Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

    Colocado por: FFADAté fico paneleiro dos olhos com o que leio. Por não negociar já se é rico e não olhou aos tostões?

    Para surpresa de muita gente, os ricos são quem mais olha aos tostões.

    Já perdi negócios em que o preço estava bom, feito guloso ainda fui tentar negociar, depois o proprietário já nem pelo preço que estava a pedir inicialmente me quis vender.

    Quando encontramos um imóvel que achamos que está a um excelente preço e gostamos dele, é avançar.
    Concordam com este comentário:macinblack

    Belo palavreado...
    Eu escrevi "rico" e o user entendeu.
    Saber negociar não é fazer propostas ofensivas! Nesse caso, como é lógico, perdeu a credibilidade toda!

    Para baixar o valor tem de ter razões válidas!!! Ou ofereceu menos só porque lhe apeteceu?
  2.  # 722

    Colocado por: DonaRute:)
    Qual é o valor de mercado desse apartamento?
    Esta a ser vendido abaixo do valor de mercado porquê? Urgencia para comprar a tal moradia? Só se for!

    Espere pela avaliação do banco.
    Que corra tudo bem (mesmo)!


    Se o negócio se concretizar, depois divulgarei todos os valores, inclusive a avaliação.
  3.  # 723

    Colocado por: DonaRutePara baixar o valor tem de ter razões válidas!!! Ou ofereceu menos só porque lhe apeteceu?

    Quem sabe se "esta abaixo do mercado" é apenas "estar abaixo de outros anuncios"? Se assim for e os outros imoveis nao se venderem, pode perfeitamente estar adequado.

    Está a tirar nabos da pucara.

    Edit: vi agora que a questao é razao pela qual o potencial comprador pede desconto? Huh??
  4.  # 724

    Caro macinblack quando comprei o meu apartamento o ano passado também não quis negociar o valor, e até a agente imobiliária que estava a servir de intermediária (o apartamento tinha sido angariado por uma colega dela) nos quis convencer a fazer uma proposta 1000 ou 2000 euros abaixo. Segundo ela "tentar não custa". Até os meus pais na altura disseram para negociar porque "dá sempre para descer um bocadinho e o preço de venda já tem isso em conta". Recusei-me e fiz a proposta no próprio dia pelo valor pedido.

    Já andava a observar o mercado local há meses e sabia que o preço até estava abaixo do habitual naqueles prédios. Como conhecia quem já lá vivesse e conhecesse os imóveis por dentro sabia que a construção era boa, etc. Antes de assinar o cpcv rondei simplesmente o prédio em várias horas do dia a ver se ouvia ruído de alguns vizinhos, etc. Mas tal como esperava estava tudo calmo. Moro lá há um ano e meio e não podia estar mais satisfeita. Se tivesse feito proposta abaixo tinha perdido o negócio visto que depois de mim (dia seguinte) houve muita gente interessada pelo preço original (ainda bem que sinalizei o negócio no próprio dia). Comprei o apartamento por 95k quando tudo o que tinha visto antes na zona era pelo menos 110k (estamos a falar de prédios iguais do mesmo construtor e sem melhorias interiores). A avaliação saiu a 20k acima do preço de compra.

    O motivo pelo qual os antigos donos decidiram vender por aquele valor, não sei nem me interessa mas a verdade é que não havia nenhum problema nem com o imóvel, nem com vizinhança, nem com nada. Até um amigo de família que é dono de uma agência imobiliária e conhece bem a zona ficou parvo com o valor que demos pelo nosso T3, e disse que naquela zona àquele preço o habitual eram T2.

    Resumindo, nem sempre é preciso negociar para conseguir um bom negócio, não é questão de olhar ou não a tostões, eu e o meu marido estavamos longe de andar a nadar em dinheiro (até porque na altura eu não estava a trabalhar, estava a terminar uma licenciatura), e ainda assim soubemos reconhecer um bom negócio. É verdade que não são comuns mas existem, seja com imóveis, com automóveis, o que for.

    Edit: editei para perceberem a quem estava a responder...
    Concordam com este comentário: macinblack
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125, zed
  5.  # 725

    Colocado por: TanialexandraQuando comprei o meu apartamento o ano passado também não quis negociar o valor, e até a agente imobiliária que estava a servir de intermediária (o apartamento tinha sido angariado por uma colega dela) nos quis convencer a fazer uma proposta 1000 ou 2000 euros abaixo. Segundo ela "tentar não custa". Até os meus pais na altura disseram para negociar porque "dá sempre para descer um bocadinho e o preço de venda já tem isso em conta". Recusei-me e fiz a proposta no próprio dia pelo valor pedido.

    Já andava a observar o mercado local há meses e sabia que o preço até estava abaixo do habitual naqueles prédios. Como conhecia quem já lá vivesse e conhecesse os imóveis por dentro sabia que a construção era boa, etc. Antes de assinar o cpcv rondei simplesmente o prédio em várias horas do dia a ver se ouvia ruído de alguns vizinhos, etc. Mas tal como esperava estava tudo calmo. Moro lá há um ano e meio e não podia estar mais satisfeita. Se tivesse feito proposta abaixo tinha perdido o negócio visto que depois de mim (dia seguinte) houve muita gente interessada pelo preço original (ainda bem que sinalizei o negócio no próprio dia). Comprei o apartamento por 95k quando tudo o que tinha visto antes na zona era pelo menos 110k (estamos a falar de prédios iguais do mesmo construtor e sem melhorias interiores). A avaliação saiu a 20k acima do preço de compra.

    O motivo pelo qual os antigos donos decidiram vender por aquele valor, não sei nem me interessa mas a verdade é que não havia nenhum problema nem com o imóvel, nem com vizinhança, nem com nada. Até um amigo de família que é dono de uma agência imobiliária e conhece bem a zona ficou parvo com o valor que demos pelo nosso T3, e disse que naquela zona àquele preço o habitual eram T2.

    Resumindo, nem sempre é preciso negociar para conseguir um bom negócio, não é questão de olhar ou não a tostões, eu e o meu marido estavamos longe de andar a nadar em dinheiro (até porque na altura eu não estava a trabalhar, estava a terminar uma licenciatura), e ainda assim soubemos reconhecer um bom negócio. É verdade que não são comuns mas existem, seja com imóveis, com automóveis, o que for.


    E Dizia a menina que ninguém quer saber da minha vida...
  6.  # 726

    Colocado por: TanialexandraCaro macinblack quando comprei o meu apartamento o ano passado também não quis negociar o valor, e até a agente imobiliária que estava a servir de intermediária (o apartamento tinha sido angariado por uma colega dela) nos quis convencer a fazer uma proposta 1000 ou 2000 euros abaixo. Segundo ela "tentar não custa". Até os meus pais na altura disseram para negociar porque "dá sempre para descer um bocadinho e o preço de venda já tem isso em conta". Recusei-me e fiz a proposta no próprio dia pelo valor pedido.

    Já andava a observar o mercado local há meses e sabia que o preço até estava abaixo do habitual naqueles prédios. Como conhecia quem já lá vivesse e conhecesse os imóveis por dentro sabia que a construção era boa, etc. Antes de assinar o cpcv rondei simplesmente o prédio em várias horas do dia a ver se ouvia ruído de alguns vizinhos, etc. Mas tal como esperava estava tudo calmo. Moro lá há um ano e meio e não podia estar mais satisfeita. Se tivesse feito proposta abaixo tinha perdido o negócio visto que depois de mim (dia seguinte) houve muita gente interessada pelo preço original (ainda bem que sinalizei o negócio no próprio dia). Comprei o apartamento por 95k quando tudo o que tinha visto antes na zona era pelo menos 110k (estamos a falar de prédios iguais do mesmo construtor e sem melhorias interiores). A avaliação saiu a 20k acima do preço de compra.

    O motivo pelo qual os antigos donos decidiram vender por aquele valor, não sei nem me interessa mas a verdade é que não havia nenhum problema nem com o imóvel, nem com vizinhança, nem com nada. Até um amigo de família que é dono de uma agência imobiliária e conhece bem a zona ficou parvo com o valor que demos pelo nosso T3, e disse que naquela zona àquele preço o habitual eram T2.

    Resumindo, nem sempre é preciso negociar para conseguir um bom negócio, não é questão de olhar ou não a tostões, eu e o meu marido estavamos longe de andar a nadar em dinheiro (até porque na altura eu não estava a trabalhar, estava a terminar uma licenciatura), e ainda assim soubemos reconhecer um bom negócio. É verdade que não são comuns mas existem, seja com imóveis, com automóveis, o que for.

    Edit: editei para perceberem a quem estava a responder...
    Concordam com este comentário:macinblack


    Agradeço o seu testemunho. No caso da DonaRute, não entendam mal, o comentário dela não considerei o mais feliz, mas agradeço-lhe uma dica que ela deu para o CPCV, e também me desejou sorte com o negócio, por isso, por mim está tudo bem com a opinião dela.

    Agora segunda já irei enviar as alíneas para adicionar ao cpcv à REMAX e eles que avaliem se concordam, se não concordarem voltamos a tentar negociar, e se for viável, avançamos. Como indiquei antes, se caso o negócio concretizar, depois ponho aqui mais detalhes, do que eu não considero um excelente negócio, mas sim um bom negócio dentro das expetativas que eu e a minha namorada temos.
  7.  # 727

    Colocado por: macinblackAgradeço o seu testemunho. No caso da DonaRute, não entendam mal, o comentário dela não considerei o mais feliz, mas agradeço-lhe uma dica que ela deu para o CPCV, e também me desejou sorte com o negócio, por isso, por mim está tudo bem com a opinião dela.


    Claro, quem é mais experiente nestas andanças tem sempre umas boas dicas a dar, lá está a voz da experiência. É importante ouvir e saber filtrar o que realmente importa na nossa situação, porque no final de contas é a nossa carteira eheh Desejo-lhe igualmente boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  8.  # 728

    O Gambino tem uma certa razão quando diz que é sempre possível negociar quando tem a imobiliária no meio, porque esta pode sempre prescindir de parte da comissão e despacha o casebre.

    No entanto, negociando com o proprietário diretamente, há pessoal 100% inflexível. Eu confesso que sou um pouco assim, e que quando vejo que estou a lidar com alguém que está sempre a pedinchar subo-lhe 1k por pedido, sempre.

    Já estive disponível a vender por 130, ele pedinchou 115 120 125 e eu subi sempre que o tipo ia chateando, e vendeu-se a 135!

    Não há formulas mágicas, o que há é forma de passar por cima da imobiliária que pouco ou nenhum valor acrescenta. Depois é com a ética de cada um.
  9.  # 729

    Quando se trata de arrendamentos aí sou mesmo inflexível. Há gente que vem oferecer 450 quando a casa está por 700€, e nesse caso, eu sou curto e grosso - alguém que requere um desconto na ordem de valores que pediu é alguém que indica não ter facilidade nem fundo de segurança para arcar com a renda estabelecida nem com a caução que lhe irei pedir, nesse sentido, penso que não será o inquilino que o proprietário procura.

    Há pessoal que é mal educado e insulta e tudo e vem com a treta do salário mínimo. E eu ainda respondo, arrendar uma casa a alguém que aufira do SMN não me parece um risco cautelado, cumprimentos.
    Concordam com este comentário: RRoxx, NLuz, DonaRute
  10.  # 730

    Colocado por: macinblack

    Agradeço o seu testemunho. No caso da DonaRute, não entendam mal, o comentário dela não considerei o mais feliz, mas agradeço-lhe uma dica que ela deu para o CPCV, e também me desejou sorte com o negócio, por isso, por mim está tudo bem com a opinião dela.

    Se algum dos meus comentários não lhe agradou peço imensa desculpa. A carteira é sua e estou para aqui a fazer de mãezinha. Quem vai pagar o crédito nao sou eu. Eu compro imóveis de valores superiores ao seu, onde existe sempre muita negociação tendo em conta o estado do imovel, obras necessárias, etc, etc,etc...

    Apesar de nao o conhecer fiquei incomodada por ter dito/ referido/ concordado anteriormente (ja nao me lembro) que as casas estavam caras e depois diz que vai comprar uma casa pelo preço anunciado SEM negociar!
    A user Tania tb foi aconselhada pelos pais a negociar. E pela agente!!!! Porque será?
    O problema não é vosso concerteza.
    Boa noite!
  11.  # 731

    Colocado por: DonaRutedepois diz que vai comprar uma casa pelo preço anunciado SEM negociar!

    A Dona Rute é daquelas pessoas que gostam de ser enganadas, mete-se mais 20k no preço, a Dona Rute começa a pedinchar, fazem-lhe 10k de desconto ela fica toda satisfeita e compra.
    Concordam com este comentário: Gambino
  12.  # 732

    Colocado por: Picareta
    A Dona Rute é daquelas pessoas que gostam de ser enganadas, mete-se mais 20k no preço, a Dona Rute começa a pedinchar, fazem-lhe 10k de desconto ela fica toda satisfeita e compra.

    Para dizer isso é porque não é investidor nem se preocupa com taxas de rentabilidade...
    Com o seu veneno posso eu bem. :)
  13.  # 733

    Colocado por: DonaRuteA user Tania tb foi aconselhada pelos pais a negociar. E pela agente!!!! Porque será?


    Fui aconselhada porque é o típico, porque o que parece anormal é não negociar. Mas neste caso fui mal aconselhada, felizmente tinha "estudado" bem o mercado local para me aperceber disso, pois nem nos meses todos que tinha andado a ver casas na zona tinha visto T3 a 95k, nem vi até agora.
    Tivesse eu ido na conversa e o erro tinha-me saído bem caro. Ou tinha comprado um outro imóvel na zona por mais 15k que eram os preços tipicamente praticados por aqui (entretanto já subiram), ou estava agora a pagar 600€ de renda por um T2...
  14.  # 734

    Colocado por: DonaRute
    Se algum dos meus comentários não lhe agradou peço imensa desculpa. A carteira é sua e estou para aqui a fazer de mãezinha. Quem vai pagar o crédito nao sou eu. Eu compro imóveis de valores superiores ao seu, onde existesempremuita negociação tendo em conta o estado do imovel, obras necessárias, etc, etc,etc...

    Apesar de nao o conhecer fiquei incomodada por ter dito/ referido/ concordado anteriormente (ja nao me lembro) que as casas estavam caras e depois diz que vai comprar uma casa pelo preço anunciado SEM negociar!
    A user Tania tb foi aconselhada pelos pais a negociar. E pela agente!!!! Porque será?
    O problema não é vosso concerteza.
    Boa noite!


    Mas onde é que leu que eu não tentei negociar? Diga-me em que comentário é que disse que não o fiz. Eu tentei negociar, apenas não consegui baixar, o vendedor mostrou-se absolutamente inflexível, ainda dei um compasso de espera entre a primeira proposta e a segunda tentativa, a resposta foi a mesma... Deveria ter ameaçado a pessoa? Entenda que nem todos os negócios se compra com desconto. Eu sou comercial na indústria, bem diferente em alguns aspetos do ramo imobiliário, mas parecido noutros. Dependendo do cliente, há uns que dou uma margem até 10% de negociação, outros 5%, outros 3% e há uns que dou preço final sem margem nenhuma. A diferença é que lá já sei com quem lido, e normalmente os que não dou margem, são os que são já clientes certos, e normalmente levam o melhor preço, já os pedinchas levam no pelo maior parte das vezes, porque meto 10%, e tiro 5%, ficam todos contentes e pagaram mais caro.
  15.  # 735

    Sim, explicou posteriormente.
    Se calhar o vendedor já tinha vindo a baixar o preço anteriormente até que chegou ao seu limite.
    Isso do preço fixo não é muito normal (pela minha experiência) e daí ter ficado a pensar que voce estaria a ser enganado!
    Ainda bem que fez um bom negócio.
  16.  # 736

    Colocado por: DonaRuteSim, explicou posteriormente.
    Se calhar o vendedor já tinha vindo a baixar o preço anteriormente até que chegou ao seu limite.
    Isso do preço fixo não é muito normal (pela minha experiência) e daí ter ficado a pensar que voce estaria a ser enganado!
    Ainda bem que fez um bom negócio.


    Isto de ser bom negócio depende da expetativa de cada um, para mim parece-me que sim, para si pode não ser. Este apartamento trata-se de um T2 localizado junto a estrada nacional, com mais de 100m2 úteis, lugar de garagem e arrumos. Tem em menos de 500 metros: supermercado, junta, escola básica e secundária, farmácia, um parque com natureza (que irá ter piscina), transportes públicos (autocarro direto para o centro do Porto por exemplo), GNR, acesso à autoestrada A4, e outras lojás de pequeno comércio. E a menos de 5 minutos de carro tenho um hospital privado, estação de comboio, a CESPU (a pensar no futuro arrendar a estudantes por exemplo). Por isso, acho que não nos falta nada de especial
    Concordam com este comentário: DonaRute, desofiapedro
  17.  # 737

    Colocado por: DonaRuteEu compro imóveis de valores superiores ao seu


    Colocado por: DonaRutePara dizer isso é porque não é investidor nem se preocupa com taxas de rentabilidade

    Pelo que dá a entender, terá um pouco de experiência no ramo na vertente de investimento.

    Assim sendo, deveria saber melhor que o comprador ocasional que tudo depende do negócio em concreto, das suas condições e das pessoas envolvidas.
    Todos estes aspectos essenciais à identificação de um "bom negócio" não são do nosso conhecimento. Assim, como avaliar?

    Também já devia ser 2ª natureza compreender que o "desconto" não é tudo num negócio. Querer comprar com desconto *só pq sim* é tacanho e egocêntrico. Há que aprimorar a "situational awareness" para obter melhores resultados.

    Garanto-lhe que há bons negócios com 0% desconto e péssimos negócios com descontos altíssimos.

    Posto isto, haver um desconto, pelo menos de cortesia, é sem dúvida alguma muito mais normal do que a transacção pelo asking.
    Pelo descrito, esta hipótese foi explorada e rejeitada.

    Bons negócios a ambos.
    Concordam com este comentário: macinblack
  18.  # 738

    Quando estou vendedor aparece-me de tudo: os que não negoceiam, os negociadores e os abutres.

    Então no OLX é de rir. Quando não tenho paciência coloco os artigos com preço não negociável. Mesmo assim é só negociadores a ofercer valores baixos ou ridículos.

    Quando agradeço e declino ainda me avisam que está caro.

    Mais mês menos mês lá aparece o comprador e o artigo vai embora.

    Business as usual.
    Concordam com este comentário: NLuz
  19.  # 739

    Colocado por: pguilherme
    Também já devia ser 2ª natureza compreender que o "desconto" não é tudo num negócio. Querer comprar com desconto *só pq sim* é tacanho e egocêntrico. Há que aprimorar a "situational awareness" para obter melhores resultados.


    Excepto por outras paragens. Nos mercados de Marrocos ficam ofendidos se o comprador não negociar o preço que pedem.
  20.  # 740

    Colocado por: macinblack

    Isto de ser bom negócio depende da expetativa de cada um, para mim parece-me que sim, para si pode não ser. Este apartamento trata-se de um T2 localizado junto a estrada nacional, com mais de 100m2 úteis, lugar de garagem e arrumos. Tem em menos de 500 metros: supermercado, junta, escola básica e secundária, farmácia, um parque com natureza (que irá ter piscina), transportes públicos (autocarro direto para o centro do Porto por exemplo), GNR, acesso à autoestrada A4, e outras lojás de pequeno comércio. E a menos de 5 minutos de carro tenho um hospital privado, estação de comboio, a CESPU (a pensar no futuro arrendar a estudantes por exemplo). Por isso, acho que não nos falta nada de especial
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020
    Penso conhecer razoavelmente a zona de Gandra e pelas características que enumera não devo estar enganado. Acredito que tenha comprado em bom preço e pelo sítio é um investimento mais sólido do que se comprasse p.ex em Valongo, apesar de mais próximo do Porto.
    Não sou da área do imobiliário, mas pelo que ouço o mercado está bastante ativo e atrativo naquela zona.
 
0.2524 seg. NEW