Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Somos 3 irmaos , dois solteiros e um casado, e os solteiros nao temos relacao com o irmao casado, dado o seu comportamento na partilha da herança dos nossos pais, onde fomos praticamente roubados.
    Acontece que o meu outro irmao solteiro fez um testamento em meu nome, e sou herdeiro dele.
    A minha questao é a seguinte, caso lhe acontecesse alguma coisa, eu para herdar teria que apresentar uma habilitação de herdeiros passada pelas finanças, certo? Nessa habilitação aparecia eu como unico herdeiro, uma vez haver um testamento em meu nome, ou o meu irmao casado tambem aparecia como herdeiro?
  2.  # 2

    Julgo que não baste pois não é possível deserdar assim.

    Consulte um advogado
  3.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoObviamente.. não é possível deserdar

    Havendo um testamento feito em meu nome, como é que o outro irmao poderia herdar?
    • size
    • 6 junho 2020 editado

     # 4

    Colocado por: kolchak
    A minha questao é a seguinte, caso lhe acontecesse alguma coisa, eu para herdar teria que apresentar uma habilitação de herdeiros passada pelas finanças, certo? Nessa habilitação aparecia eu como unico herdeiro, uma vez haver um testamento em meu nome, ou o meu irmao casado tambem aparecia como herdeiro?


    As Finanças não emitem habilitação de herdeiros.
    Será com o testamento do seu irmão que deve dirigir-se a um Notário para formalizar a necessária habilitação de herdeiros. dos bens de seu irmão.
    Concordam com este comentário: FJDMC
  4.  # 5

    Colocado por: size

    As Finanças não emitem habilitação de herdeiros.
    Será com o testamento do seu irmão que deve dirigir-se a um Notário para formalizar a necessária habilitação de herdeiros. dos bens de seu irmão.

    Nesse caso, havendo testamento como sendo eu o unico herdeiro, o meu outro irmao nada tera a reclamar.
  5.  # 6

    Havendo testamento você é o herdeiro testamentário além de herdeiro legal.
    Caso o seu irmão falecesse sem deixar mulher, filhos e pais, os irmãos são os seus herdeiros segundo a lei portuguesa.
  6.  # 7

    Parte do testamento
      F0DFB17C-FBEC-4B5D-AFEC-8439A8921A90.jpeg
  7.  # 8

    Enquanto a situação de mantiver assim, esse testamento é válido e é você o único herdeiro. Se por acaso esse irmão viesse a ter mulher e/ou filhos, passava a herança a ser dividida entre si e a família dele. Em ambos os casos, o outro irmão nunca teria direito a nada.
    Concordam com este comentário: FJDMC
  8.  # 9

    A irmãos julgo que não se aplica a quota disponível, como a cônjuge e filhos, portanto com testamento para o irmão solteiro, o irmão casado não será chamado à herança.

    Seja como for, se o solteiro falecer primeiro o testamento já não serve para nada.
  9.  # 10

    Colocado por: sizeAs Finanças não emitem habilitação de herdeiros.
    Será com o testamento do seu irmão que deve dirigir-se a um Notário para formalizar a necessária habilitação de herdeiros. dos bens de seu irmão.


    Meu amigo...esta resposta do amigo ''size'', é a resposta mais correta que poderia obter. Por isso não precisa de procurar mais nada.
  10.  # 11

    Colocado por: batistabomb

    Meu amigo...esta resposta do amigo ''size'', é a resposta mais correta que poderia obter. Por isso não precisa de procurar mais nada.


    Colocado por: batistabomb

    Meu amigo...esta resposta do amigo ''size'', é a resposta mais correta que poderia obter. Por isso não precisa de procurar mais nada.

    Quer dizer que serei o unico herdeiro legitimo, certo?
  11.  # 12

    Colocado por: kolchak


    Quer dizer que serei o unico herdeiro legitimo, certo?


    Certíssimo! Se o seu irmão falecer solteiro e sem filhos você será o seu único herdeiro seja agora seja daqui a quantos anos forem.
    Concordam com este comentário: batistabomb
  12.  # 13

    Será mais único herdeiro testamentário, porque sem testamento os 2 irmãos seriam herdeiros legítimos, porque o autor é solteiro, não tem descendentes nem ascendentes, por isso não existe quota legítima.

    Se entretanto o solteiro casar, o testamento já só serve para a quota disponível.
    Concordam com este comentário: FJDMC, batistabomb
  13.  # 14

    Colocado por: kolchak


    Quer dizer que serei o unico herdeiro legitimo, certo?


    Certissimo, se o seu irmão não casar e ter filhos.
 
0.0176 seg. NEW