Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, adquiri um T1 no1 andar de um prédio
    Tem também incluído 1 sótão c 35m que tem água luz eletricidade e uma janela velux. Já tem obras inic
    Iniciadas, um estúdio t0 c casa de banho e cozinha
    Bons isolamentos... A minha pergunta é?!!
    Posso acabar as obras sem problemas para os condóminos e rentabilizar?!
    Pagar mais alguma coisa sobre a permilagem se os condóminos reclamarem?
    Será difícil de legalizar?
    Se houver infiltrações o seguro da casa assume?!
    Obr aguardo atentamente
  2.  # 2

    Colocado por: Nanii
    Pagar mais alguma coisa sobre a permilagem se os condóminos reclamarem?
    Será difícil de legalizar?


    Quer as obras iniciadas, quer a conclusão das mesmas, se não estiverem de acordo com o projecto do prédio, carecem de licenciamento e, obrigatoriamente, autorização dos restantes condóminos.
    Terá que ser alterado o TCPH, com a imputação de novas permilagens para todos os condóminos, caso o seu objectivo vingue na obtenção desse novo T0.
    Será processo complicado, penso que impossível, porque normalmente, os sótãos não proporcionam as condições exigidas para serem habitados.
  3.  # 3

    Os meus vizinhos de cima abriram buracos na laje, taparam outros, puseram janelas, taparam o acesso ao sotao que havia pelas escadas do prédio (agora já enm dá para colocar elevador) e "cereja em cima do bolo" colocaram umas escadas em cima de um quarto meu. Têm um apartamento que é o dobro do meu e pagam o mesmo que eu de quota. Tentei fazer queixa na Câmara (do Porto) e basicamente não há nada a fazer...
    Seria quase impossível provar que você fez o que quer que seja. Coloque umas escadas em espiral. Mesmo que façam queixa são obrigados a avisar que lá vão. Antes dessa visita você retira a escada e guarda no quarto. Mete uns cobertores em cima do que lá está e diz que é arrumos. Se falarem no chão você diz que teve que isolar porque a sua casa estava muito fria. Problema resolvido.
    No Porto funciona assim... Não sei onde você tem o seu apartamento, mas se for no Porto ignore os vizinhos. Eles não podem fazer nada. Se forem para tribunal também perdem. Você retira as escadas e o problema desaparece... entende? Isole é mesmo muito bem as escadas para o vizinho de baixo não poder dizer nada e não o convide lá para casa...
    Ah e cuidado quando fizer essas alteraçoes, informe na Câmara que vai ter mexer na casa-de-banho ou na instalação eléctrica (qualquer coisa que faça bastante barulho mas não implique pedido de licença, só comunicação de obra). Avise o vizinho de baixo e o administrador, peça desculpa e faça as obras durante a altura certa (de dia e durante a semana). Assim se alguém chamar a polícia você mostra o papel da comunicação à câmara e ninguém lhe entra em casa. Esse papel é muito importante.
    Eu aprendi muito com os meus vizinhos actuais. Passo-lhe a sabedoria.
  4.  # 4

    Esqueci-me de dizer: o telhado é de todos. O seguro do prédio é que paga. Se disserem alguma coisa você diz que comprou assim. Esqueça as finanças que elas não querem saber disso e porque é que você quereria pagar mais IMI?! Se os problemas no telhado forem pequenos vá pagando você e deixe passar o tempo...
    No futuro, repito, não informe as finanças, meta na escritura que tem um sotão, se o comprador quiser. Fica na conservatória e vai contando os anos para um dia chegar à câmara e dizer isto tá assim desde o ano tal.
    Um futuro comprador que peça um empréstimo pode ter problemas quando o banco avaliar a casa, mas apartamentos pequenos há muito quem os pague em dinheiro vivo p.i. o que importa é que o comprador goste do que vê.
  5.  # 5

    @ Size. Não importa ter razão e não importa o que a lei diz. Importa é quem a gente conhece. No Porto, pelo menos. Uma coisa é a teoria, outra é a realidade. Aqui nem o anúncio a dizer "duplex" com o dobro do tamanho leva a câmara a mexer-se.
    Para se rir: os de cima têm duplex, o debaixo tem um exaustor na cozinha ligado a NADA. Mudou-o de sítio e já não está ligado à chaminé. Não posso ter a janela aberta... Na garagem mandou uma parede inteira abaixo, tomou posse de um espaço que era do condomínio e ninguém quer saber... Não vale a pena reclamar. É vender e pronto. Quem puder que aproveite.
  6.  # 6

    Colocado por: Desert_Island Tentei fazer queixa na Câmara (do Porto) e basicamente não há nada a fazer...

    e tentou num Julgado de Paz?
  7.  # 7

    Se a câmara vem e não há escadas, não há duplex. Sem escadas não é habitável, certo? Se a câmara faz um relatório a dizer "não há duplex" vou ao Juíz dizer o quê? Se a garagem é particular e ninguém entra sem autorização, provo como? O único que sabia, infelizmente já faleceu. Para ir para onde quer que seja é preciso provas e aqui eu nunca assinei sequer uma Ata que fosse. Já fui convocada depois de receber a Ata...
    Regulamentos com assinaturas falsificadas? "ah você vai para tribunal e eles dizem que é um pro-forma".
    Não vale a pena andar com queixas. É mudar de casa. E agora que o exaustor não está ligado a nada pode ser que provoque um incêndio com eles todos lá dentro! Karma.
 
0.0119 seg. NEW