Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 21 outubro 2009

     # 1

    Os bairros sociais são ou não um travão quando se quer comprar uma casa?
    Concordam ou não com a integração destes bairros em bairros de venda normais?
  1.  # 2

    São.
    Não nos moldes em que é feito actualmente.

    Cumprs
  2.  # 3

    se se deveria misturar habitação social com habitação corrente?
    é um pergunta sensivel
    neste momento a minha opinião é que não, já foi o oposto, mas neste momento é não.
    porque?
    na minha opinião misturar vivências e estilos de vida não resulta no conceito de habitação, pode ser uma grande utopia mas sinceramente acho que não funciona.
    mesmo que não queramos existem vivencias que se podem agrupar. a solução será mesmo melhorar a qualidade da habitação social, e a interligação com a cidade depois.
  3.  # 4

    Eu não concordo é com os bairros sociais tal como eles foram formados (assim como também nunca me passaria pela cabeça comprar uma casa num condomínio fechado). Uma das características mais interessantes de Lisboa (pelo menos) é a coabitação tradicional de várias classes sociais. O desastre foi, numa determinada altura, terem resolvido à pressa o problema de certos bairros da lata, etc e terem feito a mesma asneira que várias outras cidades (Paris, p.ex) já tinham feito anteriormente.
  4.  # 5

    respondendo...em geral não comprava, só mesmo se fosse uma excepção, bairro social cuidado, bem integrado.
  5.  # 6

    Exemplo: fizeram um bairro social entre o Areeiro e as Olaias, e outro perto da Av. Álvaro Pais (entre a R Beneficência e Entrecampos).

    Enfiaram lá com magotes de pessoas que se assumem como sendo de raça diferente (eu julgava que éramos todos de raça humana...).

    Conclusão: os centros comerciais ao lado desses bairros estão moribundos. Imaginem o VALOR das casas...
  6.  # 7

    o que acontece muitas vezes é isso, é a deslocação de grupo para outra"" zona da cidade e acabar em violação de espaços, e graves desacatos.
    a solução...misturar pessoas, grupos? não me parece também, não tem dado resultado...por onde passa? pela educação mesmo, é a minha opinião.
    é como termos um vizinho menos cumpridor, o que acontece com todos nós que vivemos em andares, há sempre situações que ocorrem decorrente dessa menos atenção do vizinho, agora é multiplicar isso, tem de existir uma educação de cidadania.
  7.  # 8

    Sem querer eu acabo por viver numa zona assim...
    Explico, onde moro sempre existiram 2 acampamentos ciganos e neste momento a CMLoures decidiu que deveriam deixar as barracas e dar-lhes habitação condigna (e garanto que muito, não todos, precisavam).

    As crianças vão à escola primária e as turmas não tem qualquer distinção, nem devem a meu ver.
    Não é bom nem mau, mas se viessem pessoas de outro lado para ali tenho a certeza de que não pensaria assim.

    O que penso é que não são as "classes sociais" que distinguem, mas sim o "pensamento social", senão vejam:
    A minha esposa, professora primária começou por dar aulas num bairro de barracas, onde a unica coisa em pedra era a escola (e nós preocupados sobre os tipos de isolamento...) as crianças tinham na 4º classe entre os 12 e os 15 anos! e só queriam chegar aos 16 para poderem ir trabalhar como serventes ou nas limpezas. Esse era o projecto de vida deles, e não há ninguém que lhes consiga prolongar horizontes...
  8.  # 9

    Em teoria, não, eu não queria viver perto de um bairro de habitação social.
    Na prática ambas as casas que eu tive foram, a primeira, mesmo em frente a um bairro social e agora a segunda a cerca de 800m de um.
    Na primeira posso dizer que nem sequer dei alguma vez pela existência das pessoas naquele edifício social. O edifício estava limpo e bem tratado, com bom aspecto e como disse, quase estranhamente, nunca vi sequer uma pessoa a entrar ou a sair daquele bairro. Era um sossego, de tal forma que havia mais barulho e mais confusão no prédio do meu apartamento do que alguma vez presenciei no do bairro social.
    Nesta casa onde estou o bairro social fica um pouco mais longe, daí não me fazer a mínima diferença, nem dou por ele e nem o vejo da minha casa.
    Agora se acho bem haver bairros sociais no meio da habitação corrente, depende das pessoas que neles vivem, mas, em geral e em teoria,não, infelizmente, não acho bem pelas razões que se sabem, e eu tenho um filho pequeno e tenho uma família cujo bem estar prezo.
  9.  # 10

    todo o modelo de habitação social está errado em Portugal...

    1º: nunca deveriam efectuar habitação em grandes blocos como têm feito. Deveriam dispersar os habitantes por várias àreas da periferia de uma cidade

    2º: nunca se deveriam ter atribuido as habitações com os critérios que têm sido aplicados. em portugal a habitação social funciona muito pouco com índole de apoio social aos mais carenciados, mas muito mais nos moldes do rendimento mínimo de inserção... que a ninguém re-insere. Além disso foi um apoio às Câmaras Municipais para poderem abater aldeamentos clandestinos, não necessáriamente de pessoas que não poderíam aceder a habitação digna.

    3º: o modelo de financiamento está completamente errado: quem tem habitação social devería ter a posse da sua habitação e nunca o seu arrendamento a preço simbólico. O estado devería ter formado parcerias com os municípios, através da segurança social, para a construção de habitação de baixo custo e posteriormente providenciar a venda não lucrativa mediada por crédito da CGD, comparticipando o crédito. As familias estariam a comprar o que sería a sua habitação por um preço muito mais baixo que uma renda normal, e apenas ligeiramente superior ao que pagam pelas actuais habitações sociais. Desta forma estaríamos a dar um estímulo à poupança, ao emprego, à integração e muito importante: ao cuidar de um espaço e infraestrutura que tem dono.

    4: a reabilitação dos edifícios sería também ela comparticipada, pelos municipios. Presumo que também não estaría tão degradada quanto está actualmente.

    Este processo tería menos custos para o estado, quer na construção, quer na manutenção.
    Isto sim é dar dignidade à pessoas... é dar condições para quem não quer ser indigno! aos restantes... vivam os aldeamentos!
    Concordam com este comentário: DEEPblue
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifnunes
  10.  # 11

    Colocado por: NunoDaSilvaDeveriam dispersar os habitantes por várias àreas da periferia de uma cidade

    Porquê na periferia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ifnunes
  11.  # 12

    na periferia... não terá que ser fora da cidade. Não é nada discriminatório, apenas porque o centro está congestionado e provavelmente tem um custo elevado por m2... apenas isso... mas se o município encontrar locais com características e preços adequados para o fazerem no centro, melhor. Já que os centros históricos das cidades estão a ficar desertos.

    mas quanto aos centros das cidades também tenho uma posição bem definida, mas penso não ser este o tópico adequado para explicar.
    • Ed-l
    • 22 outubro 2009

     # 13

    Na minha opinião não invista perto destes bairros principalmente junto as grandes cidades, os comportamentos anti-sociais da maior parte dos residentes são a razão da minha opinião. Não me vejo a morar junto a pessoas que festejam a passagem de ano aos tiros, ou que simplesmente não respeitam o esforço do trabalho dos outros, que são racistas, que destroem o património que lhes foi praticamente oferecido, que sujam tudo á volta e acima de tudo pessoas que são amigas do alheio. Infelizmente este é o retrato do bairro social de Portugal, é pena porque mesmo assim á gente boa nestes locais mas a maioria...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  12.  # 14

    á gente com muita experiência a trabalhar nesse campo e penso que se registam até alguns bons exemplos, caso de Oeiras por exemplo.
    a questão está na diferença entre arrumar pessoas em bairros e entre uma concepção cuidada quase caso a caso de proporcionar habitação com regras a pessoas que necessitem de ajuda nesse capitulo.
    Grandes bairros sociais é um erro, acho que o melhor mesmo é por exemplo, fazer "incisões" pequenas em nucleos consolidados a vários niveis e referênciais de boas práticas urbanas e cidadania em geral, que pela sua dimensão, acabam por diluir essas tais pequenas "incisões".
  13.  # 15

    Ao pé de um bairro nem pensar, e depois se precisasse quizesse vender a casa...
  14.  # 16

    Colocado por: Ed-lé pena porque mesmo assim á gente boa nestes locais mas a maioria...


    A minha opinião é exactamente oposta! Há muita gente boa e trabalhadora, mas há uma minoria que cria graves problemas e se esconde nesses meios
  15.  # 17

    Colocado por: Ed-lNa minha opinião não invista perto destes bairros principalmente junto as grandes cidades, os comportamentos anti-sociais da maior parte dos residentes são a razão da minha opinião. Não me vejo a morar junto a pessoas que festejam a passagem de ano aos tiros, ou que simplesmente não respeitam o esforço do trabalho dos outros, que são racistas, que destroem o património que lhes foi praticamente oferecido, que sujam tudo á volta e acima de tudo pessoas que são amigas do alheio. Infelizmente este é o retrato do bairro social de Portugal, é pena porque mesmo assim á gente boa nestes locais mas a maioria...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lobito


    Ooops, queria citar e agradeci. Queria citar sobretudo esta frase: "este é o retrato do bairro social de Portugal". Exactamente. Curiosamente, as pessoas que têm experiência da coisa em si, em vez do retrato, não têm nada de mal a dizer: mesmo a CMartin que, embora sem má experiências práticas, na teoria não gostaria...
  16.  # 18

    Comprei perto de Bairro social, vivi lá por 5 anos, acabei de vender por mais 20% do que comprei.
    Não saio por causa do Bairro social, saio porque a familia cresce e a casa não estica ... saio porque quero Moradia, e moradia em Lx é para outros bolsos.

    O único lamento que tenho é ter de vender o apartamento para comprar a moradia, pois gostava mesmo desta casinha :(
  17.  # 19

    Colocado por: Hugo S.Comprei perto de Bairro social, vivi lá por 5 anos, acabei de vender por mais 20% do que comprei.
    Não saio por causa do Bairro social, saio porque a familia cresce e a casa não estica ... saio porque quero Moradia, e moradia em Lx é para outros bolsos.

    O único lamento que tenho é ter de vender o apartamento para comprar a moradia, pois gostava mesmo desta casinha :(


    Esse bairro deve ser o bairro mais calmo de portugal ou quem comprou a casa e burro, casa num bairro (veira)+crise= casa a desvalorizar, não e valorizarem.
  18.  # 20

    Ha pessoas que compram as casas porque gostam delas, não porque hipoteticamente se vão valorizar num futuro mais ou menos longinquo ;-)

    Mas Hugo, das poucas moradias que ha em Lisboa, muitas são precisamente em antigos bairros sociais! Encarnção, Ajuda, etc...
 
0.0229 seg. NEW