Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora, quem já não tem filhos em idade escolar não quer muito saber disto mas, quem os tem, está com os cabelos em pé.

    Este ano os miúdos, além de se inscreverem na escola, directamente, na secretaria, com papelinho preenchido e tudo o mais, têm que o fazer online, através de uma coisa chamada Portal das Matrículas.

    E não é que o chamado Portal das Matrículas não funciona?
    E quando funciona, funciona mal?
    E não é que os pais para preencherem uma porcaria de uma candidatura têm que perder uma série de horas para ver quando é que a coisa funciona?
    Agora funciona, está quase pronto o formulário, deixa de funcionar.
    Volta ao início.
    Repete, repete, repete.

    Quanto é que custou esta coisa a funcionar assim tão bem?
    348.000€

    Como é que foi contratado?
    Ajuste Direto Regime Geral, quem diria.

    De quando é o contrato?
    22-04-2020.
    Um prazo de implementação de quê, um mês, um mês e meio?

    Quem é a empresa?
    LCG Consultoria SA (509478832)
    Número de contratos como adjudicatária 27
    Total ganho 1.738.624,16 €

    Quem são os accionistas?
    Não vou dizer mas, os nomes deles estão por aí espalhados por uma série de empresas por tudo o que é contrato público.

    Site da empresa?
    http://lcg.consulting/home
    Reparem na quantidade de logozinhos de subsídios no rodapé da mesma.

    Não quero ser injusto mas... santa paciência.
    Nem quero imaginar se existem ligações políticas nestas pessoas, aí, era a cereja no topo do bolo.
  2.  # 2

    Ainda fica melhor...
      portaldasmatriculas.edu.gov.pt_pdm - Cópia.png
  3.  # 3

    Só pela possibilidade de finalmente poder-se acabar com a necessidade de ter que ir fazer presencialmente algo que era basicamente totalmente feito à frente de um PC na mesma, já merece louvor (fosse assim para tanta burocracia antiquada idiota que ainda por aí anda)

    Considerando os sistemas que podem estar envolvidos, até diria que se o trabalho foi feito só a partir da data de celebração do contrato, até foi um tempo muito bom, considerando que o prazo de execução é 193 dias.

    Não ser suportado em dispositivos móveis pode sim ser também uma consequência de pouco tempo livre, corta-se em coisas consideradas "supérfluas". É boa prática? Não. Havia formas de contornar este problema? Sim.

    Do pouco que consegui ver do portal, o problema aparenta mais ser poucos recursos do servidor e não necessariamente da implementação do portal. Por melhor que 1 carro seja, se tentarem enfiar lá tanta gente ao mesmo tempo como no concurso do mini do Júlio Isidro, não vai dar para andar nele.

    Problema principal aqui é alocação de recursos e má distribuição de informação. Se os encarregados de educação soubessem efectivamente quando é que podiam proceder às matrículas, a máquina talvez não tivesse estrebuchado tanto!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 4

    Escrevi isto há 5 horas, ainda não consegui fazer a matrícula.

    Colocado por: DHawko problema aparenta mais ser poucos recursos do servidor e não necessariamente da implementação do portal.

    348.000€ dão para muita mas mesmo muita redundância.
  5.  # 5

    Lá consegui fazer a matrícula numa manhã de um sábado.

    Hoje sai a notícia que afinal as matrículas online já não são obrigatórias nos casos das renovações (porque é que eram é que eu nunca percebi): https://expresso.pt/sociedade/2020-07-07-Ministerio-da-Educacao-dispensa-renovacao-de-matriculas-para-quase-todos.-Portal-foi-alvo-de-ataque-informatico

    Relembro que já tinha feito a inscrição presencial na escola.
    Depois recebi informações que era preciso fazer a inscrição online.
    E agora recebo a informação que afinal já não é obrigatória a inscrição online.

    Isto é a brincar não é? Estão os organismos públicos a começar a imitar a DGS?
    Ontem talvez, hoje sim, amanhã não, depois de amanhã logo se vê, depende.

    Vivemos tempos complicados e esta gente ainda complica mais...
  6.  # 6

    E a desculpa então é um mimo...
    " Ataques informáticos de "elevada complexidade" e que "provocaram graves bloqueios" "
  7.  # 7

    Colocado por: PoisÉLá consegui fazer a matrícula numa manhã de um sábado.

    Hoje sai a notícia que afinal as matrículas online já não são obrigatórias nos casos das renovações (porque é que eram é que eu nunca percebi):https://expresso.pt/sociedade/2020-07-07-Ministerio-da-Educacao-dispensa-renovacao-de-matriculas-para-quase-todos.-Portal-foi-alvo-de-ataque-informatico

    Relembro que já tinha feito a inscrição presencial na escola.
    Depois recebi informações que era preciso fazer a inscrição online.
    E agora recebo a informação que afinal já não é obrigatória a inscrição online.

    Isto é a brincar não é? Estão os organismos públicos a começar a imitar a DGS?
    Ontem talvez, hoje sim, amanhã não, depois de amanhã logo se vê, depende.

    Vivemos tempos complicados e esta gente ainda complica mais...
    Pois. Mas o amigo já ficou com os 348.000 paus!
    Será que vão anular o negócio?
  8.  # 8

    Inscrevi nos primeiros dias correu tudo bem. Enviei comprovativo para o professor .
    Não tive de ir escola.
    Sim realmente não faz sentido as renovações serem obrigatórias.
  9.  # 9

    por aqui não está a funcionar, quero ver o que acontece até dia 12 se não conseguir.
    que treta
  10.  # 10

    Ufa

    parecia que tinha de tirar um curso, lá foi apos várias tentativas
  11.  # 11

    Ainda lá andei a perder tempo ontem de manhã. Mas depois que anunciaram que a renovação seria automática (como deveria ser sempre), deixei de lá ir.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    rjmsilva

    há anos que não é renovação, não sei se é o seu caso mas veja bem. O 5º, 7º e outros anos de inicio de ciclo, não é automatico.
  13.  # 13

    No caso da minha filha é para o 4º ano, trata-se de uma renovação de matricula e será automática este ano.
  14.  # 14

    Eu ontem ainda tentei para a mais velha, mas desisti rapidamente 😂. Depois ao final da tarde ouvi a noticia que para os que não mudam os de ciclo seria automático.

    Para o mais novo que vai para o 1° ano fiz logo no início e sem stress nenhum. Agora para a mais velha estive que tempos so para fazer o registo na plataforma.

    A partir de agora será mais fácil fazer a matrícula pois serão menos utilizadores, já não irá haver tanta afluência em simultâneo....

    Ninguém se entende, no final do ano letivo a DT da minha mais velha disse que a renovação era automática, depois mandou um mail a dizer que tínhamos de fazer a renovação no portal... Agora é automática outra vez...
    Os livros são para ir devolver... Afinal já não é para devolver...

    Parece a música do quim barreiros
    "ponho o carro, tiro o carro..."
  15.  # 15

    Hoje está super rapido. Concluí a matricula facilmente.
 
0.0189 seg. NEW