Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos!

    Tenho uma dúvida relativamente a um terreno misto que tenho em vista:

    Tem uma área de 2500 m2, mas cuja área urbana é apenas 730 m2. O restante é agro-florestal e RAN. Em que área deve incidir o Índice de construção, na totalidade do prédio ou na área urbanizável? O índice é fraquinho, 0,25...

    Também, aguardo a revisão do PDM que está em passo de caracol. Neste último ponto, já tenho feito pedidos à Câmara para alargar a área urbana, as condicionantes foram criadas há mais de 20 anos e parecem-se descontextualizadas. Que mais posso fazer? Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: ginolaTem uma área de 2500 m2, mas cuja área urbana é apenas 730 m2. O restante é agro-florestal e RAN


    Dificilmente vai conseguir construir, só manter pré- existências. Peça um PIP (Pedido de Informação Prévia) para tirar as teimas.

    RAN são zonas non aedificandi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginola
  3.  # 3

    Colocado por: brunomrosa

    Dificilmente vai conseguir construir, só manter pré- existências. Peça um PIP (Pedido de Informação Prévia) para tirar as teimas.

    RAN são zonasnon aedificandi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ginola


    Significa o PIP ir aos serviços de Urbanismo da Câmara pedir informação? Vou lá ;)
  4.  # 4

    ou então pede um "Direito à informação" e não precisa de entregar nenhum projecto.
    Concordam com este comentário: ginola, brunomrosa, ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginola
  5.  # 5

    Se conseguir ser atendido pela câmara, o técnico camarário também lhe dá logo um conjunto de informações importantes.
    Concordam com este comentário: ginola
  6.  # 6

    O problema chama-se Covid. É preciso marcação para atendimento no Urbanismo. A somar a isso, serviços encerrados por ter sido detectado um caso. A "minha" Câmara ainda não tem SIG para as condicionantes (é uma digitalização a preto da carta a 1:25000) e a conclusão do PDM foi adiada pela 5a vez...tudo a andar bem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Se não conseguir estender a área urbana para este ou sul, a única hipótese é o terreno contíguo a Norte, que tem malha urbana e é de familiar. A frente não é servida pela estrada principal mas paciência. Pergunto: se ele aceitasse, poder-lhe-ia comprar uma fatia para chegar à área urbanizável que pretendo? Outras: vale a pena abrir tópico para as casas de implantação em U? Encontro pouca info: (des)vantagens, custo-benefício energético, luminosidade no interior, área de implantação, many doubts!
  8.  # 8

    Talvez possa fazer um destaque da parte não inserida em RAN, desde que ambos os terrenos resultantes fiquem com acesso à via pública.
    Concordam com este comentário: ginola
  9.  # 9

    Colocado por: nunogouveiaTalvez possa fazer um destaque da parte não inserida em RAN, desde que ambos os terrenos resultantes fiquem com acesso à via pública.


    Destacar significa comprar os restantes m2 para ter margem de manobra? O terreno é servido por uma caminho alcatroado que dá acesso à via pública, a 3 mts. Melhor que explorar área agrícola, é isso?
  10.  # 10

    tem uma vista aérea?
  11.  # 11

    Colocado por: ADROateliertem uma vista aérea?


    Mostrei noutra discussão onde falavam na problemática da RAN:
    https://forumdacasa.com/discussion/31995/2/como-converter-terreno-rusticoagricola-em-terreno-de-construcao/#Item_13

    Os terrenos são ambos rectangulares. Junto à via pública a castanho estão abrangidos pela mancha urbana no seu limite.
  12.  # 12

    Qual é a dificuldade? Não quer construir na parte urbana?
  13.  # 13

    Colocado por: nunogouveiaTalvez possa fazer um destaque da parte não inserida em RAN, desde que ambos os terrenos resultantes fiquem com acesso à via pública.
    Concordam com este comentário:ginola


    Destaque com RAN , a parte RAN tem de respeitar a unidade de cultura da zona, alinea b do n. 5 do artigo 6 do RJUE.
  14.  # 14

    Colocado por: ADROatelierQual é a dificuldade? Não quer construir na parte urbana?


    Em abono da clareza, circundei o terreno a preto. A área urbana ronda os 750 m2 no max. Se aplicar o ICB de 0,25, ficam 188m2. Se pudesse construir uma casa com 200 m2, faltariam uns pozitos. onde ir buscá-los?

    Norte) terreno de 1 familiar, urbano mas sem servidão directa para a via pública,

    Sul) terreno de outro familiar, com servidão, mas agro florestal e com via prevista no PDM,

    Este) terreno prioritário que também está Agro-Florestal,

    Oeste) via pública.

    A resposta parece óbvia, mas como envolve vários proprietários, queria uma opinião. Obrigado!
      Screenshot_2020-07-09-22-38-07.png
  15.  # 15

    Mas a parte urbana do seu terreno não está inserido na faixa non aedificandi da futura estrada?
  16.  # 16

    Está! E esta é uma luta antiga que vim expôr no forum em busca de alguma luz.

    Repare, o PDM e a estrada prevista no mesmo datam de 1995. O PDM está em revisão desde 2013 enquanto a variante, embora declarada de interesse público, foi preterida pela Câmara, que alegou falta de fundos e ser da responsabilidade das Estradas de Portugal. Este impasse tem hipotecado qualquer utilização daqueles terrenos. Não são apenas terra, é património dos meus antepassados que quero manter.
    • ginola
    • 10 julho 2020 editado

     # 17

    ...
  17.  # 18

    É provável que no novo PDM a estrada se mantenha e, com ela, a faixa non aedificandi. Nesse caso, não pode construir ali.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginola
  18.  # 19

    Colocado por: ginolaEste impasse tem hipotecado qualquer utilização daqueles terrenos
    um conselho que lhe dou, se tem valor sentimental fique com o terreno, mas escolha outro para construir
  19.  # 20

    Agradeço os comentários, mas algumas variantes já foram revogadas ou alteradas. Depois, ainda falta a discussão pública da revisão do PDM. Por isso vou procurar jogar com as cartas que tenho.
 
0.0215 seg. NEW