Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Recebi um e-mail surpresa do administrador de condomínio para a reparação de parte do telhado do prédio que habito, incluindo orçamento e descrição dos trabalhos.

    Pelos vistos há um vizinho que tem escorrências de água para o interior da habitação vindas do telhado de cobertura. Uma das zonas de infiltração, ao que parece, é na junta de dilatação dos dois corpos idênticos, geminados, que constituem o prédio. Outra é algures nas chaminés.

    Obviamente que quero o problema resolvido, gostaria apenas de ouvir a vossa opinião quanto à descrição dos trabalhos e se a abordagem é tecnicamente boa.
    Em particular suscita-me dúvida a utilização da "tela prateada" (é tela asfáltica com folha de alumínio?)


    Descrição do telhado:
    * Laje aligeirada, com pendente;
    * Roofmate;
    * Telha lusa ("aba e canudo") assente em ripas de madeira;
    * Rufos das platibandas em chapa zincada, prolongadas para formar caleiras por detrás das platibandas;



    ---------------------------------------------------------------------------

    Descrição dos trabalhos pelo empreiteiro:


    1. Retirar parte do telhado, cume e o refumeite [sic] onde será feita a intervenção.

    2. Aplicação de novo refumeite e uma tela prateada para isolamento do telhado).

    3. Verificação dos rufos para detetar por onde entra a humidade.

    4. Aumentar os tubos de saída da chaminé, por onde entra a água para o interior.

    5. Aplicação da mesma telha e cume, mas será substituída toda a telha que esteja danificada.

    6. Aplicação de massa fibrada e rede de fibra de vidro nas três chaminés com acabamento areado, pintado à cor existente.

    Todos os extras que eventualmente surgirem serão pagos à parte deste orçamento.
  2.  # 2

    Caríssimos senhores, nada a opor? 😁
  3.  # 3

    Honestamente, isso é um cheque em branco.

    O correto é fazerem uma avaliação das necessidades e apresentar um orçamento com essas necessidades.
    Concordam com este comentário: ClioII
  4.  # 4

    Colocado por: nielskyHonestamente, isso é um cheque em branco.

    O correto é fazerem uma avaliação das necessidades e apresentar um orçamento com essas necessidades.
    Concordam com este comentário:ClioII


    Concordo, prefiro um orçamento pago do que surpresas que apareçam quando o empreiteiro já removeu meio telhado e se avizinha um dia de chuva.
  5.  # 5

    Qual é o propósito da tela nesta situação? Servir de sub-telha?
  6.  # 6

    Colocado por: ClioIIQual é o propósito da tela nesta situação? Servir de sub-telha?

    Essa pergunta deve ser feita a quem apresentou o orçamento.
    À primeira vista o administrador está a colocar o carro à frente dos bois uma vez que tem de apresentar 2 a 3 orçamentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  7.  # 7

    este é amigo...

    A tela prateada deve ser aquela tela maravilha xpto com bolhas que equivale a 2m de isolamento !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 8

    O orçamento na minha opinião está muito duvidoso e pouco claro e se acha que haja infiltração pela junta de dilatação devem incluir mastique da Sika para preenchimento

    A tela que refere é a asfáltica mas pode utilizar a tela de xisto mais resistente e duradoura.
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoeste é amigo...

    A tela prateada deve ser aquela tela maravilha xpto com bolhas que equivale a 2m de isolamento !


    Se é o que eu penso, não deve aguentar o calor de um verão com as telhas assentes em cima disso (sim, as telhas correntemente estão assentes no roofmate).
  10.  # 10

    Colocado por: Costa53O orçamento na minha opinião está muito duvidoso e pouco claro e se acha que haja infiltração pela junta de dilatação devem incluir mastique da Sika para preenchimento

    A tela que refere é a asfáltica mas pode utilizar a tela de xisto mais resistente e duradoura.


    Essa tela é colada com calor, logo seria impossível colocá-la por cima do roofmate, não?
  11.  # 11

    Sim é colada com calor.

    Mas porquê no roofmate se serve para fazer o isolamento por baixo !

    Só vejo a utilização da tela para fazer a junção do algerozes da chaminé com a telha.
  12.  # 12

    Colocado por: Costa53Sim é colada com calor.

    Mas porquê no roofmate se serve para fazer o isolamento por baixo !

    Só vejo a utilização da tela para fazer a junção do algerozes da chaminé com a telha.


    Pela descrição parece que a tela é colocada por cima do roofmate e não por baixo, daí a pergunta.
  13.  # 13

    Pode não ser asfaltica, é ser tipo boltherm. Película reflectance... Que pode servir de sub. Telha.
  14.  # 14

    Pode não ser asfaltica, e ser tipo boltherm. Película reflectance... Que pode servir de sub. Telha.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasPode não ser asfaltica, é ser tipo boltherm. Película reflectance... Que pode servir de sub. Telha.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    Desconhecia. É eficaz como sub telha? Por acaso sempre achei o meu telhado muito pouco inclinado comparado com os prédios vizinhos, mesmo aqueles com telha Marselha (a minha é Lusa).
  16.  # 16

    Quanto ao isolamento térmico...se o desvao não for útil,mais vale o isolamento térmico estar logo sobre a laje /tecto do fogo do ultimo piso...
    Concordam com este comentário: ClioII
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasQuanto ao isolamento térmico...se o desvao não for útil,mais vale o isolamento térmico estar logo sobre a laje /tecto do fogo do ultimo piso...
    Concordam com este comentário:ClioII


    Concordo. Esta é a laje sobre o último fogo. Por dentro tem tecto falso e eu preferia o isolamento sobre o tecto falso directamente, mas isso significa destruir o tecto para o voltar a fazer, o que está de momento fora do alcance.
    • SrR
    • 6 junho 2020

     # 18

    Correcção de anomalias nunca é uma ciência exacta, eu que o diga, muitas vezes é impossível dar um orçamento detalhado do que se vai fazer ou o que é necessário aplicar porque simplesmente nao é possível conhecer as causas
 
0.0198 seg. NEW