Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,
    Sou nova no forum e completamente "noob" no que toca a projectos e construção, pelo que tenho procurado informação que me ajude no seguinte cenário:
    Estou a analisar a hipótese de comprar um terreno de cerca de 200m2 para efectuar a construção de pequena moradia para habitar. A ideia é ser algo pequeno, se possível apenas térreo ou no máximo +1piso.

    Pelo que tenho visto, é preciso ver se o terreno tem licença para construção e qual a área máxima para tal. Como acedo a esta informação? Como funcionam as empresas de realização de projectos: Só fazem o projecto de arquitectura? Fazem também o pedido de aprovação na Camara? E o orçamento da obra em si? É outra empresa só de construção?
    Desculpem se isto foram dúvidas que já surgiram pelo forum, andei por algumas conversas e temas a tentar visualizar melhor as burocracias, entraves, sugestões para este cenário ser possível.

    Agradeço desde já a quem me puder ajudar com esclarecimentos, alertas e dicas! Obrigada
  2.  # 2

    boa tarde Silvia

    Face ao exposto o melhor caminho (pela minha experiência) é fazer uma consulta no departamento de urbanismo ou de obras , na câmara municipal da região onde pretende construir. Será nesta fase exploratória saber quais os índices de construção permitidos, tipo de construção admitidos e condicionantes locais.
    Esse contacto também pode ser feito por gabinetes de arquitetura e engenharia de preferência que tenham um histórico nesses serviços camarários.
    Para o processo de aprovação camarário , por norma será o gabinete de projeto que tratará das burocracias e dos ofícios necessários para a aprovação de projeto com a consequente emissão de licença de construção. Mediante a solução arquitetónica e construtiva adotadas no projeto deverão ser pesquisados no mercado as melhores soluções (empresas especializadas e/ou melhores propostas técnico/económicas) .

    Espero que tenha elucidado algumas das suas dúvidas

    Cumprimentos

    António Fidalgo
    Consultor de Engenharia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silviacm
  3.  # 3

    Às vezes a área de construção que aparece na Caderneta Predial e na Certidão da conservatória em nada tem a haver com a real capacidade construtiva, por isso o ideal é mesmo consultar o PDM do concelho (qual é)?
    O ideal é contactar um gabinete de projectos (que façam só arquitectura ou também arquitectura e engenharias), eles tratam da dita "aprovação na Câmara", e quando chegar a fase de orçamentação da obra, pedir cotação a várias empresas de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silviacm
  4.  # 4

    Colocado por: silviacmé preciso ver se o terreno tem licença para construção e qual a área máxima para tal. Como acedo a esta informação?


    sendo um "terreno" pequeno (200m2) se calhar é um lote, pelo que essa informação já estará disponivel na papaleada do lote que o vendedor tem. Se não for um lote, então marque uma reunião com o tecnico no departamento de urbanismo e coloque a questão. Muitos gabinetes de projectos tb lhe dirão esta informação.



    Colocado por: silviacmComo funcionam as empresas de realização de projectos: Só fazem o projecto de arquitectura? Fazem também o pedido de aprovação na Camara? E o orçamento da obra em si? É outra empresa só de construção?


    fazem tudo, o projecto de arquitectura, os projectos de especialidade (se não fizerem costumam sub-contratar esse serviço) e entregam tudo na camara. Se pedir um orçamento, tb lhe darão, mas costuma pagar mais por isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silviacm
  5.  # 5

    Sugiro que compre uma casa já feita ou um apartamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silviacm
  6.  # 6

    Escolha uma zona de que goste e informe-se sobre os terrenos à venda.
    Seleccione uns 3 e consulte um técnico e/ou a câmara desse concelho.

    Informe-se bem antes de comprar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silviacm
 
0.0112 seg. NEW