Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rigsyContactei a Schoeck e estou à espera de orçamento. Quando receber, partilho.


    Já tem novidades?
    • M.....
    • 20 julho 2020 editado

     # 22

    Epa basta uns varões roscados no betão em vez de xps mete madeira , não inventem aquilo que é fácil.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 23

    Colocado por: fredcunhaMais vale assumir a ponte térmica e tentar minimizar com isolamento no tecto falso se possível
    pessoalmente nao concordo, a nao ser que o preço seja um obstáculo no orçamento é preferivel usar este material.
  3.  # 24

    Colocado por: rigsyestou a planear ligar uma viga de aço (ou mesmo de betão) a uma laje da casa, para que sirva de suporte a um telheiro. Considerando que a casa terá isolamento pelo exterior, não faz muito sentido que a viga esteja em contacto directo com a laje para evitar pontes térmicas.


    Compreendo a sua preocupação, sempre ouvimos falar que devemos evitar pontes térmicas.

    No entanto, antes da ponte térmica, seria bom que salvaguardasse que a nível estrutural tem garantias de um profissional que apoiar um telheiro nessa laje não será um problema.

    Assumindo que a questão da estabilidade está assegurada, até porque a sua pergunta não foi se esses ligadores aguentam com o telheiro, voltando à ponte térmica eu dividiria o seu problema em 2:

    1) Quanto vai custar assumir a ponte térmica, em comparação com o custo de um sistema de fixação do género que está a pesquisar.

    Por outras palavras, anualmente, qual vai ser o custo em consumo de energia para aquecimento da perda de calor por essa ponte térmica, adicionado do custo em consumo de energia para arrefecimento do ganho de calor pela mesma ponte térmica.

    Eu não vou fazer a conta, que se calhar me sai mais caro que dois anos de custo energético por essa ponte térmica, mas alguém poderá fazer aqui um exercício académico. Fora de brincadeiras, tenho grande confiança que não compensa ou não amortiza esse custo a longo prazo.


    2- Se a ponte térmica for muito crítica poderá haver alternativas, que nomeio duas como exemplo, embora isto seja muito dependente das condições do local que não se conhece da nossa parte, naturalmente:

    i) executar uma estrutura do telheiro não apoiada nessa laje (deduzo que seja pouco provável dado que esse foi o objetivo do tópico);

    ii) dimensionar um sistema de fixação com afastamento à face da laje, onde pelo menos minimiza a ponte térmica (e que depende agora das cargas a suportar).


    Editado para mencionar que a alternativa ii) pode ir um pouco de encontro ao que o M... disse.

    Colocado por: M.....a basta uns varões roscados no betão em vez de xps mete madeira , não inventem aquilo que é fácil.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • RUIOLI
    • 2 outubro 2020 editado

     # 25

    No meu projeto foi prescrita uma junta térmica para a varanda, ISOTEC da ANCON.

    Na fase de concurso, os empreiteiros foram ao mercado e um deles é informado que esta junta não tem homologação (ETA, presumo), estou à espera de esclarecimentos da CORTARTEC, alguém pode acrescentar informação relevante?

    Pelo que vi os da HALFEN e Schoeck possuem ETA.
 
0.0128 seg. NEW