Iniciar sessão ou registar-se
    • Zafa
    • 23 junho 2020

     # 41

    Colocado por: marco1

    não vê? parece que vê pois até já seguiu algumas sugestões que aqui lhe deram.

    o papel de um arquiteto é precisamente desenhar-lhe a casa que pretende, mas a grande diferença e para isso ele estudou arquitetura, é que ele tem mesmo que lhe desenhar bem a casa e de certeza que uma casa bem desenhada não é uma desenhada por si, eu tambem não percebo nada de medicina e não tem mal nenhum.
    só mais um pormenor, confira o numero da ordem dos arquitetos desse arquiteto e veja bem se realmente é arquiteto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zafa

    Há coisas que me dizem, e que me fazem algum sentido e lá está consigo imaginar como esse input pode resultar de determinada maneira e/ou apresentar problemas que inviabilizem a sua aplicação. Há outros que honestamente não compreendo.
  1.  # 42

    pois é complexo, como projetar razoavelmente

    mas não entende ou não quer entender, é que é um facto que afinal a sua planta não estará bem pois já mudou alguma coisa e até veio ao forum pedir uma opinião
    ora como cada um é livre de a dar, penso que no seu caso construtivamente se deve começar por dizer que essa planta está muito aquém e sem ofensa ao nível de quem ou não preza muito a profissão ou não é mesmo habilitado para o fazer.
    desculpe o mau tom mas esta questão já é demais recorrente por aqui e custa ver colegas ou pretensos colegas que ao servirem assim só desvalorizam a profissão e contribuem para o péssimo panorama dos nossos espaços construídos. ( da paisagem).
    objetivamente por exemplo essa planta podia muito bem estar rodada 90º e reorganizando o seu interior virado a sul e usufruindo assim do espaço exterior a sul, a garagem o acesso bem a norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  2.  # 43

    Colocado por: ZafaNão posso chegar ao pé de um arquitecto e dizer, desenhe-me uma casa
    Não, mas diz o que pretende, por exemplo:
    - Casa Térrea, com garagem integrada;
    - 2 quartos, sendo um suite ou não
    - Cozinha e sala em Openspace;
    - Tipo de arquitectura que gostam (mais tradicional, mais moderna, típica da região, etc, etc.
    - Orçamento disponível

    Depois disto o arquitecto faz-lhe uma série de perguntas para tentar perceber as vossas vivências e dinâmicas familiares. O que privilegiam em termos de espaço na casa, como são as vossas rotinas.

    Perante as suas respostas o arquitecto apresenta-lhe uma proposta que o Zafa nunca conseguiria ter imaginado (falta-nos formação para tal), e aí faz-se luz :). O Zafa indica o que gosta, o que não gosta, o que tem de ser melhor esmiuçado até chegarem a um desenho final.
    Concordam com este comentário: Picareta, marco1, desofiapedro, zedasilva, Pedro Barradas, Caravelle, RASP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  3.  # 44

    Ah isto vai ser construído de raiz? Pensei que fosse uma remodelação tal o aspecto da planta.
  4.  # 45

    Colocado por: Zafa
    Mas eu quando vou a um dentista vou-me a queixar que tenho algum problema. Neste caso o meu problema é o orçamento :) que tenho.


    Isto não é um problema, é uma limitação. O problem pode criar quando se deixa influenciar totalmente pela limitação, criando algo que pode não funcionar como pensava e não se adapta ás suas necessidades. Depois sim, fica com ele (o problema) ás costas, já que já esgotou o orçamento e a coisa não está como gostaria que estivesse.

    No entanto, não deixa de ser apenas uma casa, se viver bem com o layout da mesma e com os pequenos desconfortos que isso tras, optimo. Mas pense bem em como vai usufruir dessa casa e se não ha questões que possa optimizar, sem mexer no orçamento, ter algo mais simpático.

    Por exemplo os corredores que tem que não fazem sentido, a lavandaria no centro da casa quando pode muito bem estar no espaço da garagem, o layout das I.s. etc. Mas como disse anteriormente, eu não sou arquitecto, e secalhar estou para aqui a a escrever barbaridades.
  5.  # 46

    Colocado por: ZafaNão posso chegar ao pé de um arquitecto e dizer, desenhe-me uma casa. É o mesmo que chegar a um stand multi marca e dizer quero um carro até X. Como é que o vendedor sabe o que me vai apresentar? Não tenho que lhe explicar? Se quero um todo terreno, um citadino, com baixo consumo ou então um autocarro?

    Tenho que explicar qual é a vivência que quero obter da casa e o que pretendo fazer com o espaço e onde quero colocar as coisas que vou levar do apartamento para lá.



    O seu grande problema é "tentar" desenhar.
    Você devia em primeiro lugar "pensar" no que quer, escreva uma lista de coisas que quer a todo o custo... e outras que gostaria de ter caso seja possível. Defina qual é o seu orçamento.

    Além do que você quer, há que respeitar a Lei (pois é!), e ainda que a sua casa não seja para vender, esta deverá respeitar uma tipologia flexível e passível de ser transformada, não vá um dia, um herdeiro seu dizer "fogo, o meu pai estava a dormir quando fez a casa"... O Arquitecto é alguém que faz isto todos os dias, para o qual estudou e eventualmente que nasceu com o mínimo de talento para a coisa... em comparação com os "bonecos" que você tem feito, à noite ou ao Domingo, sem ter a menor noção das distâncias, dimensões e obrigações legais... porque não acredito que você vá agora aprender a profissão inteira só para elaborar um projecto.

    Não leve a mal com o que lhe escrevo, apenas estou a tentar ajudá-lo. Confie no seu técnico.
    Porque as suas plantas são mesmo muito fracas acredite, e isso não tem mal nenhum.
    Mas acredite também que esses bonecos serão contraproducentes e só servirão para o agarrar a certas ideias que eventualmente nem fazem qualquer sentido... sossegue.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zafa
  6.  # 47

    Colocado por: N Miguel OliveiraConfie no seu técnico.

    Eu é que não confiava num técnico que fez aquela planta.
  7.  # 48

    Colocado por: PicaretaEu é que não confiava num técnico que fez aquela planta.


    Agora perdi-me. Devo ter saltado "posts".
    Qual técnico? O "técnico" não é o DO neste caso?
    Plantas às cores dá logo para ver que desenhou aquilo no SIMS :)
  8.  # 49

    Colocado por: N Miguel OliveiraQual técnico? O "técnico" não é o DO neste caso?

    A planta do post #12 foi feita por um arquitecto...já sei que não vai acreditar, mas é verdade!!!
  9.  # 50

    Colocado por: PicaretaA planta do post #12 foi feita por um arquitecto...já sei que não vai acreditar, mas é verdade!!!


    Peço desculpa, não tinha visto essa.
    Está de facto muito fraco.
  10.  # 51

    Mas então, o técnico limitou-se a reproduzir o que fez o DO, foi isso?
    Concordam com este comentário: antonylemos, Zafa
  11.  # 52

    Colocado por: Zafa

    Por acaso e como não vamos para novos, a casa está a ser projectada tendo em conta as nossas necessidades actuais e futuras, bem como as condicionantes pré-existentes.


    Está pouco ambiciosa. Demasiado simples, demasiado sem comodismos, demasiado sem pensamentos práticos.

    Faça uma suite espaçosa com closet, uma casa com poucas divisões é uma casa virada para uma pessoa/casal, e só tem valor se tiver boas condições para essas pessoas.

    Já está a poupar 80m2 no minimo ao não fazer mais 2 quartos, não precisa de andar aí a poupar 5/10m2 em coisas que lhe vão dar extrema utilidade e vão tornar a casa um dia mais atractiva para compra se houver essa necessidade.
  12.  # 53

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas então, o técnico limitou-se a reproduzir o que fez o DO, foi isso?
    Concordam com este comentário:antonylemos
    foi, passou a limpo, encaixou o guito e mandou ****
  13.  # 54

    Colocado por: antonylemosfoi, passou a limpo, encaixou o guito e mandou ****


    Foi só lucro. Nem 20min perdeu para fazer aquilo.
  14.  # 55

    Colocado por: N Miguel OliveiraFoi só lucro. Nem 20min perdeu para fazer aquilo.

    E fica com um cliente satisfeito, visto que fez exactamente o que o cliente queria.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • Zafa
    • 21 agosto 2020 editado

     # 56

    Antes de avançar com o projecto para a câmara, o gabinete contactou o urbanismo de Leiria para esclarecimento de questões várias.
    A resposta da técnica é que podíamos construir de acordo com o projectado.
    Ora uma das principais dúvidas era se podíamos encostar a casa ao muro que será o limite lateral do terreno a Norte, tendo nos sido dito que sim.
    Entretanto submetemos o projecto de arquitectura e agora dizem-nos que temos que deixar 3m para as extremas de acordo com o,
    ponto 8, artigo 27 do RGEU, instruído de acordo com o definido na portaria 113/2015 de 22 Abril

    Ainda alegamos que o resto das moradias uni-familiares nas mesmas condições estão construídas com as garagens encostadas aos muros, sem deixarem espaço às extremas, mas mesmo assim, não aceitam o projecto. Nem mesmo se deixássemos 1m entre a casa e a estrema, ficando o lado sul com 3m à estrema e nem mesmo aceitam uma autorização por escrito do proprietário do lote com que confronta a norte, a autorizar a construção de acordo com o projecto actual.

    Entretanto a única opção que nos dão é fazer alteração ao alvará do projecto de loteamento. O custo estimado será de 800€.

    Pelo que pesquisamos on-line(https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/70328395/201701262007/70457489/element/diploma/2), actualmente já não é necessário andar a recolher assinaturas, basta publicar um edital.

    Alguém que tenha passado por esta situação ou esteja familiarizado com este procedimento, pode-nos explicar quais os prós e contras deste método? Sendo que ainda hoje vamos reunir com o gabinete para analisar esta situação, mas gostava de ter outras opiniões.

    Para já o nosso maior receio é avançar e depois não vermos a alteração aprovada e perdermos os 800€ para nada. Seguido do facto de actualmente dos 50 lotes, só talvez uns 16 lotes estejam construídos e talvez 13 habitados. Pelo que se tivermos que andar a recolher assinaturas, estamos tramados.
    Não havendo qualquer objecção por parte dos restantes proprietários, a câmara pode na mesma opôr-se?

    Caso não consigamos fazer a alteração para poder construir, ou fazemos 1º andar ou fazemos a casa mais comprida só com R/C o que nos vai "comer" uma parte do quintal traseiro. Sendo que nenhuma destas opções nos agrada.
  15.  # 57

    o que os vizinhos fizeram nao interessa para o seu caso..

    Colocado por: Zafabasta publicar um edital.
    e esperar que ninguém se oponha.

    Não havendo qualquer objecção por parte dos restantes proprietários, a câmara pode na mesma opôr-se?
    as alterações aos alvarás de loteamento têm de cumprir com a legislação em vigor na mesma. por isso existe sempre a possibilidade de que nao seja aprovada a alteração pela mesma razão que a atual.

    O seu arqº nao devia ter ido em paleios quando teve a ultima reunião.. o que os técnicos dizem de boca vale zero
 
0.0242 seg. NEW