Iniciar sessão ou registar-se
    • kv2
    • 3 julho 2020

     # 1

    Boa tarde, gostaria de "assentar" 2 degraus com cerca de 40 cm de elevação total, de modo a conseguir utilizar a garagem de minha casa para guardar o meu veiculo, porém não faço a minima ideia por onde começar.

    Para o tipo de trabalho em questão, interior, e tendo em conta a fraca elevação dos degraus, será necessário mais do que cimento e areia? A rampa também não precisaria de ficar com pouco ângulo e exaustivamente longa, apenas o suficiente para o veiculo não bater. Estava a pensar utilizar apenas cimento e areia, e ir alisando à medida que vou deitando, porém tenho receio que ceda ao peso do carro num curto espaço de tempo, talvez adicionando um pouco de brita teria mais estabilidade?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Meta uma foto da situação, pela sua descrição não se entende o que quer.
  2.  # 3

    Colocado por: ClioII, pela sua descrição não se entende o que quer.


    tem uma "garagem" com 2 degraus e quer fazer uma rampa para colocar o carro lá dentro.

    se tem degraus é porque não é uma garagem. 40cms ainda é uma altura considerável, dá para fazer a rampa no seu terreno? não pode andar a fazer rampas nos passeios ou nas estradas.

    isso com areia e cimento parte tudo, tem que colocar brita e ferro.

    eu fazia uma "cama" de pedras, depois colocava uma malha sol em cima e colocava a massa com brita em cima.
  3.  # 4

    Ou uns suportes metálicos a fazer a rampa aparafusado ao chão para não fugir
    • kv2
    • 6 julho 2020 editado

     # 5

    Bom dia, muito obrigado pelas respostas.

    Quanto à situação, mais tarde certamente irei tirar fotos. Estive a limpar o espaço este fim-de-semana.

    Escapou-me na mensagem original que a garagem é subterranea, ou seja, tem rampa até certo ponto e 2 degraus ao entrar na mesma. Foi construida com foco em ser uma loja já há mais de 15 anos.

    @pauloagsantos - Eu não sabia o que era malha sol até referir agora. Estava com ideia que com uma cama de pedras, cimento e brita chegaria para elaborar uma rampa forte o suficiente, pelo menos para se aguentar para já. Encontrei vários blocos de cimentos de construções anteriores, que estava a pensar partir em pedaços menores para elaborar a "cama"

    @RicardoPorto - Na verdade era exatamente assim que estava, porém estive um tempo ausente da casa e levaram-me os "andaimes" espalmados que estavam fixados ao chão. Queria fazer uma rampa "a sério" desta vez, pois a estrutura metálica nunca foi das mais estáveis.

    Irei tirar fotos logo que possível, até porque agora que estive lá reparei que se trata apenas de 1 degrau e o piso. É possível que não ultrapasse os 30cm de altura. Muito obrigado.
    • kv2
    • 8 julho 2020

     # 6

    Boa noite, segue uma foto da dita cuja. Infelizmente não tem grande qualidade porque estou com um equipamento mais antigo. Espero que chegue para ajudar a perceber do que se trata.

    Para lá do portão tem uma rampa, apenas gostaria de continuar a mesma, em vez de ter esse degrau.

    A utilização seria para passagem de um automóvel, no caso, um Clio II cerca de 2x por dia.

    Muito obrigado novamente.
      IMG_20200707_111925.jpg
  4.  # 7

    Para um Clio até uma rampa em cartão servia.
  5.  # 8

    Eu aqui em casa tenho duas rampas, uma em ferro na estrada (porque por baixo tem uma tampa de saneamento e tinha de ficar acessível) e uma em betão dentro do terreno.
    Cortei umas placas de OSB para fazer o formato correcto e fiz uma grade em verga de 8mm enchendo de seguida com betão. Levou um traço forte (1 de cimento 2 de areia lavada e 2 de brita nº1) e está lá à 1 ano sem qualquer rachadela..e passa carro por cima todos os dias..

    A carga maior q levou foi uma carrinha que trazia 1 ton de lancis em betão. Nem a de fora vergou nem a de dentro estalou.

    Eu picava esses degraus (em particular o de baixo) para ter mais área de betão. Vai a um Leroy ou assim e manda cortar umas placas de mdf ou osb com o angulo que quer. Malhasol acho fraquinho, mas como é um carro leve deve chegar. Depois é betão para cima.

    Não tem grande ciência.
 
0.0128 seg. NEW