Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    gostava de obter a vossa ajuda para tentar perceber a dimensão, gravidade e possíveis custos de reparação de um problema que temos na casa que acabamos de comprar.

    Eu e a minha mulher compramos esta casa a semana passada. Tinhamos noção que existia uma infiltração pois existia uma mancha no pladur a meio da sala, que dá com a fachada do prédio e tem um terraço por cima. O vendedor informou-nos que o problema estava a ser discutido com o vizinho de cima, e que este assumia as despesas de reparação caso o problema viesse do terraço dele, ou que os custos se teriam que dividir por todos caso o problema fosse a fenda presente na fachada, no beiral do terraço que dá por cima da varanda da nossa sala.

    A mancha que está no pladur, não é nada de mais e apesar de levantar preocupações, moldei o negócio às circunstâncias. Fiz duas ofertas ao vendedor. Uma a pagar o que ele pedia, mas com o problema resolvido e entrega no final do verão. E outra, com um desconto considerável, sem o problema resolvido, para vender já, e nós lá nos entendiamos com os vizinhos depois não tendo ele que se preocupar com reparações. Ele aceitou vender já.

    Iniciamos as mudanças, e como não tem estado o tempo húmido, não nos levantou grandes preocupações a situação ainda. Falei muito ao de leve com o vizinho, que apenas informou que nos últimos 10 anos fez obras no terraço e meteu azulejo no chão e dai não achar que a culpa seria do terraço mas teria que se ver.

    Bem, eu quarta feira retirei os focos, pois são incandescentes e eu quero mudar para leds, e aproveitei para analisar a situação do pladur. O teto falso tem isolamento penso que de lã de rocha com papel kraft voltado para o pladur, e não vi bolores na cobertura, apenas pequenas micro fissuras que não são maiores que um fio de cabelo.

    Mas hoje o caso mudou de figura. Hoje ao final do dia caiu uma chuva muito miudinha que nem molhou o carro em condições, e eu aproveitei para passar por casa para ver as coisas. Pelas fotografias que vos coloco no fundo, podem ver que nem as paredes da fachada se notam molhadas de tão miuda que foi. A verdade é que olhei para o buraco de um dos focos e vi um dos tubos onde estão os fios eletricos completamente cheio de gotículas. Quando vi aquilo achei que era impossível... Meti a mão, e a lã de rocha em cima tinha zonas molhadas, outras secas, mas o tubo estava assim. Para a quantidade de água que era, não é possível que entrasse pela fenda do beiral, que fica uns 60cm afastado da parede da fachada, e entrasse 2 metros a dentro do teto da sala...

    E decidi ir ver a fenda para perceber o dano que me pode vir dali. Não tinha reparado na dimensão daquilo quando vimos a casa e muito menos vi as "empreitadas" que para ali se passaram. De assinalar algumas que ao meu olho destreinado me parecem evidentes. A primeira é uma "baba" de massa que parece escorrer pela fenda. A fenda parece-me ao nivel do piso do terraço, o que me parece que a dita pode-se ter feito sentir de uma ponta à outra da parede, e quando o vizinho de cima fez as obras no cerâmico do chão, "empaparam" as fendas do lado de dentro e o resultado do lado de fora foi aquele. Outra hipotese será uma tentativa muito mediucre de tentarem selar as fendas... sem comentários se foi o caso.

    Outra coisa que notei estranho, especialmente do lado esquerdo da fachada, são furações com broca por baixo da fenda... Também não encontro grande propósito naquilo.

    A minha questão é, caso o problema sejam fendas na placa no terraço, penso que a melhor solução seria remover o cerâmico do vizinho, aplicar umas 4 ou 5 camadas de borracha liquida incluindo uma altura considerável no muro, e meter novamente o cerâmico. Eu consigo calcular e executar este trabalho.

    A reparação da fenda, já me ultrapassa um pouco até pelo local onde se encontra onde mal consigo chegar para tirar fotografias. Este tipo de reparação a ser contratado, era coisa para ir para que valores? É um 3º andar, mas com terraço no 2º andar. Na pratica é como se o meu andar fosse o 1º e o terraço com beiral o 2º andar.

    Seguem imagens que tirei, tanto da fenda, como do tubo encharcado.

    Agradeço a todos por qualquer input e orientação que me puderem dar.

    Imagens do problema
  2.  # 2

    O vizinho pôs cerâmico mas esteve-se bem nas tintas para a impermeabilização. Anda aí muita água, tanta que até o muro está a destacar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelicous
  3.  # 3

    Colocado por: ClioIIO vizinho pôs cerâmico mas esteve-se bem nas tintas para a impermeabilização. Anda aí muita água, tanta que até o muro está a destacar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:angelicous


    Ou seja a minha suspeita de esta fenda ser ao nivel do piso/chão do terraço à partida está certa, correcto? Não é de todo a minha área, mas parece-me estranho que esta fenda, que parece estar acima da placa, e tão afastada do centro da sala, afecte daquela forma o teto...

    Neste caso solução mais adequada seria a que mencionei de rectificar as fendas, e membrana de borracha liquida por baixo de novo acentamento do ceramico?
  4.  # 4

    Esse varandim é do tal terraço do seu vizinho? O que está à vista é muito mais do que uma rachadela O muro está todo solto. Só está pousado na laje.
    Se alguém se encostar com mais violência o muro vem abaixo. Está perigoso, deixe que lhe diga:(
    O seu vizinho em consciência do que aí tem?
    Se é esse o cuidado que ele tem com o muro, imagine a preocupação que ele deve ter tido a impermebilizar a laje... E como é óbvio a água procura caminho, portanto não se admire que lhe apareça no meio do teto. Desde já lhe digo que tem aí um problema bem chato€€€ para resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelicous
  5.  # 5

    Colocado por: KduvidasEsse varandim é do tal terraço do seu vizinho? O que está à vista é muito mais do que uma rachadela O muro está todo solto. Só está pousado na laje.
    Se alguém se encostar com mais violência o muro vem abaixo. Está perigoso, deixe que lhe diga:(
    O seu vizinho em consciência do que aí tem?
    Se é esse o cuidado que ele tem com o muro, imagine a preocupação que ele deve ter tido a impermebilizar a laje... E como é óbvio a água procura caminho, portanto não se admire que lhe apareça no meio do teto. Desde já lhe digo que tem aí um problema bem chato€€€ para resolver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:angelicous


    Sim aquilo é o muro do terraço do vizinho. Tem toda a razão, o muro está sujeito a queda e nem pensei nisso. Ele apoiado na laje mas com suporte lateral, não será uma reparação fácil? Tenho ideia de ver reparações deste tipo a cortar a fiada do fundo e a fazer a rectificação...

    Claro, eu percebo que a água procure caminho, mas só achei improvável vir até ao meio da sala que é quase 2,5metros de distância da fenda a plano para dentro de casa, e não opte por descer pelas paredes por exemplo. Como disse com chuva tão miuda, ver o tubo dos fios eletricos humido, e nem ver pinga na placa, ainda é um mistério por descobrir...

    Quanto ao custo, o problema será sempre do condominio, e a nossa fracção nem é a maior. A minha dúvida seria sempre os custos. Fazer o trabalho que referi, ainda consigo fazer, a um custo relativamente baixo para as partes... A fachada não faço ideia dos custos, e é essa parte que me assusta um bocado.
  6.  # 6

    Isso esta bom para partir tudo no vizinho de cima e refazer.

    Boa sorte... Vai precisar desse desconto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: angelicous
  7.  # 7

    Já agora para terem também noção do que é o terraço, fica uma imagem retirada agora do maps.

    Assinalei a vermelho a casa do vizinho e o terraço. O muro frontal é o que está nas fotos iniciais.

    Imagem
  8.  # 8

    Aproveito este tópico para solicitar também se alguém me consegue recomendar um bom profissional qualidade/preço que possa ir avaliar a situação, ou então avaliar com base em fotografias que eu posso tirar em mais detalhe.
  9.  # 9

    Colocado por: angelicousAproveito este tópico para solicitar também se alguém me consegue recomendar um bom profissional qualidade/preço que possa ir avaliar a situação, ou então avaliar com base em fotografias que eu posso tirar em mais detalhe.


    Tem de dizer em que local é a casa a ver se aparece um profissional da sua zona.
  10.  # 10

    Peço desculpa, pensei que o tinha feito no post inicial.

    É em Braga. A casa fica na freguesia de Nogueira.
  11.  # 11

    Falei com o meu vizinho de cima, e ele mesmo me mostrou em fotos da obra que fez que o pavimento foi isolado de 3 formas. Primeiro foi tudo feito em cima da cerâmica original. Depois aplicaram borracha/silicone liquido. Depois uma rede com uma argamassa que também serve como isolante. E por fim a cola com a nova cerâmica.
  12.  # 12

    Mas por fora com essa miséria a água anda toda ai por baixo
  13.  # 13

    Peça ao seu vizinho para o deixar ir lá ver o terraço e veja como é que está feita essa famosa impermeabilização na base do murete que mostrou.
    Palpita-me que ele até é capaz de ter a capa a vedar bem, mas como depois não tinha escoamento resolveu abrir os tais furos que referiu e ao fazê-lo destruiu a impermeabilização. A água que não escoa empoça dentro da base do murete e a partir daí faz o resto. Vai pelas caneluras do tijolo da laje e aparece-lhe a meio do teto. É bem possível...
    Alguma coisa ele fez e mal não tenha dúvida caso contrário aquele murete nunca poderia estar naquele estado.
  14.  # 14

    Ele contou-me que esta história já dura à uns tempos e claramente a água está a entrar para a placa de alguma forma.

    Antes das obras do terraço dele, a fenda já existia e o proprietário da minha casa na altura, também se queixava de humidade no teto que afirmava vir do terraço. Sempre existiu esta embirrice do terraço vs fenda. Depois decidiram fazer intervenção no prédio pois já estava precisar de pintura e foi ai que fecharam a fenda a 1º vez.

    Uma ou duas semanas depois de desmontarem andaimes, caiu uma tempestade de 1 ou 2 dias, e o antigo proprietário da minha casa teve agua a cair pelos focos do pladur. Diz que tinha uma bacia por baixo quando os chamaram lá e aquilo pingava. Chamaram novamente o homem que tinha pintado e fechado aquilo pois não parava de pingar, e o homem decidiu furar o sitio onde estava a fenda que tinham fechado. O meu vizinho descreve aquilo como uma máquina de lavar de alta pressão, tal foi a força com que saiu a água pelo buraco. Furaram aquilo em varios locais para tirar a água dali e dai a furação que eu relatei inicialmente que vi.

    Bem, se não era da fenda, o meu vizinho não teve outra coisa senão assumiur o terraço e até assumiu o custo. Durante a obra, repararam que uma das saídas de água do terraço que vai para a tubagem que vem da caleira, estava completamente corroido e diz ele que o problema só podia vir dali. Que a água se enfiava na placa por aquele buraco, e lá se aninhava na placa e ia infiltrando. Ele efectuou a colocação da cerâmica na mesma e reparou esse problema.

    A questão é que uma vez que a fenda já estava novamente aberta, nunca chegaram a testar se o problema era a fenda ou era do tubo. Nunca se cruzaram as reparações no tempo. Repararam primeiro a fenda, que tiveram que voltar a abrir, e depois é que se reparou o terraço e o tal cano que ele diz que para ele era a fonte do problema. Ele diz que o trabalho do terraço ficou 5 estrelas, e não se quer descartar de qualquer responsabilidade que tenha, mas que acha que do lado dele já não é. E ele podia até dizer o que quisesse, mas mostrou-me fotos, desde o mosaico original, até retirarem os rodapés, meterem a tela liquida, etc etc até ao que está hoje. Até se ofereceu, quando eu retirar o pladur, se quisesse, fechavamos as saidas de água do terraço, e alagavamos o terraço todo a ver se viamos alguma água em baixo. Assim tiravam-se logo as teimas quanto ao terraço.

    Ele acha que o problema é de facto a fenda, e está disposto a fazer a obra também. Falta falar com a outra metade dos vizinhos. Amanhã devo levar lá alguém a casa para me dar uma opinião e possível orçamento.
  15.  # 15

    Colocado por: KduvidasPeça ao seu vizinho para o deixar ir lá ver o terraço e veja como é que está feita essa famosa impermeabilização na base do murete que mostrou.
    Palpita-me que ele até é capaz de ter a capa a vedar bem, mas como depois não tinha escoamento resolveu abrir os tais furos que referiu e ao fazê-lo destruiu a impermeabilização. A água que não escoa empoça dentro da base do murete e a partir daí faz o resto. Vai pelas caneluras do tijolo da laje e aparece-lhe a meio do teto. É bem possível...
    Alguma coisa ele fez e mal não tenha dúvida caso contrário aquele murete nunca poderia estar naquele estado.


    Não é possível. A pendência do terraço e as próprias saidas de água estão a cair para o "centro" mesmo encostado ao inicio da casa dele. As saidas de água já lá estavam. Aliás dá para ver bem que o azulejo ficou bem mais subido do que era antes. Eu perguntei-lhe sobre as saidas de água e ele garantiu-me que foi tudo feito pelo homem que lhe fez a obra. Pagou 3000 por o serviço de 35m2. Ele diz que foi caro, mas que foi o vizinho de baixo que insistiu na pessoa que foi, e ele como não queria ouvir barulho não protestou nem regateou.

    Já agora aquilo não está ao nivel do muro. Eu medi a altura do muro dele e aquilo por dentro tem 75cm de altura +-. A fenda anda à volta dos 85/90.

    Como disse, o problema já era pré obras do terraço. As obras do terraço já foram para tentar resolver a questão da infiltração. A fenda é que parece que já lá anda desde o inicio, e parece ser problema do construtor. Ele falou-me que antes da reparação da fenda que fizeram existia uma "lomba" por cima de onde se formou a fenda. Seria algo que o construtor já sabia que ia correr mal, e andou a inventar? Ele diz que o que fechou a fenda, acabou por "alisar" aquilo.
  16.  # 16

    Já tem aí muito por onde pesquisar, mas pelo que diz não me parece que a água venha do piso, mas sim da rachadura do murete ou do tal esgoto que foi recuperado
  17.  # 17

    Já agora, eu não consigo ver a impermeabilização dai o ele dizer-me para mim valia de pouco. O cerâmico tem um rodapé que foi aplicado por cima da tela e está escondido. Por cima do rodapé, existe um beiralzinho em curva, e isso sim não estava lá muito bem fixado. Existia ali separação entre a peça e a parede, mas não sei se seria por ai. Ele só me mostrou em fotos da altura como foi feita a impermeabilização, e de facto estava aplicada a tela pelo terraço e 4 ou 5cm de altura na parede. Isto foi em 2014 pelas datas que apareciam nas fotos.

    O que me parece que pode ser melhorado no terraço, são algumas trincas que existem no muro, e aplicar aqueles "chapéus" em cima do mesmo que aquilo está descoberto. De resto o homem parece-me cuidadoso com o terraço. É um casal de reformados que vive com uma filha. É gente simples. Trás aquilo impecavelmente limpo. E fez questão de me mostrar que mesmo a estrutura que lá tem, não furou para a fixar para não danificar nada.

    Pode eventualmente ter algum problema o terraço, não digo que não, mas a suspeita de negligência por parte do vizinho de cima, caiu um pouco por terra. Tenho algumas fotos do terraço que posso publicar aqui.
  18.  # 18

    Faça como está a pensar. Chame alguém para ver in-loco a rachadura desse murete e decida a partir daí.
  19.  # 19

    Já agora seguem as imagens do terraço.

    A saida de água do lado do tanque. Aquilo faz uma rampa para um tubo que leva a água para a tubagem de caleiras. Do outro lado do terraço tem uma semelhante.

    Tirei uma às juntas para quem perceba, confirmar se estão em bom ou mau estado.

    Também os tais beirais que não estão totalmente juntos com a parede.

    E uma coisa que claramente tem que ser reparada, é uma fenda no muro, que curiosamente fica exactamente por cima de uma zona sem tinta por baixo no teto da minha varanda e onde acho que está a afectar mais o meu teto. Só consigo confirmar quando tirar o pladur para ver se afecta o teto todo ou parte.

    Imagens Terraço
 
0.0245 seg. NEW