Iniciar sessão ou registar-se
    • Bola
    • 12 junho 2020

     # 1

    Boa noite.
    Venho muitas vezes a este fórum em busca de ideias, esclarecimentos e informações sempre úteis.
    Desta vez decidi ver se alguém aqui me pode ajudar e desde já peço desculpa se não usar as terminologias corretas.
    Então é assim: aqui há uns anos, não sei precisar, mas não mais de 7 anos, decidimos fazer obras cá em casa. Isolamos toda a casa pelo exterior, mudámos todas as janelas (de alumínio, vidro simples para PVC com vidro duplo) e refizemos a impermeabilização da cobertura (esta era feita numa espécie de manta asfáltica e estava deteriorada). A pessoa responsável pela obra decidiu que o ideal seria painel sandwich.
    A questão está relacionada exactamente com o painel sandwich, ou melhor, com a má colocação do dito cujo, aparentemente.
    Passado algum tempo comecei a ter infiltrações e neste momento tenho água a cair em alguns pontos da casa, ao que tudo indica devido à condensação criada, pois ao levantar um dos painéis este estava completamente cheio de pingos de água.
    Dito isto, o que eu pretendia era saber a vossa opinião acerca do que fazer para solucionar este problema, sendo que já está decidido retirar todo o painel e refazer toda a impermeabilização. Contacto empresas e, em caso afirmativo, recomendam alguma? Ou, como um amigo opinou, chamo primeiro um arquitecto e vejo o que me diz acerca do assunto? Entretanto também fui pesquisando e vi que existem várias formas de impermeabilização, têm opinião formada acerca de alguma?
    Desde já obrigada a todos.
  1.  # 2

    Contrate um engenheiro de térmica para lhe dar uma opinião nisso.

    Painel sanduiche bem feito é coisa rara !

    Fique-se com as telas, isolamento térmico e godo por cima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bola
  2.  # 3

    Para não mandar os paineis para o lixo, sobre os paineis aplique la de rocha e um sistema de duas telas (ou uma depende) de lâmina asfaltica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bola
    • Nelhas
    • 12 junho 2020 editado

     # 4

    Colocado por: BolaPassado algum tempo comecei a ter infiltrações e neste momento tenho água a cair em alguns pontos da casa, ao que tudo indica devido à condensação criada, pois ao levantar um dos painéis este estava completamente cheio de pingos de água.


    E têm infiltrações ou problemas de condensação?
    São coisas distintas.


    Só têm de proporcionar ventilação simples entre o painel e o tecto.
    Pode ser cruzada em corrente de ar com simples grelhas.
    O problema fica resolvido.

    O Problema não está no Painel SAndw, está na forma como a solução foi executada.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bola
    • SrR
    • 12 junho 2020

     # 5

    Colocado por: NelhasPode ser cruzada em corrente de ar com simples grelhas.
    O problema fica resolvido.
    ou seja colocou uma telha com isolamento e agora é ventilar o espaço fazendo com que o isolamento nao faça nada
    Concordam com este comentário: pc ferreira
    • Nelhas
    • 12 junho 2020 editado

     # 6

    Colocado por: SrRou seja colocou uma telha com isolamento e agora é ventilar o espaço fazendo com que o isolamento nao faça nada


    Porque o isolamento com condensação está a proporcionar um conforto de nível superior.

    Painel Sand

    Ventilação com grelhas.

    Faz tecto em pladur. Coloca lâ com papel. Em cima do pladur.

    Desse forma a caixa de ar é ventilada e fica com isolamento no sitio correcto.
    • SrR
    • 12 junho 2020

     # 7

    Colocado por: Nelhas

    Porque o isolamento com condensação está a proporcionar um conforto de nível superior.

    Painel Sand

    Ventilação com grelhas.

    Faz tecto em pladur. Coloca lâ com papel. Em cima do pladur.

    Desse forma a caixa de ar é ventilada e fica com isolamento no sitio correcto.
    ok entao a ver se entendo, uma situação com painel sanduíche para ficar bem instalado tem k se ventilar o sotao, anulando o efeito do isolamento da telha, e para alem disso tem que se colocar um tecto falso no piso de baixo e isolar por ai, certo,?
    Concordam com este comentário: SMBS
  3.  # 8

    Não.

    Se deixar o Painel Sandw a vista não.
    Não pinga nem condensa nada.

    Agora se poe esse tipo de painel, e depois o tapa com pladur ou o que for, e mesmo com caixa de ar, não deixa ventilação, ele vai condensar e formar milhares de gotículas.




    Colocado por: SrRpara alem disso tem que se colocar um tecto falso no piso de baixo e isolar por ai, certo,?


    Não.
    Vou por um exemplo +prático.

    Arranca telha tradicional no sotão e espeta painel sandw.

    Ventila o sotão convenientemente com gralhas cruzadas.
    Na laje do sotão, Chão do sotão, faz o isolamento.

    Agora se perde o isolamento do painel sand em si mesmo?
    Sim.
    • SrR
    • 12 junho 2020

     # 9

    Colocado por: NelhasVou por um exemplo +prático.

    Arranca telha tradicional no sotão e espeta painel sandw.

    Ventila o sotão convenientemente com gralhas cruzadas.
    Na laje do sotão, Chão do sotão, faz o isolamento.

    Agora se perde o isolamento do painel sand em si mesmo?
    Sim.
    ou seja , quero aproveitar o sótão, ponho telha sand todo contente mas para aquilo funcionar tenho que colocar ventilação cruzada, ou seja aproveito o sótão mas tenho que levar com correntes de ar, muito resumidamente que é o ponto onde quero chegar, pra que raio se coloca entao a telha sand ?
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 10

    E têm infiltrações ou problemas de condensação?
    São coisas distintas.


    Só têm de proporcionar ventilação simples entre o painel e o tecto.
    Pode ser cruzada em corrente de ar com simples grelhas.
    O problema fica resolvido.

    O Problema não está no Painel SAndw, está na forma como a solução foi executada.





    Pois,foi exactamente isso que se verificou.
    Aparentemente a altura da inclinação dos painéis não é a suficiente e como se não bastasse também não foram colocadas grelhas de respiração. Quando começou a cair água dentro de casa vieram cá e abriram uns buracos para que houvesse ventilação. Durante uns tempos o problema pareceu resolvido, mas entretanto tudo piorou e a água voltou a cair dentro de casa.
    A minha dúvida neste momento é se bastará resolver esta questão ( mais ainda tento em conta o nível de humidade já instalado)para efectivamente solucionar o problema. Tenho dificuldade em acreditar que bastará isso e preciso mesmo ver isto resolvido! O quarto onde cai água está inabitável, vai precisar de obras a sério, pois tem o estuque do teto a cair nalguns pontos e as paredes manchadas. Um horror!
  4.  # 11

    E os rufos como foram feitos?
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 12

    E têm infiltrações ou problemas de condensação?
    São coisas distintas.



    Quanto a esta questão, tentei perceber a diferença entre uma coisa e outra e não sei se entendi bem.
    Tudo isto se passa no primeiro andar, sendo que tenho água que cai do teto de um quarto e, nesse mesmo quarto, manchas enormes de humidade. Nesse mesmo piso tenho outro quarto que começou a apresentar problemas de humidade que se têm vindo a agravar muito mas não creio que o problema tenha a mesma origem, pois o teto está limpo. Tenho mais 3 quartos nesse andar e 2 casas de banho, sem problemas. No rés do chão não existe qualquer sinal de humidade. A casa tem quase 5O anos e estaria óptima, não fosse este problema.
    Vou tentar colocar algumas fotos para verem o nível da situação.
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 13

    Obrigada a todos os que comentaram e deixaram opiniões.
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 14

    Estas são do quarto onde cai água.
      20200613_122524.jpg
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 15

    2
      20200613_122234.jpg
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 16

    3

    É por aquelas círculos amarelados que a água cai.
      20200613_122406.jpg
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 17

    Estas são do outro quarto, que fica mesmo ao lado.
    Foi aqui, junto ao rodapé que começou.
      20200613_122628.jpg
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 18

    2

    Isto é uns centimetris acima.
      20200613_122701.jpg
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 19

    Tudo isto é na mesma parede, que faz a ligação com a casa vizinha(Esta é uma vivenda geminada).
    • Bola
    • 13 junho 2020

     # 20

    3
    Esta é a parede exterior.
      20200613_122753.jpg
 
0.0157 seg. NEW