Iniciar sessão ou registar-se
    • zept
    • 17 junho 2020

     # 1

    Boas,

    Tenho um termo-acumulador da marca Arierom de 60l. Está em minha casa à cerca de 4 anos:
    https://ibb.co/D1CKSkq

    Verifico que de vez em quando aparece-me em baixo dele um pouco de agua. Então talvez à uns 5 dias resolvi ligar à saída da válvula uma garrafa de 500ml com abraçadeira para teste e fiz um furinho em cima porque pensava que iria evaporar com o tempo.

    Hoje qual o meu espanto quando vejo que a garrafa está praticamente cheia.

    Andei a navegar aqui no fórum e efectuei as seguintes correçoes:

    1- Baixei a temperatura que estava em 4 para 3.5 (o termostato funciona assim ou só aceita números inteiros?) O máximo é 5. :)

    https://ibb.co/nRBQxmX

    2- Como vi aqui no fórum que um problema pode ser a pressão de entrada que pode ser demasiado alta fui tentar a minha sorte a ver que válvula existe após o contador, mas a que lá está andei para a frente e para trás e não faz efeito algum na pressão. Parece-me que era da instalação antiga e a nova deve ir por o outro tubo.

    https://ibb.co/QMxQ16z
    https://ibb.co/GPLV5xX

    3- Vi também que não tem uma mangueira de esgoto que evitava este problema de pingar. Vou tentar arranjar algo para la.

    O que posso verificar mais?

    A válvula diz 7 bar:

    https://ibb.co/FHyr0PR

    Posso abrir/devo a válvula de escape de vez em quando? :)

    Obrigado
    • eu
    • 17 junho 2020

     # 2

    Deve ser a válvula avariada/desgastada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zept
    • size
    • 17 junho 2020

     # 3

    Poderá ser demasiada pressão gerada no interior do cilindro.

    Regule a válvula de segurança para a pressão máxima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zept
    • zept
    • 17 junho 2020

     # 4

    Abri a válvula para limpar,

    Vou aguardar para ver,

    Pingou uns minutos mas acho que estancou a ferida :)

    Por curiosidade as bichas em inox que alimentam o cilindro, como sao por dentro, borracha? :)

    Obrigado
    • zept
    • 17 junho 2020 editado

     # 5

    Colocado por: sizePoderá ser demasiada pressão gerada no interior do cilindro.

    Regule a válvula de segurança para a pressão máxima.


    Como regulo a válvula de segurança?

    Só consegui rodá-la para limpeza e saiu agua com pressão. Depois coloquei-a no estado inicial.

    Para a limpeza devo fazê-lo assim: https://www.youtube.com/watch?v=SosptJWZ4KM ?

    É que nao fiz até fazer o estouro que faz no vídeo :)

    Penso que não seja esta situação a que se referia quando falou em regulação...

    Obrigado
    • size
    • 17 junho 2020

     # 6

    Colocado por: zept<
    Penso que não seja esta situação a que se referia quando falou em regulação...

    Obrigado


    Tem razão.
    Afinal, essa válvula não é regulável.
    • zept
    • 18 junho 2020

     # 7

    Sem querer tomei banho com o cilindro desligado e pingou, diria uns 20 ml no balde, o que quer dizer que não é influenciável pela temperatura o defeito que tenho :)
    • zept
    • 18 junho 2020 editado

     # 8

    Verifiquei agora também após um bom tempo sem usar a agua, que continua a pingar e coloquei a mao na bixa da agua fria onde tem a válvula e a mesma está morna, pode estar a existir retorno? ou é normal quando pinga?

    Qual seria a pressão ideal antes do termo-acumulador 3,5bar? nao encontro manual do meu cilindro..

    Thanks people
    • eu
    • 18 junho 2020

     # 9

    Colocado por: zeptSem querer tomei banho com o cilindro desligado e pingou, diria uns 20 ml no balde, o que quer dizer que não é influenciável pela temperatura o defeito que tenho :)


    Colocado por: euDeve ser a válvula avariada/desgastada.
    • eu
    • 18 junho 2020 editado

     # 10

    O vedante (principalmente das válvulas mais baratas) com o tempo fica ressequido e começa a deixar passar água.
    • zept
    • 19 junho 2020

     # 11

    Colocado por: Anonimo06082021Portanto,estao 3 coisas em stress.

    O acumulador..A válvula.. E as bichas

    Ainda falta saber se aquela ligação tem válvula de retenção...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zept


    Hehe, obrigado pelas dicas,

    E eu que ia perguntar : " Tenho uma válvula de 8 bar que era do meu pai por usar, a que tenho é de 7 bar, existe algum problema em aplicá-la? "

    Uma possível solução seria então colocar um redutor de pressão após o contador? Vi uns com manómetro e regulação..

    Obrigado
    • zept
    • 20 junho 2020

     # 12

    Boas,

    Não lhe sei dizer daí ir instalar uma de regulação/redução após o contador com manómetro. Os vizinhos têm praticamente todos esta válvula com manómetro nos 3 bar ( fui perguntar :) ) por isso na rede deve ser bem maior que 3 bar.

    Recomenda alguma marca/modelo?

    Cumps
    • zept
    • 20 junho 2020

     # 13

    Colocado por: Anonimo06082021eles tem-nas reguladas nos 3 bar de pressão máxima,mas não quer dizer que tenham sempre 3 bar....tem alturas que deve baixar muito.

    e depois esquecem o caudal,caudal que nada tem a ver com pressão,e normalmente o caudal é insuficiente/deficiente.

    o ideal era medir a pressão assim a esta hora mais ou menos.

    válvulas...o que deve encontrar mais facilmente deve ser as da Caleffi .


    Olá,

    Então devo regular para quanto, mais um bocado?

    Esta válvula também regula o caudal?

    Meço a pressão a que horas? e ajusto consoante a medição? Não entendi muito bem esta parte.

    Desculpe ter tantas dúvidas :)

    Irei comprar :)

    Obrigado
    • zept
    • 23 junho 2020

     # 14

    Colocado por: Anonimo06082021aproveite e compre uma válvula de segurança nova...eles também tem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zept


    Olá,

    Então devo regular para quanto, mais um bocado?

    Esta válvula também regula o caudal?

    Meço a pressão a que horas? e ajusto consoante a medição? Não entendi muito bem esta parte.

    Desculpe ter tantas dúvidas :)

    Irei comprar :)

    Obrigado
    • SrR
    • 23 junho 2020

     # 15

    Se tem tantas dúvidas mais vale chamar quem perceba da poda
    • zept
    • 24 junho 2020

     # 16

    Colocado por: SrRSe tem tantas dúvidas mais vale chamar quem perceba da poda


    Eu sou um rapaz que gosta de ter sempre dúvidas e de estar sempre aprender :)
    • zept
    • 30 junho 2020

     # 17

    Colocado por: Anonimo06082021aproveite e compre uma válvula de segurança nova...eles também tem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zept


    Olá,

    Então devo regular para quanto, mais um bocado?

    Esta válvula também regula o caudal?

    Meço a pressão a que horas? e ajusto consoante a medição? Não entendi muito bem esta parte.

    Desculpe ter tantas dúvidas :)

    Irei comprar :)

    Obrigado
    • fsc
    • 9 julho 2020

     # 18

    A água aumenta de volume quando aquece. Se não houver um vaso de expansão que permita compensar essa dilatação, a pressão dentro do termoacumulador vai subir. Uma válvula de segurança começa a gotejar quando a pressão da instalação se aproxima da pressão da válvula (não regulável). Portanto, se goteja, é porque está a funcionar bem. Uma instalação bem feita tem de levar uma redutora de pressão a seguir ao contador, para controlar a pressão em toda a instalação; um grupo de segurança (corte, retenção e válvula de segurança) e um vaso de expansão (para 60 litros talvez um vaso de 2 litros dê conta do recado). E já agora uma ligação ao esgoto para não andar com garrafas por baixo do termoacumulador. E se quiser melhorar ainda mais a instalação, ponha uma misturadora termostática na saida do termoacumulador para os 60 litros renderem mais e não haver stress com queimaduras.
    Concordam com este comentário: zept
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ, ricardo.rodrigues, zept
    • zept
    • 17 julho 2020 editado

     # 19

    Colocado por: fscA água aumenta de volume quando aquece. Se não houver um vaso de expansão que permita compensar essa dilatação, a pressão dentro do termoacumulador vai subir. Uma válvula de segurança começa a gotejar quando a pressão da instalação se aproxima da pressão da válvula (não regulável). Portanto, se goteja, é porque está a funcionar bem. Uma instalação bem feita tem de levar uma redutora de pressão a seguir ao contador, para controlar a pressão em toda a instalação; um grupo de segurança (corte, retenção e válvula de segurança) e um vaso de expansão (para 60 litros talvez um vaso de 2 litros dê conta do recado). E já agora uma ligação ao esgoto para não andar com garrafas por baixo do termoacumulador. E se quiser melhorar ainda mais a instalação, ponha uma misturadora termostática na saida do termoacumulador para os 60 litros renderem mais e não haver stress com queimaduras.
    Concordam com este comentário:zept
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zept


    Obrigado pela descrição e ajuda :)
    Qual seria a pressão indicada da instalação? 3 bar?
    Em relação À limpeza da válvula de segurança, é da opinião que devemos fazer 2x ao ano ou qual a frequência?
    Obrigado
    • fsc
    • 3 agosto 2020

     # 20

    Sim, 3 bar é a pressão de referência para a alimentação de uma instalação.
    E sim também, 2 x por ano girar o manípulo da válvula de segurança para limpar a sua sede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zept
 
0.0268 seg. NEW