Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tenho um empréstimo que fiz há cerca de 15 anos para compra do apartamento onde vivo. Neste momento já tenho dinheiro amealhado que dá para amortizar a 100% o empréstimo. No entanto, como o empréstimo tem ótimas condições comparado com os que se praticam hoje em dia (spread 0.6%) não me faz mossa manter a mensalidade.
    A minha questão é a seguinte: é possível pedir mais dinheiro emprestado (para investir numa moradia) com as mesmas condições que eu tenho alegando que esse dinheiro é para manutenção/renovação do imóvel? Ou o banco vai fazer inspeção ao apartamento e acompanhar a "suposta" renovação do apartamento?

    Sei que no passado era possível fazer isto porque tive pessoas próximas a fazê-lo.
    Obrigado a quem puder ajudar.
  2.  # 2

    Colocado por: candinhoA minha questão é a seguinte: é possível pedir mais dinheiro emprestado (para investir numa moradia) com as mesmas condições que eu tenho alegando que esse dinheiro é para manutenção/renovação do imóvel? Ou o banco vai fazer inspeção ao apartamento e acompanhar a "suposta" renovação do apartamento?


    Depende do tipo de crédito que for pedir ao Banco.
    Portanto pretende ficar com o apartamento e comprar uma moradia é isso?
    A moradia vai passar a ser a sua residência fixa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candinho
  3.  # 3

    Consulte o seu Banco, mas será difícil...

    Logo, ao argumentar a necessidade para obras de conservação, o processo terá a sua finalidade específica, que não a compra de habitação

    https://www.santander.pt/credito/credito-habitacao/credito-para-obras
    Concordam com este comentário: Nelhas, silvaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candinho
  4.  # 4

    Sim, o objetivo era mudar-me para a moradia e passar a ser a residência fixa e alugar o apartamento..
  5.  # 5

    Colocado por: candinhoSim, o objetivo era mudar-me para a moradia e passar a ser a residência fixa e alugar o apartamento..


    Eu não sou a favor de se abater créditos habitação , a menos que a liquidez que possui seja bastante superior ao que deve.
    Pelo simples facto de que a liquidez é mais necessária que a não divida.

    Ter zero passivo e não ter nenhum dinheiro disponível é muito pior do que ter divida pagável e liquidez disponível.

    Agora se possui dinheiro para abater o empréstimo todo e ainda fica com liquidez , talvez possa ser interessante.

    Mas repito, operações de crédito habitação são operações de longo prazo e que mediante condições excelentes como têm devem ser aproveitadas e mantidas.
    Concordam com este comentário: candinho, ADROatelier, silvaf
  6.  # 6

    Obrigado pela sua sincera e inteligente partilha.
    Concordo que pode ser interessante abater o empréstimo e ainda fico com liquidez. Claro que caso abatesse o valor em falta e ficasse nas lonas, seria uma péssima decisão. Mas como as condições que tenho são muito boas, mais vale manter o empréstimo e continuar a amealhar e ter liquidez para dar o passo para uma moradia.
    O ideal seria juntar o melhor dos 2 mundos: aumentar o valor do empréstimo com as condições antigas.
    Achas que falando diretamente com o banco e propondo isso, pode ser viável?
  7.  # 7

    Colocado por: candinhoAchas que falando diretamente com o banco e propondo isso, pode ser viável?


    Fale com o Banco.
    Ponha as cartas na mesa e veja o que eles propõem sem se comprometer.
    Se quiser ajuda, coloque aqui as opções que eles derem.
  8.  # 8

    Colocado por: candinhoO ideal seria juntar o melhor dos 2 mundos: aumentar o valor do empréstimo com as condições antigas.
    Eu não percebo nada disso, mas acha mesmo que o banco lhe vai emprestar actualmente dinheiro com um spread de 0.6%? Duvido sinceramente, e se o banco de facto o fizer é um bocado injusto para com os restantes clientes que ao fazer empréstimos actualmente levam com spreads de 1.25 %.

    Por outro lado parece-me inviável que lhe emprestem dinheiro para obras, e portanto valorização do imóvel, e não vão verificar se a valorização foi feita, correndo o risco de o imóvel não dar para pagar o valor global do empréstimo.

    por outro lado se deve uma pequena percentagem do valor actual do imóvel, o banco pode com certeza emprestar-lhe mais dinheiro sobre a hipoteca do mesmo.

    De qualquer maneira fale com o banco e veja as suas opções.
  9.  # 9

    Colocado por: HAL_9000fizer é um bocado injusto para com os restantes clientes que ao fazer empréstimos actualmente levam com spreads de 1.25 %.


    Hal, isso parece a conversa, com o devido respeito dos perdões a certos cliente , ou cliente com condições x ou y.

    O Banco é o dono do dinheiro.
    Cada cliente é um cliente. E o Banco pode emprestar o seu dinheiro com as condições que quiser.
    Não é injusto nem deixa de ser.
    Cada um negoceia como pode e sabe e conforme o credor quiser.
    Um Banco não é um estado social numa democracia.



    Colocado por: HAL_9000Por outro lado parece-me inviável que lhe emprestem dinheiro para obras


    Emprestar emprestam, até muito, têm é de fazer as obras. =)
    Concordam com este comentário: luisDS, silvaf
  10.  # 10

    Bom dia,

    Se está a falar de ter mais crédito com spread de 0,6%, esqueça. Nenhum banco o fará só porque tem lá um crédito com esse spread. Aliás, além de lhe proporem um novo crédito com condições "normais" de mercado, ainda há bancos que lhe vão obrigar a ajustar o spread do crédito antigo, e claro que ninguém aceita isso.
    Se o negócio da moradia for assim tão interessante, resta-lhe guardar os capitais próprios para dar de entrada e pedir novo crédito com spreads actuais. Se a sua taxa de esforço o permitir é viável. Note que a diferença entre 0,6% e 1/1,10% em termos de mensalidade não é assim tão grande, e dificilmente estará aí a justificação para considerar o investimento de bom ou mau.
    • SrR
    • 9 junho 2020

     # 11

    Colocado por: NelhasBanco é o dono do dinheiro.
    Cada cliente é um cliente. E o Banco pode emprestar o seu dinheiro com as condições que quiser.
    Não é injusto nem deixa de ser.
    Cada um negoceia como pode e sabe e conforme o credor quiser.
    Um Banco não é um estado social numa democracia.
    supostamente somos todos donos deste banco, o justo era eu ter as mesmas condições que esta senhora https://www.google.com/amp/s/www.sabado.pt/portugal/amp/caixa-ofereceu-emprestimo-de-luxo-a-filha-de-armando-vara
  11.  # 12

    Colocado por: SrRsupostamente somos todos donos deste banco, o justo era eu ter as mesmas condições que esta senhorahttps://www.google.com/amp/s/www.sabado.pt/portugal/amp/caixa-ofereceu-emprestimo-de-luxo-a-filha-de-armando-vara

    Não, não, justo era essa Sra. devolver tudo com juros e durante uns tempos ver o céu atrás das grades.
  12.  # 13

    "Fale com o Banco.
    Ponha as cartas na mesa e veja o que eles propõem sem se comprometer."

    É isso que vou fazer. Pôr as cartas na mesa e ver o que eles dizem.
    Obrigado a todos pelas dicas..
    • SrR
    • 9 junho 2020

     # 14

    Colocado por: luisDS
    Não, não, justo era essa Sra. devolver tudo com juros e durante uns tempos ver o céu atrás das grades.
    mais depressa devia ir quem lhe ofereceu essas condições.
  13.  # 15

    Colocado por: NelhasO Banco é o dono do dinheiro.
    Cada cliente é um cliente. E o Banco pode emprestar o seu dinheiro com as condições que quiser.
    Não é injusto nem deixa de ser.
    Cada um negoceia como pode e sabe e conforme o credor quiser.
    Um Banco não é um estado social numa democracia.
    Não disse o Contrario Nelhas, apenas acho que o que o banco quer é ganhar dinheiro. Se os spreads actuais andam na ordem os 1-1.25 % não me parece que lhes interesse emprestar por menos que isso. Além do mais os 0.6 % parece-me ser um antigo empréstimo com juros bonificados, que já não existem actualmente.

    Obviamente que o banco é livre de fazer o que quer com o seu dinheiro. Agora repare que à custa disso, eu e você enquanto contribuintes somos chamados a fazer injecções de capital para evitar falências de bancos originadas por maus investimentos. Simplesmente omiti a minha opinião, continuo a dizer que é injusto. Assim como é injusto os juros bonificados dos empréstimos À habitação serem pagos com o dinheiro de todos, mas apenas alguns tiveram acesso, assim como é injusto uns contribuintes terem beneficiado de empréstimos bonificados+isenção de IMI durante 10 anos, e outros que não têm juros bonificados só podem beneficiar de 3 anos. Tudo isto é injusto, e eu não posso fazer nada para o mudar, mas acho que ainda sou livre de emitir opinião se não ofender ninguém.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candinho
  14.  # 16

    Colocado por: luisDSSe está a falar de ter mais crédito com spread de 0,6%, esqueça. Nenhum banco o fará só porque tem lá um crédito com esse spread. Aliás, além de lhe proporem um novo crédito com condições "normais" de mercado, ainda há bancos que lhe vão obrigar a ajustar o spread do crédito antigo, e claro que ninguém aceita isso.
    E pronto era este o meu ponto de vista
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candinho
  15.  # 17

    trata-se de um empréstimo realizado em 2005 com juros bonificados.. impensável nos dias de hoje..
  16.  # 18

    Colocado por: SrRsupostamente somos todos donos deste banco, o justo era eu ter as mesmas condições que esta senhora
    Deixe lá para equilibrar a balança todos nós vemos as comissões da caixa aumentadas quase que anualmente, assim se recuperam os juros não cobrados à moça.
  17.  # 19

    Colocado por: HAL_9000eu e você enquanto contribuintes somos chamados a fazer injecções de capital para evitar falências de bancos originadas por maus investimentos.


    Concordo consigo. Infelizmente são as regras do jogo.
    Nenhum país em lado nenhum deixa um Banco rebentar.
    Principalmente por causa do impacto no cidadão comum.

    É que toda a gente acena a bandeira do Madoff por exemplo, mas esquecem-se que desapareceram 600 mil milhões que nunca mais ninguém viu.

    Mas se acho injusto?
    Claro.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
 
0.0204 seg. NEW