Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia companheiros deste fórum!
    Já sigo os tópicos aqui faz anos no entanto nunca tinha tido necessidade de fazer um registo, ia lendo e aprendendo dentro da minha curiosidade, no entanto agora "tocou-me" a mim precisar da vossa preciosa ajuda e ideias.

    Como diz o titulo, tenho em andamento (fase de projeto) a construção de uma moradia num terreno de 430 m2. A minha ideia com este post será deixar em contornos gerais a ideia de construção (tipo de construção. isolamento, etc) e aqui iria pedir a vossa ajuda no sentido de me darem as vossas guidelines/ajudas e dizer-me que deveria optar por isolamento x em vez de y. A moradia terá 2 pisos, 250m2 já com garagem lateral.

    Portanto deixo-vos o que temos até agora pensado:

    - Estrutura base em betão armado de acordo com o projeto de especialidade
    - Cobertura executada em painel sandwich branco ou cinza
    - Paredes exteriores em bloco térmico revestidos com capotto de 8 cm
    - Portas e janelas e alumínio ou PVC série 60
    - Estores automatizados
    - Portão de garagem automático
    - Divisões interiores feitas a tijolo de 11 cm com acabamento a gesso
    - Portas interiores e roupeiros brancos lacados com puxadores em inox
    - Videoporteiro, painéis solares, pré-instalação de ar condicionado e lareira c/ recuperador de calor

    Em contornos gerais seria isto.
    Da vossa ajuda agora precisava, nesta fase de planeamento, que mudanças fariam ao projecto ou adicionar algo, etc.

    Tinha pensado em deixar a casa com pré instalação para VMC mais tarde caso fosse necessário, ou seja, gostaria de deixar todas as opções pre instaladas porque sei que será muito fácil posteriormente. mais algo que deveria deixar preparado em pre instalação?

    PRH - se aplicado no piso zero, teria algum impacto no piso superior? Qual seria o custo de aplicar PRH em 100m2, ou seja no piso zero.

    Portas e janelas alumínio ou PVC? Serie 60 é uma gama aceitável?

    Em termos de domótica, não queria nada de muito profundo, mas gostaria de ter algumas coisinhas que já tenho neste momento mas com sonoff's e com tomadas inteligentes, e ainda com aparelhos infrevermelhos para ligar e desligar AC remotamente, ligar quando estou fora de casa para quando chegar ter a casa quente, etc. Algumas dicas de que se devia deixar apropriado para isso?

    Obrigado pelas vossas ajudas!
  2.  # 2

    Colocado por: astrixa vossa ajuda agora precisava, nesta fase de planeamento, que mudanças fariam ao projecto ou adicionar algo, etc.


    Se calhar seria mais benéfico nos opinarmos sobre o projecto, do que a opções construtivas e/ou de equipamentos...
    De resto o que indica não tem problema algum.como escreve, e bem, são os contornos gerais. Concerteza discutido e afinado tudo ocm os tecnicos projectistas envolvidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: astrix
  3.  # 3

    Colocado por: astrix- Cobertura executada em painel sandwich branco ou cinza

    Esta é uma opção baseada em quê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: astrix
  4.  # 4

    Viva astrix,

    Também estou na mesma situação:
    A minha será terrea, mas no projeto está lage aligeirada, tendo também cobertura em painel sandwich com 12cm, bloco termico 25cm com capoto 8cm e caixilharia em inox já que tem varias janelas com altura 260cm (tipo chão-teto).
    Duvidas também quanto ao PRH e AC.
    Por isso vou seguindo com atenção ao que a malta vai partilhando aqui.

    Boa sorte com a empreitada.
  5.  # 5

    Colocado por: SCCorreiacobertura em painel sandwich com 12cm

    Não é lá uma opção muito famosa essa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    Esta é uma opção baseada em quê?


    No meu caso é o que manda o projeto térmico ...
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não é lá uma opção muito famosa essa.


    Então porquê?

    Obrigado desde já pelos esclarecimentos
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    Esta é uma opção baseada em quê?


    Bom dia!

    Não é baseada em nada de especial, foi simplesmente a escolha entre ter um estilo de moradia mais moderno ou optar por telhado mais tradicional. Não existe problemas associados a este tipo de cobertura, painel Sandwich?

    Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro Barradas

    Se calhar seria mais benéfico nos opinarmos sobre o projecto, do que a opções construtivas e/ou de equipamentos...
    De resto o que indaca não tem problema algum.como escreve, e bem, são os contornos gerais. Concerteza discutido e afinado tudo ocm os tecnicos projectistas envolvidos.


    Correcto, eu aqui nesta fase gostaria de perceber se deveria de optar por este tipo de cobertura ou por outro, ou se por exemplo PVC ou Aluminio em janelas e se serie 60 é sufciente. Esse tipo de situações.

    Mais ainda perceber o tipo de sistema que a casa deveria estar dotada, PRH se é algo indispensável ou não, VMC, faz sentido deixar uma pre instalação? deixar todas a condutas e não comprar maquina neste momento, porque imagine que mais tarde quer colocar uma VMC, basta comprar a maquinam, e essa pre instalação, nesta fase deve ser algo de custo residual.

    Obrigado!
  10.  # 10

    Colocado por: astrixNão existe problemas associados a este tipo de cobertura, painel Sandwich?

    O que não faltam são problemas associados a este tipo de cobertura. Quase sempre por más execuções
    Uma boa execução deste tipo de cobertura é uma solução cara, coisa nem todos estão dispostos a pagar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: astrix
  11.  # 11

    Colocado por: SCCorreiaViva astrix,

    Também estou na mesma situação:
    A minha será terrea, mas no projeto está lage aligeirada, tendo também cobertura em painel sandwich com 12cm, bloco termico 25cm com capoto 8cm e caixilharia em inox já que tem varias janelas com altura 260cm (tipo chão-teto).
    Duvidas também quanto ao PRH e AC.
    Por isso vou seguindo com atenção ao que a malta vai partilhando aqui.

    Boa sorte com a empreitada.


    A ideia é memso essa! Tirar duvidas e partilhar as opções.

    PRH tenho a ideia que será um conforto, contudo não faço ideia de valores de aplicação nem de gasto mensal de uma bomba de calor para manter a casa quente..

    Abraço!
  12.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    O que não faltam são problemas associados a este tipo de cobertura. Quase sempre por más execuções
    Uma boa execução deste tipo de cobertura é uma solução cara, coisa nem todos estão dispostos a pagar


    Obrigado zedasilva!

    Que alternativas há? Por outro lado se quiser partilhar mais detalhado a forma correta, seria bom!
    Creio que este tipo de cobertura terá sempre de considerar uma caixa de ar arejada entre o painel e o betão, certo?

    Obrigado
    Cumprimentos
  13.  # 13

    Colocado por: astrixQue alternativas há?

    Uma série delas.

    Colocado por: astrixse quiser partilhar mais detalhado a forma correta, seria bom!

    Esse é um trabalho para os projetistas.

    Colocado por: astrixCreio que este tipo de cobertura terá sempre de considerar uma caixa de ar arejada entre o painel e o betão, certo?

    Sim, com as consequências que isso tem na térmica.
    Um pequeno "pormaior" que raramente é acautelado pelos projetistas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia, astrix
  14.  # 14

    a maior parte da resposta, senão até todas elas, já encontra nas centenas de discussões aqui no Forum. um pouco de pesquisa e vai ver que rapidamente, mas não facilmente, encontra os esclarecimentos devidos.

    como quem normalmente esclarece este tipo de questões N vezes!!, já está farto, eu me incluo... escrevo agora esta resposta. Naõ leve a mal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  15.  # 15

    Colocado por: zedasilva


    Poderia dizer algumas alternativas? Dado que esta foi a unica proposta, não tenho conhecimento para mais.

    Quando fala nas consequencias térmicas da caixa de ar, significa que: É um bem necessário para o sistema não criar efeito estufa e não acumular ali humidades mas depois também faz com que tenha percas térmicas?

    Abraço
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasa maior parte da resposta, senão até todas elas, já encontra nas centenas de discussões aqui no Forum. um pouco de pesquisa e vai ver que rapidamente, mas não facilmente, encontra os esclarecimentos devidos.

    como quem normalmente esclarece este tipo de questões N vezes!!, já está farto, eu me incluo... escrevo agora esta resposta. Naõ leve a mal.


    Não tem problema, entendo.

    No entanto não encontro muito sobre dotar a construção de pre instalção de VMC, recomendaria?

    Obrigado
  17.  # 17

    Ou mete VMC ou não mete. Isso tem de ver com o projectista da termica.
    Estes assuntos, hipóteses e alternativas são para ser discutidas durante a fase de execução de projectos, logo na arquitectura é para abordar esses teemas, por forma a ir já tdo encaminhado para as especialidades. Durante as especialidades, ainda pode haver luar a mais troca de informações/ opções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: astrix
  18.  # 18

    Uma outra questão que tenho sobre PRH , sendo uma moradia de 2 pisos. 100m2 + 100m2, o PRH deveria ser instalado também no piso superior? Ou como o calor sobe, apenas no piso inferior? Já vi projetos executados dessa forma mas não sei quanto será a eficácia. Obrigado
  19.  # 19

    Com PRH, tem de instalar em todos os pisos/ compartimentos que deseja climatizar.
  20.  # 20

    Colocado por: astrixJá vi projetos executados dessa forma mas não sei quanto será a eficácia.

    Já !? onde? tem a certeza?
 
0.0241 seg. NEW