Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.

    Pretendo aumentar o espaço da minha loja através da compra de loja adjacente como referi no título. Sucede que o condomínio deste mesmo edifício não é muito comunicativo e pretendo fazer tudo certo.
    Deve ser feito um projecto por um Engenheiro Civil para verificar se é possível abater parte do muro que divide as duas lojas ou qual a melhor localização para o fazer?
    Por ordem como proceder? Licenças, autorizações etc.

    Obrigado
    • size
    • 9 julho 2020 editado

     # 2

    Não necessita de autorização do condomínio para juntar as 2 fracções.
    Abater um muro ? Não será abater uma parede?

    Necessita da ajuda de um técnico para avaliar, com segurança, a demolição da parede.
  2.  # 3

    Sim, uma parede, ou pelo menos o espaço para uma passagem (porta).
    Pois a minha dúvida é essa. Deve ser o condomínio a autorizar ou basta parecer favorável do Engenheiro para avançar com a obra?
  3.  # 4

    Senão for alterar a propriedade horizontal não precisa de nada

    Junte as lojas e pronto.

    Um empreiteiro com 2 dedos de testa sabe ver se abre facilmente.

    Ou um eng se tiver um martelo à mão
  4.  # 5

    Pois.
    Presumo ser fácil, no entanto hoje em dia há que fazer tudo direito infelizmente por um lado e felizmente por outro :)
  5.  # 6

    A bom rigor, se forem duas empenas de cada prédio o ponto de passagem, são espaço comum de ambos os condomínios. Podem implicar por aí.
    A nível de licenciamento atenção ao seguinte:

    Não havendo alteração da estrutura, parece pacífico como já foi dito anteriormente.

    Se unir tem de manter dois pontos de fornecimento de energia e água, para não inviabilizar a licença de utilização de uma das frações, embora admita que provavelmente ninguém vai se importar muito com isso.

    Atenção a segurança contra incêndios, se a empena constituir compartimento corta-fogo (pode não ser problema) e também as distâncias de fuga para cada fração, mas cálculo que sejam lojas pequenas não?

    Tudo o que escrevi acima resulta da minha experiência em unir algumas fracções de prédios diferentes.
  6.  # 7

    bruno tudo indica que é no mesmo edifício

    tsoprano se quer fazer tudo direitinho vá á camara, até porque pode haver algum preceito legal sobre a atividade que pretende instalar nessas lojas.
  7.  # 8

    Colocado por: marco1bruno tudo indica que é no mesmo edifício


    Então é "na boa" . Não tinha entendido.

    =)
    Concordam com este comentário: Picareta
  8.  # 9

    Num memso predio normalmente não há stress.
    Mas conectar dois predios distintos. Somente tendo em consideração o SCIE, não em parece nada viável.
  9.  # 10

    São duas lojas de dois prédios pelo que percebi ...
  10.  # 11

    Boas tardes.
    Desde já obrigado a todos. Sim, no mesmo prédio, mas embora pareça fácil pretendo fazer tudo conforme a lei, não vá ter chatices com algum vizinho ou condominio no futuro.
    Envio foto da planta. A minha loja está assinalada a verde, a que pretendia está nas traseiras e está assinalada a azul. A vermelho seria a passagem a fazer mais ou menos. Obrigado
      312F80F2-FEE7-4B97-B786-1E7268B71666.jpeg
  11.  # 12

    Colocado por: TonySopranoBoas tardes.
    Desde já obrigado a todos. Sim, no mesmo prédio, mas embora pareça fácil pretendo fazer tudo conforme a lei, não vá ter chatices com algum vizinho ou condominio no futuro.
    Envio foto da planta. A minha loja está assinalada a verde, a que pretendia está nas traseiras e está assinalada a azul. A vermelho seria a passagem a fazer mais ou menos. Obrigado
      312F80F2-FEE7-4B97-B786-1E7268B71666.jpeg


    So pelo nome ja ganhou ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TonySoprano
  12.  # 13

    🤣 Grande série.
  13.  # 14

    Boas tardes. Nao sei se o tópico ainda está “vivo”. Após algum tempo de espera vou avançar para o que tinha dito inicialmente aqui, a diferença é que é a loja do lado e não a das traseiras. Aconselham parecer de engenheiro civil? Sei que é muito simples, é só uma porta que vamos abrir, vamos manter as duas lojas, mas a entrada será apenas realizada por uma. Quero mesmo fazer tudo direitinho pois trata-se da ampliação de uma clinica dentária. O primeiro passo será fazer tudo como a lei diz e depois terei que prestar contas com a ERS, mas isso já é a nossa “praia”. O pouco know how é na empreitada, licenças etc. Pelo que dizem os meus colegas não é necessário sequer licença, mas eu quero dormir descansado. Porque alguém aqui disse que nao devo alterar as duas lojas para uma loja e ter dois pontos de água? A nível de projecto podem implicar mais tarde.
  14.  # 15

    Já vi várias lojas ligadas em prédios diferentes.

    No Largo do Rato e no Largo da Graça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TonySoprano
 
0.0138 seg. NEW