Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caríssimos companheiros de fórum,

    Deparei-me com esta notícia e fiquei um pouco surpreendido. É esta a mesma experiência que tiveram, também acham que este é o perfil médio de um português. Sinceramente, pensei que o valor a pagar pela casa fosse ligeiramente mais baixo, mas pelos vistos chega mesmo quase aos 150 mil euros.

    https://www.dn.pt/dinheiro/portugueses-gastam-em-media-149-mil-euros-na-compra-de-casa--12376747.html

    O valor médio gasto na compra de um imóvel em Portugal é de 149 mil euros. Esta é uma das conclusões do Barómetro do Crédito Habitação 2020 do ComparaJá.pt, uma plataforma de comparação de crédito. Segundo o estudo, a maioria das famílias pede emprestado ao banco 90% do valor a pagar pela aquisição e leva em média 33 anos a pagar o empréstimo. Mas mais de quatro em cada 10 créditos têm maturidades entre 36 e 40 anos. Mensalmente, o valor médio que os portugueses pagam nos mais recentes contratos de crédito habitação fixa-se nos 463 euros, segundo os dados avançados pelo ComparaJá.pt.


    O que acham?
  2.  # 2

    Colocado por: Jorge LamberttiO que acham?


    acho plausivel, é uma média. existe muita gente a comprar casas abaixo dos 100k, mas muita gente a comprar acima dos 200k
  3.  # 3

    Colocado por: Jorge Lamberttipensei que o valor a pagar pela casa fosse ligeiramente mais baixo

    Eu pensava que era mais alto
  4.  # 4

    Eu gastei o dobro disso por isso até acho um valor razoável
  5.  # 5

    Vendo o q supostamente e referência aqui no fórum esse valor e baixíssimo
    ...
  6.  # 6

    Pois, se calhar depende da realidade. Em Lisboa será mais alto, mas no interior provavelmente 100 mil euros será mais que suficiente para comprar uma casa onde se viva com conforto.
    Concordam com este comentário: ze_freitas
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaEu pensava que era mais alto


    Acho é que aqui no fórum o custo é um assunto leviano. Especialmente porque há muitos profissionais e fala-se é do dinheiro dos outros :)
    Num outro tópico, 4k€ nem dava para pagar as deslocações do arquitecto pá!! Eheh
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    De qualquer forma, no imovirtual, no país todo:

    - Apartamentos até 150k€: 32.679
    - Apartamentos mais de 150k€: 79.783

    - Moradias até 150k€: 20.148
    - Moradias mais de 150k€: 62.072

    Estes valores sugerem uma média mais alta...
    Concordam com este comentário: MrVetable, DMG
  9.  # 9

    Apartamentos que estão à venda... não estão vendidos! :)

    Os donos podem pedir o dinheiro que bem lhes apetecer, é preciso é que alguém lho dê. :)
    Concordam com este comentário: pguilherme
  10.  # 10

    Eu acho que é publicidade grátis ao ComparaJá.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  11.  # 11

    Colocado por: PoisÉEu acho que é publicidade grátis ao ComparaJá.


    ao comparajá e ao santander totta. eles que publiquem esses dados mais detalhados e segmentados. e de preferência com medianas.
  12.  # 12

    Colocado por: Jorge LamberttiPois, se calhar depende da realidade. Em Lisboa será mais alto, mas no interior provavelmente 100 mil euros será mais que suficiente para comprar uma casa onde se viva com conforto.
    Concordam com este comentário:ze_freitas



    Eu não sei exactamente qual é a realidade que vocês conhecem, mas atendendo a que mais de um terço dos portugueses ganham o salário mínimo, casas acima de 100.000€ não deverão ser regra. 149.000€ parece-me um valor até já abusado... Em Lisboa ganha-se melhor, é certo, mas daí até à generalidade das famílias conseguirem ter uma casa acima de 200.000€ conforme alguns comentários aqui, parece-me pouco em linha com a realidade da maioria dos portugueses.
    Concordam com este comentário: Jorge Lambertti
  13.  # 13

    Colocado por: ze_freitas


    Eu não sei exactamente qual é a realidade que vocês conhecem, mas atendendo a que mais de um terço dos portugueses ganham o salário mínimo, casas acima de 100.000€ não deverão ser regra. 149.000€ parece-me um valor até já abusado... Em Lisboa ganha-se melhor, é certo, mas daí até à generalidade das famílias conseguirem ter uma casa acima de 200.000€ conforme alguns comentários aqui, parece-me pouco em linha com a realidade da maioria dos portugueses.
    Concordam com este comentário:Jorge Lambertti


    Mas sabe o que é uma média?
    E, pelas suas contas, mais de um terço ganhar salário mínimo, nem toda a gente compra casa.
  14.  # 14

    Colocado por: ze_freitasmas atendendo a que mais de um terço dos portugueses ganham o salário mínimo, casas acima de 100.000€ não deverão ser regra. 149.000€ parece-me um valor até já abusado


    quem ganha o salario minimo não compra casa ou compra apartamentos com 40 anos ou mais a 50k

    a medio de ordenados tb é de 900 e tal euros, mas tomaram muitos os ganhar.

    os 149.000 é uma media
  15.  # 15

    https://www.comparaja.pt/blog/metodologia-barometro-do-credito-habitacao

    ..."universo dos últimos 5.000 utilizadores que recorreram ao serviço de comparação de Crédito à Habitação do ComparaJá.pt no primeiro semestre de 2020"...
  16.  # 16

    Colocado por: pauloagsantos

    quem ganha o salario minimo não compra casa ou compra apartamentos com 40 anos ou mais a 50k

    a medio de ordenados tb é de 900 e tal euros, mas tomaram muitos os ganhar.

    os 149.000 é uma media



    Mas dizer que se ganha 900 e tal euros é fácil a nível estatístico.

    635€ (SMN) x 14 meses (subsídios) = 8890

    140€ de subsídio de alimentação x 11 meses (só 11 por causa das férias) = 1540€

    Total anual de 10.430 (8890+1540) / 12 meses = 870€

    Assim é fácil dizer que se ganham os tais 900€ por mês.

    Mas pronto, aqui a discussão é sobre o valor das casas. E se o mercado não estivesses tão inflacionado, isto nem seria uma discussão.

    Aliás, se olharmos ao valor patrimonial (VPT) da maioria das casas que são vendidas por mais de 200 e 300 mil euros em Lisboa vamos perceber que, na realidade, se não fosse o inflacionamento dos preços essas casas valeriam menos de metade.

    Enfim, não é para os bolsos de todos ter casa própri, mesmo que seja um imóvel modesto.
  17.  # 17

    Tenho para mim que há dois problemas com os portugueses: em primeiro lugar gastam mais do que ganham (por isso é que a dívida privada é um problema) e depois, quantos é que realmente declaram aquilo que recebem? Daí a aparente disparidade nos números oficiais.
  18.  # 18

    Colocado por: Jorge LamberttiTenho para mim que há dois problemas com os portugueses: em primeiro lugar gastam mais do que ganham (por isso é que a dívida privada é um problema) e depois, quantos é que realmente declaram aquilo que recebem? Daí a aparente disparidade nos números oficiais.


    Eu já nem entro pela questão de uma boa parte dos portugueses receber por fora. Mas sim, também é um facto que puxa para baixo os salários. Mas pronto. Quem pede crédito é quem ganha pouco/tem pouco dinheiro. Os abastados não precisam de crédito e, por isso, nem entram nas contas do crédito habitação para comprar casa de 149.000€.

    Mas também (permitam-me a provocação), para quê declarar tudo se depois o dinheiro público é para enterrar em TAPs, BPS e afins?!

    Bem haja e bom fim de semana
  19.  # 19

    Colocado por: ze_freitas


    Eu não sei exactamente qual é a realidade que vocês conhecem, mas atendendo a que mais de um terço dos portugueses ganham o salário mínimo, casas acima de 100.000€ não deverão ser regra. 149.000€ parece-me um valor até já abusado... Em Lisboa ganha-se melhor, é certo, mas daí até à generalidade das famílias conseguirem ter uma casa acima de 200.000€ conforme alguns comentários aqui, parece-me pouco em linha com a realidade da maioria dos portugueses.
    Concordam com este comentário:Jorge Lambertti


    Arriscaria a dizer que bem maia de metade dos portugueses que ganha o salario mínimo, tem outros rendimentos não declarados
  20.  # 20

    Colocado por: MrVetable

    Arriscaria a dizer que bem maia de metade dos portugueses que ganha o salario mínimo, tem outros rendimentos não declarados


    E isto são apenas os 82 milhões de euros que foram descobertos.

    Imaginem o resto!
 
0.0215 seg. NEW