Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Tenho algumas questões que gostava de ver esclarecidas.

    Eu e a minha esposa estamos interessados em comprar a casa dos meus sogros e gostávamos de saber o valor da casa, de que forma poderíamos fazer isso? Que custos teria fazer esta avaliação?

    Ao comprar esta casa os meus sogros continuariam a habitar na mesma (nos em cima eles em baixo), legalmente é possível garantir está situação?

    Depois da avaliação da casa os meus sogros podem mesmo assim definir um valor de venda Que pretendam?
    • size
    • 6 junho 2020 editado

     # 2

    Colocado por: AlcidesTBoa tarde,
    Tenho algumas questões que gostava de ver esclarecidas.

    Eu e a minha esposa estamos interessados em comprar a casa dos meus sogros e gostávamos de saber o valor da casa, de que forma poderíamos fazer isso? Que custos teria fazer esta avaliação?

    Recorrer a o serviço de um avaliador imobiliário da zona.

    Ao comprar esta casa os meus sogros continuariam a habitar na mesma (nos em cima eles em baixo), legalmente é possível garantir está situação?

    Não existe nenhuma norma legal que proíba a partilha de uma habitação entre pais e filhos. É o que mais ocorre nos tempos actuais.

    Depois da avaliação da casa os meus sogros podem mesmo assim definir um valor de venda Que pretendam?

    Sempre.
    Eles tem a última palavra em estabelecerem o valor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlcidesT
  2.  # 3

    Colocado por: size
    Recorrer a o serviço de um avaliador imobiliário da zona.

    Não existe nenhuma norma legal que proíba a partilha de uma habitação entre pais e filhos. É o que mais ocorre nos tempos actuais.

    Sempre.
    Eles tem a última palavra em estabelecerem o valor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlcidesT


    Desde já um muito obrigado pelas respostas, sabe quanto ficaria fazer essa avaliação? Em que factores se baseiam para a avaliação?

    Outra questão, a casa tem cerca de 800m2 sendo que 400m2 é terreno, nós pretendíamos comprar apenas os 400m2 habitáveis e os restantes 400m2 (terreno) ficar para os meus sogros. É possível?
  3.  # 4

    Com um destaque é possível.

    Mas não complique.. o que você quer é uma escritura com recheio e direito de usufruto para os seus sogros

    Os valores ficam em família.. mas vá ao site da CMVM e veja a lsita de avaliadores.. uns 400€ julgo

    https://web3.cmvm.pt/sdi/peritos/peritos.cfm
  4.  # 5

    Alguém me sabe dizer se ao vender a casa, os meus sogros são obrigados a fazer as partilhas? Ou seja neste momento existem 3 irmãos, nós queremos comprar a casa, mas o objectivo és meus sogros ficarem com a totalidade do valor para eles. A mim foi-me informado que eles seriam obrigados a fazer as partilhas desse valor. É verdade?
  5.  # 6

    Só há partilhas após a morte.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, APina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlcidesT
 
0.0125 seg. NEW