Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, esclareçam-me uma dúvida sff. Combinei com o senhor que me irá assentar as soleiras e peitoris, mas não falei da questão da impermeabilização. Vou colocar granito, mas convém impermeabilizar por baixo antes certo? Tem de ser dado o impermeabilizante no "muro" ou posso barrar a parte debaixo da pedra com rede e cola impermeabilizante (monocomponente ou bicomponente?) antes de serem aplicadas as pedras? Pergunto isto porque a parede ainda está em tijolo, não foram rebocadas os peitoris nem as as ombreiras e pelo que percebi ele iria colocar directamente a pedra com cimento (o isolamento, como é parede dupla, é rematado posteriormente antes de colocar as janelas). É boa solução?
  2.  # 2

    Andei aqui à procura de uma imagem na galeria, encontrei esta que apesar de não ser actual mostra como está o vão das portas e janelas.

    IMG-20200706-192456
  3.  # 3

    Colocado por: VP17o isolamento, como é parede dupla, é rematado posteriormente antes de colocar as janelas).
    falando nisso, na parte de baixo nao devia ter isolamento tb?

    olhe, devia fazer como está nos projectos. é para isso que servem. para que quem trabalha na obra ter um plano a seguir.

    e já agora, como é que vem desenhado esse pormenor no projecto? (Mas sim, devia ter alguma coisa)

    veja este tema a ver se ajuda qq coisa https://forumdacasa.com/discussion/60037/ajuda-peitoris-de-janelas
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemosfalando nisso, na parte de baixo nao devia ter isolamento tb?

    olhe, devia fazer como está nos projectos. é para isso que servem. para que quem trabalha na obra ter um plano a seguir.

    e já agora, como é que vem desenhado esse pormenor no projecto? (Mas sim, devia ter alguma coisa)

    veja este tema a ver se ajuda qq coisahttps://forumdacasa.com/discussion/60037/ajuda-peitoris-de-janelas


    Sim, em baixo a pedra fica afastada do xps das paredes, mas vai levar uma tira de xps para fazer união entre esse até à pedra. Em termos de isolamento térmico estou tranquilo, não é difícil assegurar um trabalho bem feito. Na impermeabilização é que tenho dúvidas. No projecto não tem nada específico em relação a isso. Como o pedreiro disse que ia fazer pareceu-me faltar essa parte, porque simplesmente assentar as pedras com massa de cimento não me garante impermeabilização, certo?
  5.  # 5

    Colocado por: VP17mas vai levar uma tira de xps para fazer união entre esse até à pedra.
    essa tira devia atravessar a pedra até à janela, garantindo uma rotura térmica entre a soleira interior e o exterior

    mostre o pormenor
  6.  # 6

    Colocado por: VP17Como o pedreiro disse que ia fazer pareceu-me faltar essa parte, porque simplesmente assentar as pedras com massa de cimento não me garante impermeabilização, certo?
    veja o link ao tema que postei na resposta acima
  7.  # 7

    Veja este tópico também.

    https://forumdacasa.com/discussion/52623/2/soleiras-e-peitoris-em-janelas-ja-colocadas-etics-e-corte-termico/

    E peça um canto do alumínio ao homem das janelas dá muito jeito em obra
    Concordam com este comentário: antonylemos
  8.  # 8

    Colocado por: antonylemosessa tira devia atravessar a pedra até à janela, garantindo uma rotura térmica entre a soleira interior e o exterior

    mostre o pormenor


    No interior não leva pedra...o azulejo/vinilico vai passar debaixo da porta/janela sacada. Ou seja o acabado interior está ao mesmo nível da pedra exterior. Debaixo do perfil fica o xps, que irá seguir até esse xps.
    Não consigo colocar agora foto do pormenor, amanhã coloco, mas como disse não está lá nada mencionado sobre isto. O que está é só pedra em cima do muro, janela em cima da pedra
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoVeja este tópico também.

    https://forumdacasa.com/discussion/52623/2/soleiras-e-peitoris-em-janelas-ja-colocadas-etics-e-corte-termico/

    E peça um canto do alumínio ao homem das janelas dá muito jeito em obra


    Nesses exemplos é só soleiras, mas se levar pedra em toda a volta da janela dá para as colocar só depois das janelas colocadas?
  10.  # 10

    Só precisa de colocar a de baixo primeiro
  11.  # 11

    E esses exemplos são para quando se aplica etics. Não em sistema de parede dupla
  12.  # 12

    Colocado por: manelvcE esses exemplos são para quando se aplica etics. Não em sistema de parede dupla


    Pois, eu vi isso. Em casa dos meus pais fomos nós a colocar as pedras e janelas e fizemos do género porque também colocamos etics. Mas na minha sendo parede dupla o remate do xps vem de dentro para fora até à pedra ao contrário da deles em que veio debaixo da pedra a forra até à zona do caixilho. No meu caso não preciso colocar placa de xps debaixo da pedra. Agora a questão da impermeabilização é que ainda não percebi a melhor maneira.
  13.  # 13

    De facto existe esse pormenor no projecto, mas a meu ver está mais "pobre" que o que estava a pensar fazer. Basicamente não tem nada...nem o isolamento a ir até ao meio do caixilho nem impermeabilização nenhuma =/

    soleira
    https://imgbb.com/' >image uploader
  14.  # 14

    Colocado por: VP17De facto existe esse pormenor no projecto, mas a meu ver está mais "pobre" que o que estava a pensar fazer. Basicamente não tem nada...nem o isolamento a ir até ao meio do caixilho nem impermeabilização nenhuma =/

    soleira
    https://imgbb.com/'>image uploader
    esse pormenor é da soleira da porta, mas tb devia ter impermabilização.

    como diz, é um pormenor muito pobre, na verdade nada diz, é mesmo só para encher
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  15.  # 15

    O que esse pormenor diz é qe vai ter infiltrações em casa. Nem uma impermeabilizaçãozita.... grandes técnicos.
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021
    E nas ombreiras também


    Sim, isso penso estar a idealizar bem.
    Fiz um esquema

    PORMENOR
  17.  # 17

    Na questão da impermeabilização como aquilo está em tijolo e, pelo que percebi, o pedreiro irá assentar as soleiras/peitoris e as ombreiras com cimento (as peças que encostam à parede exterior rebocada levam cola flexível). Daí ter pensado em dar um barramento na parte debaixo das pedras e nas laterais que ficam "escondidas" com massa impermeabilizante e rede. As ombreiras, que assentam em cima das soleiras/peitoris, levavam cola e veda. Posteriormente as janelas poisam nas soleiras com cola e veda (também já li aqui pelo forum falar em fitas compressivas, mas não percebi se seriam usadas nesta situação) e encostam nas ombreiras com cola e veda. Isto faz sentido?
  18.  # 18

    Colocado por: VP17Na questão da impermeabilização como aquilo está em tijolo e, pelo que percebi, o pedreiro irá assentar as soleiras/peitoris e as ombreiras com cimento (as peças que encostam à parede exterior rebocada levam cola flexível). Daí ter pensado em dar um barramento na parte debaixo das pedras e nas laterais que ficam "escondidas" com massa impermeabilizante e rede. As ombreiras, que assentam em cima das soleiras/peitoris, levavam cola e veda. Posteriormente as janelas poisam nas soleiras com cola e veda (também já li aqui pelo forum falar em fitas compressivas, mas não percebi se seriam usadas nesta situação) e encostam nas ombreiras com cola e veda. Isto faz sentido?

    ele que faça a betonilha de base da soleira e ombreiras. Deixa secar e depois impermeabiliza com argamassa ou tela própria. depois cola a pedra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VP17
  19.  # 19

    a impermeabilização deve "dobrar" nas ombreiras, e prosseguir para a varanda, que também deve ser impermeabilizada. não esquecer as pingadeiras nas pedras.
    e nas pedras, os canais laterais, rebaixados ou levantados para encaminhar a água para fora.
  20.  # 20

    Colocado por: fernandoFerreiraa impermeabilização deve "dobrar" nas ombreiras, e prosseguir para a varanda, que também deve ser impermeabilizada. não esquecer as pingadeiras nas pedras.
    e nas pedras, os canais laterais, rebaixados ou levantados para encaminhar a água para fora.


    Dobrar nas ombreiras, uns 10cm ou mais?
    Prosseguir para varanda quer dizer virar a impermeabilização para baixo (no caso de ser uma janela não ultrapassar a medida da "forra" de pedra). No caso de ser mesmo uma varanda virar para baixo e fazer uniao à impermeabilização da mesma, isso?
    Não percebi o que quis dizer com canais laterais...pingadeiras as pedras têm. E o senhor das pedras também fez um rasgo e colocou um vedante de pvc (parece-me) que fica debaixo do perfil da caixilharia. Esse vedante está dentro desse rasgo e colado à pedra e tem uns 5 mm de altura.
 
0.0228 seg. NEW