Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos,

    É a minha primeira vez neste fórum e vou colocar uma questão de 1 profundo leigo.

    Adquiri uma placa de indução com um output máximo de 7400Watts.
    Para "puxar" os 32 Amperes à rede seria preciso que estivessem todos os "bicos" em Boost, muito pouco provável.
    Preciso contudo de seguir as recomendações de instalação do fabricante.

    O Fabricante recomenda 2 tipos de instalações, conforme a foto em anexo. (ver foto em anexo)
    Uma para uma instalação bifásica (2 fases + 1 neutro) e outra opção para uma instalação monofásica (1 fase + 1 neutro)
    Para obter a monofásica, meto um jumper que une as 2 fases (L1 e L2).

    A minha casa é monofásica e gostaria de ligar esta placa a 2 tomadas vulgares de 16A.

    O que pergunto é o seguinte:

    Será possivel ligar uma 1ª SHUCKO de 16A ao N+Terra+L1 e uma 2ª tomada SHUCKO de 16A também ao N+Terra+L2 ?
    Na prática o que quero saber é se haverá algum inconveniente de ter 2 tomadas diferentes ligadas ao mesmo polo NEUTRO e Terra na placa de indução?

    PS: As 2 tomadas de alimentação que eu iria usar teriam cabos 3 cabos de 2.5mm2 de bitola (Fase, neutro e terra), apropriadas para passar corrente de 16 Amperes sem sobreaquecerem. Máximo comprimento do cabo de alimentação de cada tomada SHUCKO seria na ordem do 1 metro.

    Desde já agradeço a disponibilidade de quem me queira elucidar.
    Sou bastante leigo no que toca a estas coisas de "electricidade" :)
    Toda a ajuda será apreciada.

    Cumprimentos,
    BC
      IMG_20200622_203656-min.jpg
  2.  # 2

    Se as tomadas forem alimentadas pelo mesmo disjuntor no quadro, não serve para nada a alteração.

    O ideal seria substituir, a cablagem de 2.5mm para 4mm(6mm em tubo 16mm, dificil) desde placa ao quadro elétrico, disjuntor 20A no quadro elétrico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costinha1977
  3.  # 3

    Se as tomadas forem alimentados pelo mesmo disjuntor no quadro, não serve para nada a alteração.

    O ideal seria substituir, a cablagem de 2.5mm para 4mm (desde placa ao quadro elétrico), disjuntor 20A no quadro.


    Desde já agradeço imenso a sua rápida resposta e dicas.

    As 2 tomadas são alimentadas por 2 disjuntores diferentes.
    São 2 tomadas, cada uma com o seu disjuntor no quadro geral. Julgo que os disjuntores são de 16A cada um e têm poder de corte aos 4,5Ka . Em cada disjuntor diz "Hager MJ 716 - C16"

    Há algum problema de eu fazer como imaginei?
  4.  # 4

    A partida o neutro dessas tomadas estão ligados no mesmo barramento no quadro eléctrico. Assim sendo é o mesmo.
    O mesmo acontece com o Terra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costinha1977
  5.  # 5

    Colocado por: GhelderA partida o neutro dessas tomadas estão ligados no mesmo barramento no quadro eléctrico. Assim sendo é o mesmo.
    O mesmo acontece com o Terra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Costinha1977


    Obrigado pela sua dica.
    Portanto à partida, pelo menos em teoria, funcionará, certo ?

    Há algum risco de eu "fritar" a placa?
    Eu assumo que estas placas modernas têm alguma espécie de circuito electrónico que previne danos na própria placa ....li pelo manual que em caso de problema de alimentação que a placa manda uma série de códigos de erro.

    Assumo portanto que este tipo de ligação, mesmo que não funcione, à partida não danificará permanentemente a mesma.

    Alguém tem mais alguma opinião sobre ligar estas placas de indução a 2 tomadas shucko? Alguem já instalou alguma vez assim ?

    MT obrigado a todos mais uma vez!!
  6.  # 6

    O problema que vai haver é quando ligar 2 "bicos" do mesmo circuito, vai abaixo.

    Mais vale substituir para pelo menos para fio 4mm e disjuntor de 20A, sempre tem mais margem de manobra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costinha1977
  7.  # 7

    pondere não usar tomada e fazer ligação directa com o cabo, usando ligadores (atenção aos ligadores também)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costinha1977
  8.  # 8

    Obrigado a todos, todos me ajudaram a tomar uma decisão mais ponderada.

    Decidi que vou contactar um electricista para me fazer chegar um fio de 4mm ou 6 mm e meter um disjuntor de uns 30A no quadro.
    Há condutas de passagem totalmente livres mesmo ao lado do forno electrico (a placa de indução ficará por cima). As condutas de passagem pelo que vi têm cerca de 2 cms de diametro. (acho que passam lá 3cabos de 6mm mais isolante)

    Alguém aqui no forum é electricista experiente que faça serviços na zona de Sacavém/Portela de Sacavém na zona de Lisboa ?

    O trabalho completo seria:

    - Meter disjuntor de 30A no quadro. Fazer a passagem de cabos de 4 ou 6mm do quadro para a zona da placa indutora. Já há lá condutas de passagem totalmente livres . O quadro geral está a uns 2 metros do forno/placa indutora, uma distância mesmo curta.

    - Retirar a placa a gás para substituir pela indutora. Tenho torneira de segurança separada mesmo ao lado, portanto seria à partida só colocar tampão e fita vedante no tubo de sobra do gás..ou então lacrar/soldar aquilo...Como já existe torneira de segurança antes, nao sei se é assim tao necessário..

    - Por fim ligar os polos electricos da placa de indução, assentar na bancada e meter um pouco de silicone vedante.E toca a andar!

    Alguém aqui quer ou conhece alguém que queira este trabalho?

    Obrigado
    BC
  9.  # 9


    Há condutas de passagem totalmente livres mesmo ao lado do forno electrico (a placa de indução ficará por cima).
    BC



    Não é recomendado placas por cima do forno sem ventilação, a durabilidade da placa é reduzida e quando o forno estiver muito quente a placa pode dar erro de aquecimento e não funcionar.


    Cumps
  10.  # 10

    chamejam profissional, feche a torneira de segurança do gas, e solde o tubo.

    nunca sabe se algum dia alguém não mexe nessa torneira, e se continuar a utilizar gas em casa (esquentador)l está a ver o resultado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costinha1977
  11.  # 11

    Informo que já foi feita a instalação por um profissional. Disjuntor separado de 25A com fio de 4mm até à placa. Ligação directa.
    Obrigado
    Concordam com este comentário: Varejote
  12.  # 12

    Utilizou a mesma tubagem que ia para o forno, tirando os de 2.5mm para 4mm?

    Qual a potência contratada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costinha1977
  13.  # 13

    Colocado por: VarejoteUtilizou a mesma tubagem que ia para o forno, tirando os de 2.5mm para 4mm?

    Qual a potência contratada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Costinha1977


    Olá,

    Conseguimos passar fio 3x4mm nas anteriores tubagens onde passava o de 3x2.5mm. Tivemos que descarenar o fio, passando os 3 fios como independentes, senão o diâmetro não passava.Depois pusemos disjuntor de 25A.

    Tenho potência contratada de 5.75kVA

    Obrigado. Cps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Varejote
 
0.0182 seg. NEW