Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    Tenho seguido alguns tópicos aqui no fórum e por isso espero que me possam ajudar.

    Começámos a pensar em construir uma moradia para habitação própria mas gostaríamos de ficar na zona da Amadora.
    Encontrámos um terreno a bom preço e numa zona bastante atrativa (para nós) com área de implantação de cerca de 90m² para dois pisos mais cave e aproveitamento do sótão.

    Fizémos uns rabiscos para tentar ver que casa gostaríamos de construir para fazer um levantamento de valores de forma a avaliar o custo final da obra.
    Neste caso pensámos numa casa com 2 pisos e aproveitamento do sótão para arrumação, cada piso com cerca de 70m². No rc ficaria sala e cozinha, wc e escritório com porta para a rua e no 1° andar ficariam 3 quartos e wc.

    Estamos a pensar questionar acerca de construções alternativas à alvenaria por questão de tempo principalmente.

    Quais são os passos essenciais para o levantamento de custos?
    Podem recomendar-me profissinais da zona?

    Agradeço desde já a todos porque toda a ajuda é bem-vinda.
  2.  # 2

    Colocado por: Cneves
    Quais são os passos essenciais para o levantamento de custos?



    Olá.
    Primeiro, exponha o que quer exactamente a um técnico, Arquitecto neste caso. Ele que verifique o que se pode construir no tal terreno (regras municipais) e que lhe dê uma ideia dos custos.
    Pergunte-lhe também sobre sistemas de construção alternativos aí na zona, porque geralmente tendem a não compensar.


    Se vai pedir crédito, contemple também os juros e seguros junto do banco.
    Concordam com este comentário: Nelhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cneves
  3.  # 3

    Colocado por: CnevesBoa noite a todos,
    Tenho seguido alguns tópicos aqui no fórum e por isso espero que me possam ajudar.

    Começámos a pensar em construir uma moradia para habitação própria mas gostaríamos de ficar na zona da Amadora.
    Encontrámos um terreno a bom preço e numa zona bastante atrativa (para nós) com área de implantação de cerca de 90m² para dois pisos mais cave e aproveitamento do sótão.

    Fizémos uns rabiscos para tentar ver que casa gostaríamos de construir para fazer um levantamento de valores de forma a avaliar o custo final da obra.
    Neste caso pensámos numa casa com 2 pisos e aproveitamento do sótão para arrumação, cada piso com cerca de 70m². No rc ficaria sala e cozinha, wc e escritório com porta para a rua e no 1° andar ficariam 3 quartos e wc.

    Estamos a pensar questionar acerca de construções alternativas à alvenaria por questão de tempo principalmente.

    Quais são os passos essenciais para o levantamento de custos?
    Podem recomendar-me profissinais da zona?

    Agradeço desde já a todos porque toda a ajuda é bem-vinda.
  4.  # 4

    Boa tarde, Eu já tive uma vivenda nos moinhos da funcheira com essas carecteristicas. Agora estou a construir uma maior... se eu puder ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cneves
    • RCF
    • 16 junho 2020

     # 5

    Colocado por: Cnevescada piso com cerca de 70m². No rc ficaria sala e cozinha, wc e escritório

    É muito difícil meter isto tudo em 70m2. É que, a isso, ainda tem de acrescentar as escadas para a cesso ao piso superior e zonas de circulação. Se juntar sala e cozinha num só espaço, talvez dê. E evite poupar nas escadas... sendo para subir e descer diariamente e mais que uma vez ao dia, não recomendo fazer com muita inclinação ou com degraus em canto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cneves
  5.  # 6

    Colocado por: RCF
    É muito difícil meter isto tudo em 70m2. É que, a isso, ainda tem de acrescentar as escadas para a cesso ao piso superior e zonas de circulação. Se juntar sala e cozinha num só espaço, talvez dê. E evite poupar nas escadas... sendo para subir e descer diariamente e mais que uma vez ao dia, não recomendo fazer com muita inclinação ou com degraus em canto.


    Eu tinha 75m2 em cada piso, no r/c tinha cozinha 14, sala cerca de 38m2, wc e as escadas para a garagem e piso de cima. Não tinha hall de entrada .. A entrada para a garagem era feita pela cozinha. Com escritório será muito dificil. Junto foto da sala com escada para cima ...
      sala.png
    • RCF
    • 16 junho 2020

     # 7

    Colocado por: 123amadora

    Eu tinha 75m2 em cada piso, no r/c tinha cozinha 14, sala cerca de 38m2, wc e as escadas para a garagem e piso de cima. Não tinha hall de entrada .. A entrada para a garagem era feita pela cozinha. Com escritório será muito dificil. Junto foto da sala com escada para cima ...
      sala.png

    E, se consegui ver bem na foto, tinha a escada em canto, ao contrário do que recomendei...
    • ig8
    • 16 junho 2020

     # 8

    Colocado por: RCFÉ muito difícil meter isto tudo em 70m2.

    Dificil?
    WC -> 3 m2
    escritorio -> 10 m2
    cozinha -> 17 m2 (e já é grande)
    Sala -> 30 m2

    sobram 10 m2 para gastar no que bem entender
  6.  # 9

    ...e hall de entrada... e circulação.... e escadas... e paredes...

    Colocado por: ig8
    Dificil?
    WC -> 3 m2
    escritorio -> 10 m2
    cozinha -> 17 m2 (e já é grande)
    Sala -> 30 m2

    sobram 10 m2 para gastar no que bem entender
    • ig8
    • 16 junho 2020

     # 10

    Colocado por: ADROatelier...e hall de entrada... e circulação.... e escadas... e paredes...


    Um hall de entrada bem aproveitado que gaste 5 m2.
    A cozinha, bem aproveitada, consegue ter 10/12 m2.
    A sala com 25 m2 também seria suficiente.

    Se eu me vejo a viver numa casa com espaços pequenos? Não! Mas não digam que é impossível fazer essas divisões em 70 m2...
  7.  # 11

    Colocado por: ig8
    Dificil?
    WC -> 3 m2
    escritorio -> 10 m2
    cozinha -> 17 m2 (e já é grande)
    Sala -> 30 m2

    sobram 10 m2 para gastar no que bem entender


    a escada não me fez confusão nenhuma e consegui boas areas ...
    • RCF
    • 16 junho 2020 editado

     # 12

    Colocado por: ig8Mas não digam que é impossível fazer essas divisões em 70 m2...

    Alguém disse que é impossível?!
  8.  # 13

    Colocado por: 123amadoraBoa tarde, Eu já tive uma vivenda nos moinhos da funcheira com essas carecteristicas. Agora estou a construir uma maior... se eu puder ajudar.


    É mesmo nos moinhos da funcheira, uma zona que ainda não tem construção.
    Agradeço toda a ajuda porque não conheço nenhum arquitecto.

    Que tipo de construção era?
  9.  # 14

    Isto é um desenho muito simples de quem não sabe mas é um esboço
      IMG_20200615_033224.jpg
      IMG_20200615_033215.jpg
  10.  # 15

    E evite poupar nas escadas... sendo para subir e descer diariamente e mais que uma vez ao dia, não recomendo fazer com muita inclinação ou com degraus em canto.

    Pensámos fazer por patamares a direito para não ser em caracol, não sei se me faço entender
  11.  # 16

    Colocado por: ig8
    Um hall de entrada bem aproveitado que gaste 5 m2.
    A cozinha, bem aproveitada, consegue ter 10/12 m2.
    A sala com 25 m2 também seria suficiente.

    Se eu me vejo a viver numa casa com espaços pequenos? Não! Mas não digam que é impossível fazer essas divisões em 70 m2...


    É mais ou menos isso que pensámos. Pode não ser enorme mas é bem maior do que temos e na verdade não precisamos de muito.
    Prefiro ficar com mais espaço exterior atrás para o miúdo brincar
    Concordam com este comentário: luisms
  12.  # 17

    Se o wc acessível vai estar no 1.o andar, só na escadaria vai precisar de 11m2.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1579055
  13.  # 18

    Colocado por: ricardo.rodriguesSe o o wc acessível vai estar no 1.o andar, só na escadaria vai precisar de 11m2.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1579055


    Peço desculpa pela ignorância mas não entendi. Há wc no rc também... A escada precisa assim tanto?
  14.  # 19

    Colocado por: CnevesA escada precisa assim tanto
    DL 163/2006

    Secção 2.4 - Escadas:
    2.4.1 - A largura dos lanços, patins e patamares das escadas não deve ser inferior a 1,2 m.
    2.4.2 - As escadas devem possuir:
    2) Patins intermédios com uma profundidade, medida no sentido do movimento, não inferior a
    0,7 m, se os desníveis a vencer, medidos na vertical entre o pavimento imediatamente anterior
    ao primeiro degrau e o cobertor do degrau superior, forem superiores a 2,4 m.
    2.4.3 - Os degraus das escadas devem ter:
    1) Uma profundidade (cobertor) não inferior a 0,28 m;
    2) Uma altura (espelho) não superior a 0,18 m;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cneves
  15.  # 20

    O wc que vai colocar no r/ch não deverá cumprir com esse mesmo decreto-lei das acessibilidades (simplesmente porque não tem área disponível suficiente). Precisaria de incluir bidé e espaço para banheira, mais a inscrição de um círculo livre de 150cm (ainda que possa sobrepor ligeiramente alguns tipos de sanitários e móvel de lavatório, não pode sobrepor o espaço de abertura da porta, se esta for de abrir para dentro do wc).
 
0.0233 seg. NEW