Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Eu e o meu companheiro estamos a ponderar comprar um terreno para construir uma moradia + anexo.

    Como não temos possibilidade de pagar uma renda e em simultâneo uma prestação ao banco, ponderámos se seria possível construir primeiro o anexo (T0 ou T1) para viver temporariamente até a casa estar concluída.

    Sabem se é possível? Se possível, quais as implicações em termos de licença de habitabilidade? Será necessário licenciar duas vezes?
    Há um tempo mínimo para estar a viver nos anexos, caso a licença seja única?

    Peço desculpa a quantidade de questões, mas não queremos avançar sem ponderar todas as hipóteses.
    Obrigada, fico à espera do vosso feedback :)
  2.  # 2

    Colocado por: JoanaCoimbraSabem se é possível? Se possível, quais as implicações em termos de licença de habitabilidade? Será necessário licenciar duas vezes?
    Há um tempo mínimo para estar a viver nos anexos, caso a licença seja única?
    Licença de habitabilidade para um anexo? Não me parece. Que alguém me corrija se estiver enganado, mas a sua intenção não será legalmente possível.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  3.  # 3

    Façam um esforço na casa de um dos pais/sogros, se for possível.

    Contem com pelo menos 1 ano e meio.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
    • Sira
    • 16 junho 2020

     # 4

    Como não temos possibilidade de pagar uma renda e em simultâneo uma prestação ao banco


    Não sei se sabe mas o que paga, no período da construção, são só os juros do capital que vai sendo libertado, não é uma prestação mesmo. Mas claro, cada um sabe da sua carteira.

    Como iriam financiar a construção desse anexo? Mesmo que fosse possível, que não sei se é..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  4.  # 5

    Colocado por: Sirasão só os juros do capital que vai sendo libertado, não é uma prestação mesmo. Mas claro, cada um sabe da sua carteira.

    Como iriam financiar a construção desse anexo? Mesmo que fosse possível, que não sei se é..


    Antes de mais obrigada pelas respostas!

    Pode explicar melhor? Eu sei que a prestação mensal tem uma parcela dedicada aos juros da dívida e outra à amortização do capital em dívida, mas desconheço qualquer diferença durante a construção da casa.

    A ideia seria construir a casa e os anexos simultaneamente, simplesmente terminar primeiro o anexo para nós mudarmos o quanto antes. Assim que a casa estivesse pronta, mudavamo-nos imediatamente. Financiaríamos o anexo juntamente com a construção da casa, recorrendo a crédito.

    Conheço alguns casos em que aconteceu essa situação (viver provisoriamente no anexo), mas já têm alguns anos e não sei como é atualmente.
    • size
    • 16 junho 2020 editado

     # 6

    Sim, as primeiras prestações serão apenas juros, durante determinado tempo. É que, o Banco apenas disponibiliza tranches à medida que a construção avança.

    Não será viável obter dois empréstimos, um para a habitação e outro para o anexo.

    https://www.santander.pt/credito/credito-habitacao/credito-para-construcao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
    • eu
    • 16 junho 2020 editado

     # 7

    Colocado por: JoanaCoimbraPode explicar melhor?

    Basicamente só começa a pagar quando a casa estiver construída.

    Mas se estão assim com essas dificuldades, vai ser difícil ter acesso ao crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  5.  # 8

    Colocado por: sizeSim, as primeiras prestações serão apenas juros, durante determinado tempo. É que, o Banco apenas disponibiliza tranches à medida que a construção avança.

    Não será viável obter dois empréstimos, um para a habitação e outro para o anexo.

    https://www.santander.pt/credito/credito-habitacao/credito-para-construcao
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoanaCoimbra


    Muito obrigada! Não fazia ideia. Como não iremos precisar de crédito para a compra do terreno, ainda não fomos ao Banco por causa do crédito relativo à construção.

    A ideia não seria obter dois empréstimos, apenas um - que nos permitisse construir tudo de uma vez (casa e anexo). Apenas pensámos que o anexo poderia ficar pronto antes, porque terá áreas menores que a moradia. Seria uma forma de poupar o dinheiro que iríamos pagar de renda, enquanto a casa não estivesse pronta.
    • size
    • 16 junho 2020

     # 9

    Colocado por: JoanaCoimbra
    . Apenas pensámos que o anexo poderia ficar pronto antes, porque terá áreas menores que a moradia. Seria uma forma de poupar o dinheiro que iríamos pagar de renda, enquanto a casa não estivesse pronta.


    Mas não será um desperdício de dinheiro em construir esse suposto anexo, com as condições de habitabilidade (cozinha, WC, cama , etc), para depois não ter essa finalidade ?
    Como poderia requisitar água e energia ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  6.  # 10

    Colocado por: size

    Mas não será um desperdício de dinheiro em construir esse suposto anexo, com as condições de habitabilidade (cozinha, WC, cama , etc), para depois não ter essa finalidade ?
    Como poderia requisitar água e energia ?


    De facto, poderíamos “perder” algum dinheiro, mas teríamos sempre uma cozinha exterior e um wc básico. O quarto seria um local de arrumos, posteriormente. Teríamos de analisar quanto ficaria a construção do anexo e quanto ficaria o arrendamento durante dois anos, para ver se compensaria.

    Daí a minha questão. Pensei que daria para licenciar à habitação no anexo de forma provisória, sendo dado um tempo limite - que poderia coincidir com a conclusão da construção.
  7.  # 11

    Colocado por: eu
    Basicamente só começa a pagar quando a casa estiver construída.

    Mas se estão assim com essas dificuldades, vai ser difícil ter acesso ao crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoanaCoimbra

    Basicamente é isto.
    O dinheiro que ia "jogar fora" no anexo usa para pagar a renda onde está, aguarda o tal ano e meio e depois logo aproveita a casa!

    Felicidades Joana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  8.  # 12

    Pra isso mais valia comprar uma caravana e pronto, no fim vendiam-na :)
    Nos avecs muitos fazem isso!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
    • NBA
    • 16 junho 2020

     # 13

    Conheço alguns casos em que casais vivem em anexos enquanto a casa principal está em construção.
    o Projeto de construção está aprovado para anexos e moradia. O construtor começa pelos anexos e só depois vai para a moradia. Assim o dono da obra vai vivendo nos anexos já feitos com ligação de energia e de água de obras e ligação ao saneamento.
    Claro que isto tudo de forma ilegal mas não tem tido problemas e com dinheiro próprio. Penso que não pode estar envolvidos créditos bancários. Estas situações são recorrentes em meios rurais. A vizinhança sabe e compreende o esforço do casal e por isso se não tiverem inimigos não são denunciados.
    Concordam com este comentário: JoanaCoimbra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  9.  # 14

    Colocado por: NBAPenso que não pode estar envolvidos créditos bancários..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoanaCoimbra


    Porque razão?

    No nosso caso, o crédito seria relativo à construção da moradia+anexo.
    • size
    • 17 junho 2020 editado

     # 15

    Colocado por: JoanaCoimbra

    Porque razão?

    No nosso caso, o crédito seria relativo à construção da moradia+anexo.


    Comprar um terreno com a intenção de construir um anexo + moradia, segundo o seu projecto pessoal, pode correr algum risco ;

    É que tudo vai depender do projecto de construção e seu licenciamento.
    - Como encara a implantação desse anexo ? Quais as suas características ? É isolado da casa ? Será aprovado ?
    - Será garantido que o Banco possa financiar esse anexo especial, que lhe permita uma habitação inicial temporária ?
    - A vistoria/medição do Banco para libertação de tranches de dinheiro, irá aceitar o não inicio da construção da moradia ?

    ...Porque não opta pela compra de uma moradia já construída ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  10.  # 16

    Colocado por: JoanaCoimbraA ideia seria construir a casa e os anexos simultaneamente, simplesmente terminar primeiro o anexo para nós mudarmos o quanto antes. Assim que a casa estivesse pronta, mudavamo-nos imediatamente. Financiaríamos o anexo juntamente com a construção da casa, recorrendo a crédito.
    Em termos de projecto julgo que não pode ter um anexo habitável.
    Depois existem condicionantes que tem de ter em conta dado que vai recorrer a empréstimo bancário.
    - Durante 24 meses pode pagar apenas juros sobre o valor emprestado e seguros, começando a pagar a parcela da amortização após os 24 meses.
    - Dispõe de 24 meses para usar o dinheiro pedido ao banco, sendo que a última parcela está dependente da entrega do certificado de habitabilidade. E é nesse certificado de utilização que reside a dificuldade do seu desiderato. Um anexo destinar-se-à a garagem, arrumos, churrasqueira, parte técnica, etc... mas julgo que nunca poderá ser destinado a habitação. Os arquitectos que se pronunciem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
  11.  # 17

    Eu alugava um casa contentor... e metia no estaleiro. não tendo outra hipotese.
    Se calhar construir o Anexo, não faz falta, pois não, basta-lhe a casa. e ainda a somar que teria de esperar que o anexo ficasse pronto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaCoimbra
 
0.0147 seg. NEW