Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde os meus pais ambos com mais de 70 anos venderam em Abril de 2020 a casa (habitação própria e primária) e compraram um apartamento em Maio 2020 o valor que receberam ao ser reinvestido no apartamento é taxado ou é isento?
    • imo
    • 13 junho 2020 editado

     # 2

    Os ganhos com a alienação de imóveis destinados a habitação própria e permanente, poderão ser excluídos de tributação se o sujeito passivo reinvestir o valor de realização, deduzidos da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, na aquisição de outro imóvel destinado a habitação própria e permanente em Portugal, ou em qualquer outro Estado-Membro da UE.

    O reinvestimento tem de ser realizado dentro de um prazo máximo de 36 meses para que se aplique a isenção.

    Se o imóvel tiver sido adquirido antes de 1/1/1989, a sua venda não se encontra sujeita a IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monique75
  2.  # 3

    Colocado por: Monique75Boa tarde os meus pais ambos com mais de 70 anos venderam em Abril de 2020 a casa (habitação própria e primária) e compraram um apartamento em Maio 2020 o valor que receberam ao ser reinvestido no apartamento é taxado ou é isento?

    Há várias possibilidades de não pagarem mais-valias.

    A casa que venderam tinha sido adquirida por eles antes ou depois de 1989 ?
  3.  # 4

    Colocado por: imoOs ganhos com a alienação de imóveis destinados a habitação própria e permanente, poderão ser excluídos de tributação se o sujeito passivo reinvestir o valor de realização, deduzidos da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, na aquisição de outro imóvel destinado a habitação própria e permanente em Portugal, ou em qualquer outro Estado-Membro da UE.

    Actualmente, os maiores de 65 anos também podem evitar o pagamento de mais-valias se depositarem esse "excesso" em poupanças tipo Certificados de aforro ou coisa parecida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monique75
  4.  # 5

    Boa Tarde obrigada pelas informações.
    Os meus pais construíram a casa deles e está registada no ano de 1990 com valor patrimonial de 112,650.00€ o apartamento que compraram foi de 125,000.00€.
    fiz uns cálculos numa calculadora de mais valias online e dá negativo será que está certo? o coeficiente de actualização dá 2.29
  5.  # 6

    Colocado por: JOCORActualmente, os maiores de 65 anos também podem evitar o pagamento de mais-valias se depositarem esse "excesso" em poupanças tipo Certificados de aforro ou coisa parecida.

    Desconhecia isto, pode ser muito útil para mim. Vou informar-me nas Finanças quando abrirem.
  6.  # 7

    Colocado por: CarvaiVou informar-me nas Finanças quando abrirem.

    Isto foi aprovado. Não tenho a certeza se foi na lei do orçamento de 2019.

    https://www.idealista.pt/news/especiais/orcamento-do-estado-2019/2018/11/19/37954-isencao-de-mais-valias-para-quem-vende-casa-depois-dos-65-anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carvai, Monique75
  7.  # 8

  8.  # 9

    Colocado por: Monique75Boa Tarde obrigada pelas informações.
    Os meus pais construíram a casa deles e está registada no ano de 1990 com valor patrimonial de 112,650.00€ o apartamento que compraram foi de 125,000.00€.
    fiz uns cálculos numa calculadora de mais valias online e dá negativo será que está certo? o coeficiente de actualização dá 2.29

    O que interessa é o valor da venda e o valor reinvestido.
  9.  # 10

    Venderam o imovel por 153,000€
  10.  # 11

    Colocado por: nielsky
    O que interessa é o valor da venda e o valor reinvestido.


    E não só. Depende do capital próprio para a aquisição da primeira casa vs eventual crédito.

    Percebi este ano que o valor de realização é mais complexo que a simples diferença entre o valor de compra e o valor de venda vs valor reinvestido.

    Recomenda-se que seja um contabilista a submeter o IRS no ano a declarar as mais valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monique75
  11.  # 12

    a primeira casa foi construida por eles sem recurso a credito e reinvestiram na compra do apartamento
  12.  # 13

    PENSO que é necessário saber por quanto terá sido declarada a casa no fim da construção em 1990. Se por acaso declararam ter ficado em cerca de 50.000 euros (dez mil contos na altura), não haverá mais-valias. Se declararam menos haverá mais-valias.

    Mas se eles quiserem, o pior que lhes acontece é investirem 28.000 euros em poupanças. Nesse caso já não pagam mais-valias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monique75
  13.  # 14

    Colocado por: ANdieselRecomenda-se que seja um contabilista a submeter o IRS no ano a declarar as mais valias

    É a coisa mais simples preencher o IRS.
    Só é preciso guardar todos os comprovativos (que muita gente nao faz) e entender a terminologia utilizada.

    Nos ultimos anos tenho feito o preenchimento e entrega do IRS a alguns amigos e o que mais noto é que as pessoas não gostam de despender tempo a compreender as coisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monique75
  14.  # 15

    Pois normalmente sou eu a fazer o irs deles por isso quero preparar a melhor solução para eles
  15.  # 16

    Colocado por: nielsky
    É a coisa mais simples preencher o IRS.
    Só é preciso guardar todos os comprovativos (que muita gente nao faz) e entender a terminologia utilizada.

    Nos ultimos anos tenho feito o preenchimento e entrega do IRS a alguns amigos e o que mais noto é que as pessoas não gostam de despender tempo a compreender as coisas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Monique75


    É como em Medicina, é a coisa mais simples saber qual o material a utilizar e onde aplicar para realizar uma cirurgia.
    • imo
    • 13 junho 2020

     # 17

    Colocado por: Monique75Boa Tarde obrigada pelas informações.
    Os meus pais construíram a casa deles e está registada no ano de 1990 com valor patrimonial de 112,650.00€ o apartamento que compraram foi de 125,000.00€.
    fiz uns cálculos numa calculadora de mais valias online e dá negativo será que está certo? o coeficiente de actualização dá 2.29


    O valor patrimonial tributário (VPT) que menciona é o atual? Atenção, o valor a considerar para cálculo da mais valia (MV) é o VPT à data (1990), que é o que deve atualizar com o coeficiente 2,29. Assim, a MV será muito provavelmente positiva.
  16.  # 18

    sim o valor que indiquei esta actualizado na caderneta.
    o ano de inscrição na matriz:1990 Valor patrimonial actual (CIMI): €112.650,00 Determinado no ano: 2018
  17.  # 19

    Colocado por: ANdieselÉ como em Medicina, é a coisa mais simples saber qual o material a utilizar e onde aplicar para realizar uma cirurgia.

    Mas eu não sou da área.
    Apenas despendi algum do meu tempo a tentar perceber.
    • imo
    • 13 junho 2020

     # 20

    Colocado por: Monique75sim o valor que indiquei esta actualizado na caderneta.
    o ano de inscrição na matriz:1990 Valor patrimonial actual (CIMI): €112.650,00 Determinado no ano: 2018


    Monique, insisto: voce precisa do VPT à data da aquisição, não o atual!!! Pergunte nas Finanças
 
0.0198 seg. NEW