Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Encomendei uma janelas e duas portas para varanda em PVC da KÖMMERLING 70 mm para substituir as velhas em madeira com mais de 60
    anos.

    Tenho que remover toda a madeira, limpar tudo muito bem limpo, desengordurar, em algumas partes de certeza que terei que encher com um pouco de cimento, tendo em conta que as janelas devem estar pregadas e ao remover vai fazer buracos

    Irá apoiar sobre pedra sendo as laterais em estuque e a parte superior em madeira (Caixa do estore)

    Estou a pensar utilizar os seguintes produtos:

    Espuma de poliuretano Orbafoam Ventanas y Puertas Pro-Energy da Quilosa (Para encher o espaço, fixar e isolar)
    Silicone neutro ORBASIL N-25 da da Quilosa (Acabamento interior)
    Acrílico SINTEX AC-47 JUNTAS E FISSURAS (Acabamento Exterior)


    As minhas dúvidas são as seguinte:

    Acento o PVC em cima da pedra ou instalo umas cunhas (plástico/madeira?) de forma a ao pvc não entrar em contacto com a pedra?

    Aplico silicone neutro à toda volta também no exterior ou uso o Acrílico para vedação? Ou não isolo? Se entrar água no PVC como é que escorre para o exterior se estiver isolado? Entendem a minha questão?

    Alguma sugestão? Algum aviso? Cuidados a ter? Os materiais são os correctos?

    Desde já, obrigado pela vossa atenção ;)
      IMG_0012.jpg
      IMG_0013.jpg
      IMG_0014.jpg
  2.  # 2

    "Alguma sugestão? Algum aviso? Cuidados a ter? Os materiais são os correctos?"

    Viva.
    Tantos conselhos que podem ser dados...

    Aqui ficam os melhores conselhos que podes ter é:

    1. Essa pedra é uma ponte térmica : transfere frio (inverno) e calor (verão). Devera ser removida e cortada e nunca meter a janela em cima da pedra!
    2. Colocar um pré aro em PVC onde a janela vai apoiar levar a janela.
    3. Meter espuma flexivel à volta e selar bem à volta da janela com fitas da "SIGA" por exemplo.
    4. Isolar caixa do estor.
    5. Pedir janelas com warm edge na separacao dos vidros duplos
    5. Uma vez instaladas as janelas, arejar a casa bem 2x ao dia pelo menos 5m de cada vez, ou entao, meter uma VMC. Caso contrario uma vez que as janelas sao estanques, vais ter problemas de condesacoes e aumento o nivel de humidade relativa em casa, principalmente o inverno.

    ;)
  3.  # 3

    Olá,

    As janelas estão em fase final, sem possibilidade de solicitar qualquer alteração.

    Falaste em remover e cortar a pedra. Ou seja, cortar a pedra, encher com cimento do lado de dentro da janela , aplicar a pedra cortada apenas do lado de fora, digamos, com 10mm de folga entre a janela e a pedra, e isolar com espuma pu + silicone.

    Entendi bem?

    A Fita "SIGA" e acabamento final? ou tenho que tapar a fita com algum tipo de enchimento, tipo massa de acabamento/estuque?

    Estamos a falar de uma pedra com 5cm de espessura. Tenho que a tirar, levar a algum lado para a cortar, tudo isto tentando não a partir em todo o processo :)

    Alguma solução mantendo a pedra existente sem qualquer corte? Isolar com algum material e/ou produto?

    Estamos a falar de 5 janelas 1300x1100 mais 1 janela de 3370 x 1100 e outra de 3370 x 770

    2 Portas de varanda com a mesma pedra, 2200x900

    É muita pedra para tirar e cortar

    A foto foi apenas o exemplo de uma das janelas até porque são todas iguais, apenas viram na dimensão.
  4.  # 4

    Já consegui encontrar mais informação aqui no forum. Mas com tantas coisas e difícil encontrar o que queremos.



    Aqui

    Obrigado
  5.  # 5

    É muita pedra para cortar!
    Mas já que vai colocar umas janelas novas, arranje alguém jeitoso com uma rebarbadora para as dividir em 2 no sítio e coloque isolamento no meio.

    tipo isto

  6.  # 6

    Colocado por: 8adam3c0Olá,

    As janelas estão em fase final, sem possibilidade de solicitar qualquer alteração.

    1. Falaste em remover e cortar a pedra. Ou seja, cortar a pedra, encher com cimento do lado de dentro da janela , aplicar a pedra cortada apenas do lado de fora, digamos, com 10mm de folga entre a janela e a pedra, e isolar com espuma pu + silicone.

    Entendi bem?

    2. A Fita "SIGA" e acabamento final? ou tenho que tapar a fita com algum tipo de enchimento, tipo massa de acabamento/estuque?

    Estamos a falar de uma pedra com 5cm de espessura. Tenho que a tirar, levar a algum lado para a cortar, tudo isto tentando não a partir em todo o processo :)

    3. Alguma solução mantendo a pedra existente sem qualquer corte? Isolar com algum material e/ou produto?

    Estamos a falar de 5 janelas 1300x1100 mais 1 janela de 3370 x 1100 e outra de 3370 x 770

    2 Portas de varanda com a mesma pedra, 2200x900

    É muita pedra para tirar e cortar

    A foto foi apenas o exemplo de uma das janelas até porque são todas iguais, apenas viram na dimensão.


    1. Existe diversas formas de fazer, mas por exemplo, como disse, seria um bom exemplo de resolução.

    2. A fita SIGA (pode ser outra marca) é recomendada por causa da estanquidade ao ar. Deve ser colocada pelo lado de dentro. Com o tempo o selicone pode rachar com as oscilacoes de temperatura (quente/frio), proprio vento na janela. Vai garantir a nao criacao de micro-fissuras que nao tratadas sao zonas de condesacao da janela e origem de patologias nas ombreiras, cantos, etc.
    Pode colocar a fita (bem aplicada) e no final rematar com gesso/estuque ou se nao meter por cima os apainelados de janelas.

    3. Que funcione nao. Esta a meter uma janela tao boa em PVC, com tao bons desempenhos de Frame/Vidros e com essa pedra vai comprometer o desempenho "optimal" da janela. Alem de que é uma pedra, como esta executada, que tem como função arrefecer a sua casa no inverno e aquecer no verao :) Alem disso, com essa pedra e com uma janela "estanque" que vai ter, vai criar no inverno, uma zona fria junto ao vidro em baixo. Vai criar condensacoes e a criacao de "bolores com o tempo". A solucao de rjmpires é boa. Eu ate nem metia do lado de dentro e em substituicao metia madeira ou apainelados em PVC :)
  7.  # 7

    É o que eu vou tentar fazer, cortar com rebarbadora ou com uma maquina de abrir roços. Esse alguém jeitoso vou ser eu. Haha
    Com o preço que me pediram pela montagem da janelas, (cerca de 3250€) decidi eu mesmo fazer e comprar o material/ferramenta necessária.

    Obrigado :)
  8.  # 8

    badam tenha tambem em atenção que estar a meter uma solução "robusta" em termos termicos nas janelas e parapeitos, terá que ser de alguma forma acompanhado com um bom isolamento e impermeabilização dessas ombreiras e das paredes em si, pois pode estar a fazer algo do tipo tapar a cabeça e ficar com os pés a descoberto.
  9.  # 9

    O que aconselha?

    Fique a saber que a fachada do prédio foi totalmente isolada e pintada há menos de 1 ano.
  10.  # 10

    isolada com etics (vulgo capoto)?
  11.  # 11

    Obrigado
  12.  # 12

    Colocado por: marco1isolada com etics (vulgo capoto)?

    Pelas fotos não parece.... não tem qq tipo de isolamento termico exterior.
    Ou seja não foi "isolada", foi reparada e pintada.
  13.  # 13

    Colocado por: marco1isolada com etics (vulgo capoto)?


    Pensei que me estava a sugerir "isolada com etics" quando perguntei o que me aconselha.

    A fachada foi reparada, "isolada" com um tipo primário emborrachado e depois pintada.
    Foi o que me foi dito.
  14.  # 14

    Por aqui distinguem isolada de impermeabilizada. Isolada seria termicamente, com etics ou itics.
  15.  # 15

    Colocado por: ricardo.rodriguesPor aqui distinguem isolada de impermeabilizada. Isolada seria termicamente, com etics ou itics.


    Pois também fiquei na duvida :)

    8adam3c0. Depois com as janelas colocadas, pf arejar a casa duas vezes ao dia em vetilacao cruzada, durante 5 minutos. Mesmo durante o inverno. Para evitar problemas. Conselho de amigo :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 8adam3c0
  16.  # 16

    Não é por aqui... É mesmo assim, são coisas distintas.

    Isolar. Retardar a Transferência Térmica.
    Impermeabilizar. Bloquear a Água
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasNão é por aqui... É mesmo assim, são coisas distintas.

    Isolar. Retardar a Transferência Térmica.
    Impermeabilizar. Bloquear a Água

    Há isolamentos sem ser para temperatura e impermeabilizações sem ser para água.
    Esses conceitos são bastante mais latos
  18.  # 18

    ... Na construção civil?
  19.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas... Na construção civil?

    Na construção deves ter uns 2 ou 3 tipos de isolamento
  20.  # 20

    acustico
    termico

    mecanico? (evitar fracturas)
 
0.0220 seg. NEW