Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Seja a prop 1 como a 2.. acho-as confusas e misturam temas/ assuntos que nada tem a haver com a fase de projectos... alguns do squais serão da responsabilidade Do director tecnico de fiscalização (DFO).

    E fiscalizar (DFO)é uma coisa. Assitencia tecnica ao projecto é outra, é obrigatória e tem de estar incluida nos honorários, excepto obviamente deslocações, se tal for necessário.

    Porque razão a prop. 1 não inclui o lev. top!?
    •  
      marco1
    • 21 junho 2020 editado

     # 22

    Pedro

    se fosse esse o "mal"....
    até acho que o levantamento topogrtafico deve ser sempre á parte e da responsabilidade do DO, é um documento do terreno, isto para evitar futuros conflitos, quanto muito poderá dar-se algumas indicações ao topografo selecionado e verificar o levantamento e o grau sua compatibilização quer com a realidade quer com os documentos da propriedade.
    o "mal" é que isto são projetos de licenciamento, um DO pouco batido depois em obra, fica entregue a Deus
  2.  # 23

    Eu prefiro tratar do lev top. É isso que normalmente acontece.
    Mas algumas vezes o dono de obra já o fornece. Nuns casos até estão muito bons. Noutros nem por isso...
  3.  # 24

    Colocado por: marco1
    o "mal" é que isto são projetos de licenciamento, um DO pouco batido depois em obra, fica entregue a Deus

    Concordo plenamente... E a culpa é dos técnicos que não alertam os donos de obra para isso por forma a mais facilmente ganhar o projeto.
  4.  # 25

    Boa tarde,

    Obrigado pelas vossas respostas eu sou de sobral de monte agraço aconselham-me alguem da vossa confiança??
  5.  # 26

    Colocado por: FminauBoa tarde,

    Obrigado pelas vossas respostas eu sou de sobral de monte agraço aconselham-me alguem da vossa confiança??


    Fica um bocado fora de mão..
    http://www.a2mais.com/
    http://www.arquiserra.net/
  6.  # 27

    Bom dia Fminau

    Caso queira posso dar-lhe cotação para Arquitectura, Especialidades e Execução (por separado), mas os valores serão sempre mais altos do que os que aqui apresenta. Se o seu critério for só o preço, não valerá a pena...
    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
    963614228 | [email protected]
  7.  # 28

    ...e um conselho, para a Arquitectura, retire aos orçamentos que lhe deram cerca de 150€ para várias despesas como impressões, deslocações, etc e depois divida o valor remanescente por um valor hora de 20€ (valor médio). Dessa forma conseguirá calcular o numero de horas que vai ter de dedicação ao seu projecto (considerando o projecto propriamente dito, a coordenação das especialidades e a produção e organização de peças para o Licenciamento pelo menos)...tendo em conta os orçamentos que apresentou (embora num deles não seja discriminada Arquitectura de Especialidades), vai iniciar um dos passos mais importantes da sua vida, nas suas palavras, com um plano feito por alguém que dedicou menos de duas semanas a pensar nele...dá que pensar, não?
  8.  # 29

    Colocado por: Rafael Fortesretire aos orçamentos que lhe deram cerca de 150€ para várias despesas como impressões, deslocações, etc

    Só!? no minimo o dobro...



    Colocado por: Rafael Fortese depois divida o valor remanescente por um valor hora de 20€ (valor médio).

    só!? esse valor/ hora de venda ao cliente é baixissimo.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
  9.  # 30

    Colocado por: Pedro Barradas
    Só!? no minimo o dobro...




    só!? esse valor/ hora de venda ao cliente é baixissimo.
    Concordam com este comentário:Rafael Fortes


    Eu sei, Pedro...mas sabendo que existem colegas que praticam preços que roçam o dumping, prefiro "nivelar" por baixo. Concordo com o valor do dobro em despesas associadas e um valor justo/ hora seria entre 30 a 35€...
  10.  # 31

    Colocado por: Rafael Fortes...e um conselho, para a Arquitectura, retire aos orçamentos que lhe deram cerca de 150€ para várias despesas como impressões, deslocações, etc e depois divida o valor remanescente por um valor hora de 20€ (valor médio). Dessa forma conseguirá calcular o numero de horas que vai ter de dedicação ao seu projecto (considerando o projecto propriamente dito, a coordenação das especialidades e a produção e organização de peças para o Licenciamento pelo menos)...tendo em conta os orçamentos que apresentou (embora num deles não seja discriminada Arquitectura de Especialidades), vai iniciar um dos passos mais importantes da sua vida, nas suas palavras, com um plano feito por alguém que dedicou menos de duas semanas a pensar nele...dá que pensar, não?


    Qual deles não esta especificado?? ambos mencionam engenharia de especialidades não é isso??
  11.  # 32

    Fminau...o que eu queria dizer é que num dos orçamentos não se consegue perceber qual o valor atribuido a arquitectura e o valor atribuido a especialidades. De qualquer modo, a minha opinião é que com os valores apresentados, das duas uma ou quem lhe apresentou estas propostas vai ter um ganho hora muito baixo ou então vai ter muitas poucas horas de dedicação ao seu projecto...

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.
    963614228 | [email protected]
  12.  # 33

    Colocado por: FminauBoa Tarde,

    Anexo os 2 orçamentos que tenho para arquitectura e as respectivas especialidades.

    Para "um dos passos mais importantes da sua vida" vai escolher só pelo preço?...

    Em ambas as propostas falta o seguinte: Dignidade.
  13.  # 34

    Colocado por: SG_arquitecto
    Para "um dos passos mais importantes da sua vida" vai escolher só pelo preço?...

    Em ambas as propostas falta o seguinte: Dignidade.


    Boa Tarde

    Como assim??
 
0.0172 seg. NEW