Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, em breve irei pedir a um arquitecto para fazer o projeto de uma moradia e gostaria que a mesma tivesse um sistema centralizado para gerir a minha rede.

    Já li vários tópicos e estou na dúvida se devo ter o router + switch dentro do quadro ati ou dentro de um bastidor?
    Devo analisar quantos pontos de rede irei necessitar pela casa toda e depois comprar um switch com esse numero de portas?
    Por exemplo, se o router é switch ficar dentro do quadro ati e se eu quiser na sala ter um ponto de rede para a TV, outro para a box outro para a playstation outro para uma box Android outro para um mini PC, mais vale ter um pequeno switch para ligar um cabo só desde o switch principal ou devo passar X cabos desde o switch principal aos dispositivos que necessito de ligação? Obrigado
  2.  # 2

    Vítor discute isso com o eng. Electrotécnico que fizer o projecto ITED. e com o arquitecto informa que tem de assegurar essa necessidade.

    Até lá... Muita água vai passar sob a ponte.
  3.  # 3

    seja pratico, é internet no telemovel, no tablet, no portatil (tudo equipamentos moveis), só iria tirar partido de uma cablagem num pc fixo ou quando se sentar numa secretaria com o portatil. Preocupe-se com uma boa instalação wifi.
  4.  # 4

    O caminho a percorrer é tão longo, que para já, tem é de pensar no projecto global e não em "detalhes da treta"
  5.  # 5

    Para uma boa rede wifi, convém ter os AP's com cabo de rede, além disso o manual ITED obriga a requisitos técnicos a cumprir.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantosseja pratico, é internet no telemovel, no tablet, no portatil (tudo equipamentos moveis), só iria tirar partido de uma cablagem num pc fixo ou quando se sentar numa secretaria com o portatil. Preocupe-se com uma boa instalação wifi.


    Isso depende da utilização que cada um quer fazer... Posso querer pontos de rede para um vídeo porteiro, sistema cctv. Uma boa instalação wifi será um sistema mesh com os dispositivos ligados entre si pelo cabo de rede. É suficiente para ter uma boa cobertura wifi pela casa toda
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasO caminho a percorrer é tão longo, que para já, tem é de pensar no projecto global e não em "detalhes da treta"

    Tem toda a razão. Tenho pensado em muita coisa e este tema foi só uma delas. Mas assim quando discutir este tema com o arquitecto,ja terei uma ideia melhor daquilo que pretendo.
  8.  # 8

    Colocado por: vitorpfn
    Tem toda a razão. Tenho pensado em muita coisa e este tema foi só uma delas. Mas assim quando discutir este tema com o arquitecto,ja terei uma ideia melhor daquilo que pretendo.


    Depende muito do que precisa.
    Para utilização em telemóvel ou navegar na net, de facto wifi pela casa serve perfeitamente alem de ter o router junto a TV ou na ATI, mas se quiser por exemplo jogar no PC jogos online, aí convém ter cabo nessa divisão (tipicamente sala e quartos já costumam prever cabo no projecto). Caso precise para mais do que um PC, depois basta um switch nessa divisão. Diria que ou escolhe ter o router (os das operadores costumam ter apenas 4 portas) junto a TV e um swith na ATI ou vice versa, convém é o switch ser gigabit.
  9.  # 9

    Colocado por: vitorpfn

    Isso depende da utilização que cada um quer fazer... Posso querer pontos de rede para um vídeo porteiro, sistema cctv. Uma boa instalação wifi será um sistema mesh com os dispositivos ligados entre si pelo cabo de rede. É suficiente para ter uma boa cobertura wifi pela casa toda


    Se calhar isso do cctv convém na fase de obra falar ao empreiteiro antecipadamente. No meu caso, o projecto não preve nada disso, no entanto irei junto do empreiteiro garantir tubagem de reserva para cctv, porteiro, ponto accesso wifi exterior, etc.
  10.  # 10

    Colocado por: rui.fern

    Depende muito do que precisa.
    Para utilização em telemóvel ou navegar na net, de facto wifi pela casa serve perfeitamente alem de ter o router junto a TV ou na ATI, mas se quiser por exemplo jogar no PC jogos online, aí convém ter cabo nessa divisão (tipicamente sala e quartos já costumam prever cabo no projecto). Caso precise para mais do que um PC, depois basta um switch nessa divisão. Diria que ou escolhe ter o router (os das operadores costumam ter apenas 4 portas) junto a TV e um swith na ATI ou vice versa, convém é o switch ser gigabit.


    Pois, penso que no meu caso será melhor ter um switch no ATI e daí fazer as ligações para onde achar que necessito de pontos de rede.
  11.  # 11

    Colocado por: rui.fern

    Se calhar isso do cctv convém na fase de obra falar ao empreiteiro antecipadamente. No meu caso, o projecto não preve nada disso, no entanto irei junto do empreiteiro garantir tubagem de reserva para cctv, porteiro, ponto accesso wifi exterior, etc.


    Pensei que todas as tubagens já ficavam definidas no projeto. Ainda estou a ver a melhor maneira de ter as cameras no exterior, minimizando as passagens de cabo. O ideal será estudar os pontos em que deva meter a câmera e ter uma saída aí para nem se perceber buracos.

    Ponto de acesso wifi exterior? Não será mais fácil utilizar cameras com Põe? Assim tens energia e Internet num só cabo vindo do interior (do quadro ATI por exemplo)
  12.  # 12

    Colocado por: rui.fern

    Depende muito do que precisa.
    Para utilização em telemóvel ou navegar na net, de facto wifi pela casa serve perfeitamente alem de ter o router junto a TV ou na ATI, mas se quiser por exemplo jogar no PC jogos online, aí convém ter cabo nessa divisão (tipicamente sala e quartos já costumam prever cabo no projecto). Caso precise para mais do que um PC, depois basta um switch nessa divisão. Diria que ou escolhe ter o router (os das operadores costumam ter apenas 4 portas) junto a TV e um swith na ATI ou vice versa, convém é o switch ser gigabit.


    A minha ideia é ter um bastidor para guardar um mini PC com o home assistant de forma a tornar a casa inteligente, ter o gravador nvr do sistema cctv, ter o switch para as ligações rj45 às outras divisões da casa e o router do operador. O bastidor terá mais espaço para armazenar estes dispositivos do que o quadro ati mas é uma questão que irei discutir com o arquitecto.
  13.  # 13

    Depende do projecto, o meu parece bem standard e não tem nada disso (nem sequer tudo o que pedi), logo presumo que por exemplo locais de CCTV pode não ser comum estar definido pelo electricista, mas convém ter uma ideia dos locais, ate porque há quem prefira filmar as fachadas ou filmar a envolvente. Relativamente ao access point, e' para o wifi no exterior da casa, mas sim torna-se redundante, pois tendo PoE para uma câmara por perto, pode-se sempre ligar ai.
    Eu por enquanto, por comodidade ainda sou mais adepto dos shellys sem HA, logo já não prevejo usar muito o ATI para equipamentos além de um switch.
 
0.0170 seg. NEW