamento era encher com XPS de 10cm encostando o XPS ás ripas e fazendo o enchimento entre o XPS e os "barrotes" com espuma expansivel, assim ficava o isolamento até á face dos "barrotes", depois para cortar a ponte térmica dos "barrotes" no sentido de uma empena a outra, meter o XPS de 3 a 5cm "pregado" nos "barrotes" para assim cortar esta ponte térmica, e depois voltar a refazer o teto com pladur.

    Espero que assim de para perceber melhor.





    Colocado por: RicardoPortoTem clarabóia para ventilar o sótão?


    O sotão já tem 4 janelas de vidro duplo e uma porta, o problema aqui não é falta de ventilação, mas sim de falta de isolamento térmico.
    • GFB
    • 6 junho 2020

     # 5

    Boa tarde,

    @ Nuno_pt

    A térmica não é simples e cada caso pode ter detalhes diferentes e penso qua a sua ideia de acrescentar isolação só não chega... pois a estanquidade do edificio também tem de ser garantida para esta ser eficaz.

    "vigas de madeira e ripado com telha "encarnada" normal, como ainda não se pensava em nada meteu-se roofmate de 3cm entre as vigas de madeira mas por baixo das ripas (ou seja pelo interior do ripado) e depois forrou-se com os tetos com pladur hidrofugo de 13mm afastado das vigas de madeira, isto foi feito no telhado todo"

    Por isso pode acrescentar muita isolação mas se o ar passar de forma descontrolada nunca esta será eficaz.
    Assim sendo deve preconizar uma solução que seja semelhante a: (do exterior para o interior)

    Telha --> Ripa --> impermeabilização --> painel OSB --> caibro --> terças --> barreira vapor --> revestimento interior (pladur)

    A isolação fica situada na espessura do caibro e terças ou seja entre a barreira vapor e o painel OSB. Nesta composição pode optar por uma isolação mais eficaz que o XPS, pois esta, já não está em contacto com a humidade exterior. Por exemplo lã mineral.
    A caixa de ar/ventilação fica situada entre a telha e a impermeabilização, logo fica do lado exterior sem ligação com o interior.

    Esta seria a minha proposta.

    Cps,
  4.  # 6

    Eu optaria por um tecto falso por dentro integralmente, apoia a estrutura nos barrotes para passar a lã pelos barrotes sem descontinuidade e estica lá mineral em rolo com papel kraft com 100mm a eito
  5.  # 7

    @GFB, obrigado pela opinião, nessa prespectiva obrigava-me a desmontar o telhado todo e a fazer de novo ( se estou a entender tudo bem).

    Pelo lado exterior dos caibros, ficava a painel OSB, impermeabilização, ripa e por fim a telha.

    Pelo lado interior dos caibros, isolamento encostado ao painel OSB até á face do caibro, barreira vapor, as terças, e o pladur.

    (as terças são de viga de cimento das lages bem como a cumeeira)


    A minha ideia seria só "mexer" pela parte interior, ou seja do ripado para dentro, aproveitando a altura dos caibros (ou aumentando a sua altura em vez dos normais 10/12cm) para isolamento.

    Ou por esta ordem do ripado para o interior, impermeabilização, painel OSB, isolamento e barreira vapor, pode ser metido pelo lado interior do ripado?






    @RicardoPorto o tecto falso por baixo do pladur não é opção, por baixar o pé-direito, que já é baixo.




    A foto do telhado não é do meu, mas é só para ter uma ideia, tirando as terças que são em viga de cimento das que se metem nas lages.
      telhado_original.jpg
    • GFB
    • 6 junho 2020

     # 8

    Boa tarde,

    Se só vai trabalhar pelo interior, não tocando no ripado ou a telha então, depois de desmontar o pladur faz:

    Deixe a isolação XPS entre os caibros e acima, colmatando ao máximo as aberturas.
    Coloque uma membrama fixada por baixo dos caibros existentes ligando esta o melhor possivel ao diversos elementos adjacenttes e assim tentar limitar a passagem de ar para o interior.
    Coloque um ripado ou acrescenta os caibros existentes por baixo consoante a espessura de isolação que quer acrescentar
    Coloque uma barreira vapor por baixo destes e volte a pôr o pladur.

    Pôr mais espessura de isolamento quer dizer aumentar a espessura do telhado. Como trabalha por dentro vai perder um pouco do pé direito interior.

    Cps,
  6.  # 9

    GFB, sim a minha ideia é só trabalhar pelo interior, do ripado para baixo.


    Para não perder muita altura de pé direito, será que posso proceder da seguinte forma?

    1- Meter uma membrana agrafada ao ripado e caibros, ficando como "caixas individuais", colmatando depois as aberturas nas paredes, cumeeira e lentel com espuma expansivel.

    2- Meter o XPS 10cm entre os caibros "caixas individuais" aproveitando a altura destes, os 10/12cm para ficar á face destes, e encostado á membrana.

    3- Meter uma barreira vapor agrafada á parte de baixo dos caibros e encostada ao XPS, e colmatar as aberturas nas paredes, cumeeira e lentel com espuma expansivel.

    4- Voltar a meter o tecto de pladur.


    Se desse para fazer desta maneira trabalhando só com a altura do caibro era o ideal?

    Não sei se se deve furar tanto a membrana como a barreira vapor, mesmo com agrafos?

    Podia dar alguma ideia das membranas e barreira vapor.
    • GFB
    • 7 junho 2020

     # 10

    Bom dia,

    Pode sim... ao fim ou cabo vocés é que decide consoante o seu orçamento.
    O agrafar a barreira vapor na madeira não tem qualquer problema mas não deve fura-la ou rasga-la para passar tubos electricos ou outros. Caso tenha a iluminação encastrada deve pôr uma caixa de ar entre a barreira vapor e o pladur com profis omega para passar estes pois caso contrario esta não faz o trabalho dela.
    Relativamente as membranas existem muitos tipos e marcas. Consulte o site da Rothoblaas (Barrier 40 ou Vapor) que também tem esquemas para ajudar, mas pode comprar qualquer outra marca.

    Cps,
 
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