Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    É verdade, há uns anos atrás e na minha ausência, um vizinho (familiar infelizmente), falou com o meu sogro, anulou a fossa séptica e ligou ao colector geral (sem conhecimento dos serviços) há uns tempos atrás, precisei de utilizar uma Cx. para passar uns cabos de alimentação de um portão e, para meu espanto, descubro esgotos a passar pela Cx.....fui falar com o sogro e ele diz que sim autorizou porque não achava mal nenhum e que passava por todas 4 cerca de 40m poupava tempo, dinheiro ao familiar.

    Desde então tenho tentado a bem com que ele remova os esgotos das minhas Cx.s mas nada, contactados os serviços técnicos 1 email, 2 telefonemas, SMASS, CMS, para que me informassem quais os regulamentos e normas para o fazer ver que alem de ilegal é perigoso, nada....;

    Por isso venho aqui ao Forum, pedir um auxilio onde é que eu possa consultar para extrair as normas e, enviar em carta registada ao vizinho a fim de o obrigar a modificar os esgotos, já andei na net, mas apenas aparece empresas ou dissertações universitárias, mas vou continuar....

    Desde já um obrigado
    Rui Morgado
  2.  # 2

    Colocado por: Anonimo12122020tape o tubo ende entra na sua caixa.


    Mais fácil é impossível
    Concordam com este comentário: rjmpires
  3.  # 3

    Tape isso e quando ele tiver os esgotos a jogar de fora do lado dele logo vem falar consigo e resolvem o problema.
    O terreno é seu certo?
  4.  # 4

    Nao percebi??? a casa e sua ou do seu sogro?? ou foi dele aquando da autorização?
    Se a casa e sua e foi sempre sua, pode de imediato tapar o tubo de entrada,ja que o seu sogro nao pode dar autorização de nada!!
    Se é uma caixa de passagem de cabos eléctricos como pode estar ligada a um colector??
    Se nao ha escritura de passagem dos esgotos dele pela sua propriadade pode tapar a vontade, tenha e cuidado com o seu sogro,qualquer dia chega a casa e ja lha vendeu.
  5.  # 5

    😁 Gostei dessa sercor...bem pensado...sim a casa é minha e a quando da "autorização" também era. "tudo o nacional porreirismo".

    Ok, gostei do Feedback, mas esperava que me disponibilizassem uns doc.s para consulta, pois estou há horas na net e nada, um amigo meu aconselhou uma vistoria ao local pela área técnica do SMAS que têm poder até para abrir processo no M.Publico. provavelmente é o que vou fazer, pois a casa do vizinho está alugada e, eles (inquilinos) não merecem.
  6.  # 6

    Pode colocar umas fotos das caixas e do diametro do tubo onde passa a porcaria ?
  7.  # 7

    Sim claro, mas as Cx. têm 45X45X30 fundo e tubo á saida e entrada da Cx parece, 75
  8.  # 8

    o cabo eléctrico, como tinha folga colocaram em cima de entulho ao lado da 1/2 cana do esgoto.
    Amanhã coloco fotos...(espero que não seja a altura de os vizinhos descarregarem o autoclismo😁)
  9.  # 9

    Qualquer dia está um gajo no trono e apanha um choque nos tintins.


    Essas caixas estão em algum projecto??
  10.  # 10

    Sim, como Cx. passagem cabo alimentação subterrâneo, contador - quadro geral da minha casa.
  11.  # 11

    Ainda por cima com os químicos que muitos deitam pelo esgoto isso é uma verdadeiro perigo (fora a água).

    O seu sogro não é muito seu amigo
  12.  # 12

    Colocado por: rui morgado😁 Gostei dessa sercor...bem pensado...sim a casa é minha e a quando da "autorização" também era. "tudo o nacional porreirismo".

    Ok, gostei do Feedback, mas esperava que me disponibilizassem uns doc.s para consulta, pois estou há horas na net e nada, um amigo meu aconselhou uma vistoria ao local pela área técnica do SMAS que têm poder até para abrir processo no M.Publico. provavelmente é o que vou fazer, pois a casa do vizinho está alugada e, eles (inquilinos) não merecem.


    Amigo Rui, o meu comentário nunca foi em termos de qualquer gozo!!!, o que quis saber era que as vezes fica-se a morar com os sogros e acaba-se por ficar com a casa e esse tipo de autorizações ja tinham sido feitas ou nao!!

    No seu caso , nao sei porque anda a procura de protecçao documental??? simplesmente tape a entrada dos esgotos e o vizinho que se desenrasque!!se ele tiver problemas ele que procure ajuda judicial ou nao, ou arranje soluçao!!! ele nunca teve autorizaçao do propriatario e o seu sogro nao a poderia ter dado.

    Agora vejo é voce reticente em relaçao a isso, ou pelos inquilinos ou em ser familiar, quanto mais voce adiar isso pior, pois um dia vai dizer (isso teve assim anos e agora e que se lembrou) isto sem falar nos riscos electricos e suas despesas pois com os acidos de esgotos, a protecçao do cabo vai degradar mais depressa e tera problemas( e verdade se nao tiver uma boa protecçao a terra pode sempre assustar alguem em contacto com agua de esgotos em casa)
    Concordam com este comentário: rui morgado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui morgado
  13.  # 13

    Tire fotos.
    Envie uma carta registada, explicando detalhadamente a situação e o modo como ela foi feita (sem autorização e de modo ilegal). Dê um prazo, para ele retificar a situação (eliminar ligações indwvidas e efetuar limpeza às caixas.)
    Após esse prazo, e se ele não o fizer, contrate alguém que o faça. Tape-lhe os esgotos e envie-lhe nova carta com o valor que gastou.
    Lembre-se que se fizer queixas aos Serviços, eles como não sabem se foi voce a autorizar, podem acusa-lo a si de fazer essa ligação ilegal ao coletor. Afinal as caixas são suas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui morgado
  14.  # 14

    Boa tarde
    Sercor, longe de mim tal pensamento não levei para esse lado apenas achei engraçado, sim a reticência vem daí,

    jfsmoreira, sim é por ai que estava a pensar ir, mas basta seguir os tubos e facilmente se chega á conclusão quem é que fez a ligação, até já sei quem foi o pedreiro que realizou a ligação.
    obrigado.
  15.  # 15

    Colocado por: jfsmoreiraTire fotos.
    Envie uma carta registada, explicando detalhadamente a situação e o modo como ela foi feita (sem autorização e de modo ilegal). Dê um prazo, para ele retificar a situação (eliminar ligações indwvidas e efetuar limpeza às caixas.)
    Após esse prazo, e se ele não o fizer, contrate alguém que o faça. Tape-lhe os esgotos e envie-lhe nova carta com o valor que gastou.
    Lembre-se que se fizer queixas aos Serviços, eles como não sabem se foi voce a autorizar, podem acusa-lo a si de fazer essa ligação ilegal ao coletor. Afinal as caixas são suas
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rui morgado

    É preciso enviar carta registada ? O sr mora casa ao lado
  16.  # 16

    Colocado por: callinas
    É preciso enviar carta registada ? O sr mora casa ao lado

    Se um dia tiver problemas judiciais o "aqui ao lado" há-de-lhe servir de muito!
  17.  # 17

    Pode por fotos dessa "obra"?
    Fiquei curioso agora....
    Concordam com este comentário: nunos7
 
0.0204 seg. NEW